Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




violeta-alema

A violeta alemã, também conhecida como Exacum ou violeta persa, é uma planta originária do Iêmen, do oriente médio, de pequena estatura e linda para a decoração de sua horta ou jardim.

Como plantar a violeta alemã
A violeta alemã possui uma aparência linda para ornamentar os locais. Possui folhas muito verdes, que só ressaltam as delicadas flores em tons lilás. A planta possui um aroma muito doce, principalmente em seu período de desabrochar, que costuma ser no verão.

Existem diversas variedades dessa planta. A padrão não passa de 50 centímetros, porém existe o modelo anão, de tamanho ainda mais reduzido. Existe ainda uma variação em que as flores ficam dobradas. De qualquer maneira, é uma planta linda de se ter em casa, numa horta ou num jardim.

Primeiros passos
Normalmente as plantas são cultivadas em jardineiras ou vasos. Não é necessário um vaso muito grande, uma vez que a planta não cresce muito, basta pouco mais de 20 centímetros de diâmetro.

Lembre-se sempre de escolher um vaso que permita a irrigação adequada da planta, de forma a impedir que a terra fique encharcada.

Para posicionar a planta, é importante que seja um local que receba luz do sol. A planta cresce muito bem se tiver a quantidade adequada de luminosidade. Porém cuidado: o excesso de luz, principalmente o sol do meio dia durante o verão, pode queimar as flores. Então lembre-se sempre de retirá-la do sol nesses momentos.

Violeta-alema

Substrato e rega
A melhor terra para a violeta alemã é aquela que seja fértil, bem enriquecida com matéria orgânica. São muitos os adubos naturais que podem ser feitos em sua casa para aumentar os nutrientes da terra. Muitas das receitas de adubo estão aqui no site, dê uma olhada!

Além disso, a terra tem que ser drenável, para impedir que o solo fique encharcado e atraia pragas. Quanto à rega, é necessário lembrar de molhar a planta pelo menos duas vezes na semana, três quando o tempo estiver quente e seco.

Informações adicionais para cultivar violeta alemã
A violeta alemã é uma planta anual. Depois da primeira vez que ela floresce, a plantinha vai entrar em declínio e, aos poucos, morrer. Porém não se preocupe, a planta tem um ciclo bienal então pode ser renovada a cada dois anos, principalmente se cultivada em jardins.

flores (2)

zamioculca

Em comparação com outras plantas, a zamioculca não demanda cuidados complexos, pois resiste bem à falta de regas frequentes, à ausência de luz solar e não necessita de poda. Esses são os motivos que a fazem ser a planta perfeita para decorar interiores, seja residências ou setores corporativos.

Mas apesar dessas condições, você precisa estar atento (a) a alguns fatores para fazer a zamioculca brotar e crescer, confira as dicas a seguir.

Selecione o vaso ideal
Embora a planta só atinja entre 40 a 60 centímetros, o vaso onde ela será plantada precisa ser espaçoso, com profundidade suficiente para o crescimento das suas raízes. Assim, a recomendação é que seja três vezes maior do que a muda.

Os vasos também precisam possuir furos na sua base para facilitar a drenagem da água e evitar que apodreça as raízes da planta. Lembre-se também de colocar uma camada de argila ou brita no fundo do recipiente para ajudar a água a escoar.

Adubo
Um solo adubado é essencial para que a planta brote e se desenvolva corretamente, pois uma terra fértil garante nutrientes essenciais para o seu crescimento, como o nitrogênio e várias vitaminas e minerais.

O adubo utilizado pode ser feito com material orgânico, como o húmus de minhoca, casca de ovo triturada, borra de café ou fertilizante, encontrado em lojas especializadas de jardinagem.

zamioculca

Irrigação
A zamioculca faz parte da família das plantas suculentas, que guardam grande quantidade de água em seus tecidos. Dessa forma, não é necessário regar o vegetal todos os dias e nem encharcar o solo, pois a zamioculca facilmente se torna amarela, perde o brilho e apodrece.

O ideal é que seja feita apenas uma rega por semana se o clima estiver muito frio. Caso a temperatura esteja alta, então molhe a planta com água duas vezes por semana.

zamioculca

Exposição a luz solar
Como você viu, a zamioculca costuma gostar de locais onde não há a incidência direta da luz do sol, a exemplo dos ambientes internos.

Se a sua planta estiver do lado externo da casa, coloque-a em áreas onde tenha sombra e esteja protegida do sol. Além disso, lembre de também evitar o excesso de chuvas e ventos.

riacho_1