Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




orquidea-bambu

Orquídea é uma planta da família Orchidaceae, pertence a ordem Asparagales, é uma das maiores famílias de plantas que existem. Possui diversas formas, cores e tamanhos. Sua predominação se dá nas áreas tropicais do planeta.

Além disso, seu uso é na maioria das vezes ornamental, e é aí que ela se destaca mais. O único uso desta natureza é na produção de baunilha, a partir do fruto de algumas espécies. Mas sua beleza atrai interessados e amantes por folhagens, pois sua beleza é formidável.

Conheça a orquídea para plantar no chão
Estas plantas são conhecidas, portanto, como orquídeas terrestres, pois crescem diretamente em solo, basicamente em húmus e folhas que estão caídas em florestas.

Na natureza seu crescimento é em solo fértil, onde o húmus absorve bastante umidade e nutrientes para a orquídea.

São poucas espécies de orquídea terrestre vendidas, pois a grande maioria se encontra na natureza. Em nosso país o Brasil, são encontradas algumas destas espécies, que são cultivadas comercialmente.

Por ser uma planta barata de cuidar, a procura por ela teve um aumento, assim obtendo um destaque maior entre os paisagistas.

orquidea-terrestre-espathogllotis-plicata

Como cuidar das orquídeas terrestres?
Existem alguns cuidados que você precisa tomar com esta planta. Confira então, a seguir, as dicas que iremos passar a seguir.

Temperatura e ventilação
Elas devem possuir ventilação adequada, mas tomando o cuidado de não serem expostas a ventos fortes. Em caso de frio extremo, as orquídeas terrestres adormecem então por um ano, sem dar flor. Mas a questão da temperatura varia de cada espécie.

Adubação e Substratos
Em solo natural, elas não necessitam de adubação, pois a própria natureza se encarrega disto. Portanto, tome muito cuidado, não adubando em excesso, sempre use húmus e terra vegetal.

Regas e iluminação
A iluminação é natural, já a quantidade de água se dá, com um teste, afunde o dedo no solo e verifique a umidade. Se seu dedo sair seco coloque água, se sair úmido espere mais um dia, a regra é, portanto, de duas a três vezes por semana.

Orquídea Bletia Catenulata

Dica extra
No caso de plantio, elas podem ser colocadas diretamente no solo, ou em vasos e canteiros, utilizando húmus e casca fina de arvores e terra vegetal. Compostos orgânicos são sempre importantes para a planta.

Se for plantada em vaso, procure escolher um bem grande, pois elas crescem bastante. Já se for diretamente no chão, só faça então um buraco e coloque-a dentro, cuidando da adubação adequada.

Não se esqueça, entretanto, de ir verificando o ambiente, se ele está limpo, possui iluminação e ventilação. Isso porque todo cuidado é essencial com sua orquídea para plantar no chão.

janel427

gerbera

Antes de saber como cultivar gérbera, vamos conhecer mais sobre ela. Esta flor foi encontrada na África do sul. Pertence à família Asteraceae (Conhecidas como composta), e ela é da mesma linhagem dos girassóis e margaridas. Portanto, ela é tão semelhante a elas.

Por ser uma flor silvestre, ela tem por costume se adaptar a climas temperado e diversos tipos de solos. No caso, até mesmo aqueles que não fornecem grandes quantidades de nutrientes podem servir. Ela tem sua floração todo o ano, porém o auge de sua beleza está entre as estações da primavera e verão.

A gérbera tem por sustentação uma haste longa, sendo encontrada então em mais de 20 tonalidades de cores. São tantas variedades de cores, que sua cartela pode ir da cor branca a cor vermelha.

Gerbera

Saiba como cultivar gérbera
O solo onde você irá plantá-la deve possuir boa drenagem, pois ela não gosta de solo encharcado. A fertilidade do solo tem que ser alta e o pH ácido. Procure então fazer uso da adubação orgânica ou combinação de NPK 4-10-8.

No caso de diversas mudas, coloque-as dentro de covas abertas, logo após feche a cova, cobrindo com substrato de fibra de coco ou qualquer substrato de sua preferência. Outro ponto é realizar o plantio onde possui bastante iluminação.

Vamos conhecer agora mais algumas dicas sobre esse cultivo e entender como ele funciona.

gerberas

Como cultivar gérbera em vasos
Seu cultivo em vasos vem sendo hoje a maneira mais indicada, pelo fato deste tipo de cultivo evitar doenças e facilitar sua nutrição.

Se você quiser ver sua planta bem florida e hastes chamativas, indicamos então fazer uso do substrato de coco. O mesmo pode ser encontrado em casas de insumos agrícolas.

Cuidados com a planta
Sem exagero, regue sua gérbera de uma a duas vezes por semana. As irrigações são recomendadas nos períodos mais secos.

gerbera

Fique sempre atento a limpeza de sua planta, observando se ela possui folhas velhas ou mortas, neste caso recomenda-se efetuar a retirada delas, pois fazendo isto a planta continuara seu ciclo de vida.

água6

Assim que você efetuar o plantio, a gérbera dará flor entre um e dois meses. Seu plantio em vaso pode continuar normalmente durante dois anos.

Em média o valor do vaso com a flor, varia de 10 a 15 reais, caso você deseje comprá-la, mas lembre-se que esses valores são variáveis.