Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Kalanchoe Blossfeldiana

A flor-da-fortuna, é considerada uma suculenta, ou seja, possui folhas grossas e não necessita de muita água. Desse modo, tal plantinha precisa de poucos cuidados para ter uma boa floração.

Ela é uma planta suculenta originária de Madagascar, de natureza próxima à dos cactos, acumulando água no interior das suas folhas, sendo por isso também chamada de “gordinha”. A planta é muito popular principalmente em vasos, a custos bastante acessíveis.

A planta é pequena, geralmente ficando em torno de 30 cm de altura, e possui uma floração intensa e durável em boa parte do ano, que podem ser vermelhas, rosas, amarelas ou laranjas.

Logo, acompanhe a seguir como cultivar flor-da-fortuna e tenha seu ambiente ainda mais bonito e alegre.

Dicas de cultivo sobre a flor-da-fortuna
Sendo uma planta rústica e de fácil cultivo, pode ser plantada diretamente no solo, ou também em vasos e jardineiras, aguentando ficar em ambientes internos bem iluminados.

As plantas compradas em vasos podem ser transferidas tanto para vasos maiores quanto diretamente na terra.

Quando plantada no jardim, deve ser mantida em locais com bastante sol direto, crescendo bem em climas quentes e úmidos, em solos ricos e muito bem drenados. Apesar de aguentar temperaturas mais baixas, ela não suporta geadas.

Kalanchoe

Por ser uma suculenta, você deve evitar as regas excessivas, pois elas podem apodrecer suas raízes e folhas. Regue somente quando o solo estiver realmente bem seco.

Para cultivar a flor-da-fortuna são necessários alguns cuidados básicos, mas nada muito difícil e que gaste muito tempo do seu dia. Veja!

Plantio por meio da muda
Existem dois caminhos para conseguir a muda da flor-da-fortuna. O primeiro consiste na germinação da semente em um solo rico em matéria orgânica, essas sementes podem ser encontradas em floriculturas e em lojas de produtos naturais.

A muda também pode ser feita mediante a plantação de um galhinho da flor-da-fortuna em um solo fértil. Após o plantio, os próximos cuidados são fundamentais para que a planta tenha uma boa florada.

Comercialmente ela é mais reproduzida por sementes, mas também pode ser multiplicada por meio de estacas de folhas, ou seja, enterrando-se a base de folhas maduras. No entanto, as plantas obtidas por estacas de folhas são geralmente irregulares, e menos bonitas que as obtidas por sementes.

Iluminação
Por ser uma suculenta, a flor-da-fortuna pede algumas horinhas do dia de luminosidade solar.

No entanto, a planta não pode ficar em contato direto com a luminosidade solar nas horas mais quentes do dia, com o intuito de preservar as folhas e não queimá-las, caso fiquem em exposição direta a luz solar. Dessa forma, escolha um local sombreado mas que tenha boa luminosidade.

for da fortuna2

Adubação
O processo de fertilização da flor-da-fortuna é bem prático, ele tem que ser feito por pelo menos 3 vezes no ano, por meio da aplicação de matéria orgânica no solo.

Desse modo, adube a planta com materiais vegetais em processo de decomposição, como esterco, bagaço e casca de frutos e resto de vegetais.

Outras dicas sobre a flor-da-fortuna
Lembre-se de sempre deixar o solo dessa planta bem drenado. Assim, recomenda-se optar por vasos de plantio que tenham bastante furinhos no fundo, a fim de que todo o excesso de água seja escoado corretamente.

Além disso, o vaso  dentro ou fora de casa, porém, atente-se à quantidade de luz que a planta está recebendo.

mar