Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




tulipas (Small)

As tulipas são flores extremamente charmosas, que embelezam qualquer ambiente, seja interno ou externo. Elas têm origem asiática e, hoje, é um dos símbolos da Holanda. Além disso, ela possui uma grande variedade de cores como um diferencial.

Cultivar essa espécie de flor não é uma atividade simples no Brasil, já que aqui, o clima tropical dificulta em certo ponto o seu desenvolvimento. Entretanto, com um pouco de cuidado e dedicação, será possível ter lindas flores seguindo o passo a passo de como plantar essas lindas flores em vaso, antes mesmo da primavera.

Como plantar mudas de tulipa em vaso
É preciso manipular o bulbo da tulipa com alguns cuidados especiais, e preferencialmente, em locais abertos, pois ele libera uma substância que causa alergias. Posteriormente, para o cultivo ideal, escolha bulbos grandes e saudáveis, sem sinais de rachaduras.

tulipa

Iluminação
O primeiro passo para o cultivo correto de tulipas, é se atentar à iluminação. Desse modo, leve-as sempre a um local ensolarado, evitando a exposição excessiva. Assim, posicione o vaso próximo a janelas ou sacadas.

O vaso ideal
Outro ponto de atenção é com relação ao tamanho do vaso onde tulipa irá se desenvolver. Portanto, indicam-se opções com pelo menos 30 cm de diâmetro e furos de drenagem para a água circular da maneira ideal.

Como preparar o solo para plantar tulipas
A maneira ideal para cultivar as tulipas é acrescentar algumas pedras no vaso, adicionar um pouco de terra por cima, e por fim, um pouco de areia na terceira camada.

Dessa forma, esse tipo de solo irá ajudar no desenvolvimento da planta e beneficiar o escoamento de água, assim como manter uma rega sem encharcar as flores.

tulipa

Como plantar o bulbo da tulipa
Para realizar o plantio do bulbo da tulipa, atente-se aos de consistência mais firme e pele levemente amarronzada. Logo depois, faça pequenos buracos no solo e separe um espaço de aproximadamente 10 centímetros de distância de um para o outro.

Cada perfuração precisa ter em média 20 centímetros de profundidade para acomodar os bulbos.

Certifique-se de retirar todas as impurezas, pedras e resíduos próximos às cavidades. Mantenha sempre os lados pontudos dos bulbos para cima, caso contrário, as plantas florescerão na direção incorreta.

Enfim, acomode-os, e acrescente a terra, de modo que ela cubra os bulbos completamente. Regue o solo constantemente, para que as tulipas cresçam de forma saudável. Todavia, evite o excesso de água para não apodrecer as raízes.

Qual a melhor época para plantar tulipas?
Após o clima de verão ter dado lugar ao outono e a temperatura permanecer mais baixa, é hora de realizar o plantio. Entretanto, o solo precisa estar acima de 15ºC.

janela6