Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




buganvília

A buganvília, conhecida também como primavera ou três-marias, é um arbusto trepador de floração com cores intensas que começa a brotar logo após o fim do inverno e a diminuição das chuvas. Sendo uma ótima aquisição para a decoração da sua casa.

A buganvília precisa de recipientes grandes, com altura e diâmetro entre cerca de 70 cm e 90 cm. Assim, as raízes poderão se desenvolver bem.

Elas são plantas que resistem bem a maresias, ventos e grandes mudanças de temperatura. Além disso, elas se estabelecem bem em sol pleno.

Substrato e adubação da buganvília
Solos bem drenados, férteis e ricos em matéria orgânica são a melhor opção para a primavera. Inclusive, ela se adequa a qualquer nível de acidez.

O substrato deve ser composto por uma mistura homogênea de areia e terra vegetal. Garantindo assim uma boa areação e drenagem.

Adubos orgânicos como farinha de ossos, esterco bem curtido e farinha de ossos são os mais comuns para o cultivo da primavera. Para insumos químicos o ideal são fórmulas ricas em fósforo como NPK 04-14-08 ou a NPK 10-20-15.

buganvilia

Local em que buganvília no vaso deve permanecer e rega ideal
Os locais mais recomendados para o cultivo da primavera são aqueles com médias amenas em cerca de 23°C. Lembre-se também de plantar as mudas em local que receba sol o dia todo.

A rega deve ser feita com o substrato totalmente seco. Por isso, a umidade em excesso deve ser evitada ao máximo. Ademais irrigar a planta pela manhã a cada dois dias é a rotina mais indicada para esta espécie.

Melhor período para plantio e quando dá flores
As primaveras podem ser cultivadas em qualquer época do ano. Entretanto, em épocas muito quentes, nos primeiros meses após o plantio a irrigação deve ser mais constante. Florescendo na época do verão e primavera.

buganvília

Cuidados especiais com a buganvília no vaso
É importante fazer a poda da primavera sempre após a floração. Ela reduz o cumprimento dos ramos e você pode dar uma nova forma a planta.

Ademais, a poda é importante também para estimular a renovação da folhagem e gerar futuros florescimentos.

O cultivo em vasos da buganvília exige tutores resistentes que conduzem a planta adequadamente. Entretanto, outras plantas de grande porte, ou arcos de ferro podem auxiliar bastante.

janela-flor24

Strobilanthes dyerianus

O escudo-persa é um arbusto perenifólio e ornamental, nativo da Birmânia, no sudeste asiático. Ele se destaca principalmente pelo colorido da folhagem, de tons arroxeados, com nuances metálicas e iridescentes.

O nome do gênero vem do grego, e é uma junção de “strobilos” que significa “cone” e anthos que significa flor. Uma alusão ao formato da inflorescência de algumas espécies.

A espécie pode ser cultivada tanto em áreas externas, sob meia sombra, como em ambientes internos, desde que haja bastante luminosidade indireta. Esta é uma planta que nem precisa florescer, para encher qualquer cômodo de cores vivas, que perduram ao longo de todo o ano.

É importante ter em mente o fato de que as folhagens roxas, por conterem pigmentos fotossintetizantes diferentes da clorofila, que dá o colorido verde à planta e é mais eficiente, acabam necessitando de mais luz para que tenham um bom desenvolvimento, principalmente dentro de casas e apartamentos.

É fundamental que o escudo persa seja cultivado em um local próximo a uma janela bem iluminada, preferencialmente face norte.

O Strobilanthes dyerianus também aprecia varandas, desde que seja protegido do sol mais intenso da tarde, no caso de ambientes voltados ao oeste. Telas de sombreamento, ou mesmo uma cortina fina, ajudam a filtrar o sol pleno e protegem a planta contra queimaduras nas folhas.

A espécie ornamental conhecida como escudo persa pertence à família botânica Acanthaceae. As mais de trezentas espécies pertencentes ao gênero Strobilanthes são nativamente encontradas em diversas regiões da Ásia tropical, podendo também haver ocorrências na ilha de Madagascar.

Por esta razão, o escudo persa não aprecia ambientes muito frios. Em países de clima temperado, esta é uma típica planta de interiores.

Além disso, devido à sua origem tropical, o Strobilanthes dyerianus não se dá bem em cômodos que sofrem a ação de aparelhos de ar condicionado, uma vez que os níveis de umidade relativa do ar tornam-se muito baixos.

Strobilanthes dyerianus

Dentro de casas e apartamentos, este problema pode ser resolvido com o uso de um umidificador de ambiente. Fontes de água, aquários e bandejas umidificadoras também ajudam a promover um microclima mais saudável para o cultivo do escudo persa.

Esta é uma planta que vai bem em vasos de plástico, já que o material ajuda a reter a umidade no solo, por mais tempo. Devido à porosidade, os vasos de barro secam mais rapidamente.

É importante que o recipiente tenha furos no fundo e um bom sistema de drenagem, composto por uma camada de pedrisco, cacos de telha ou argila expandida. Por cima deste material, uma manta geotêxtil ajuda a reter o substrato e impedir que as raízes do escudo persa entupam os drenos.

Ainda que o Strobilanthes dyerianus aprecie umidade, é importante que o solo não fique encharcado por muito tempo. Por isso, é sempre aconselhável evitar o uso do pratinho sob o vaso, que pode acumular a água das regas e levar ao apodrecimento das raízes.

Uma boa solução para este problema é colocar areia ou brita no pratinho. Desta forma, o fundo do vaso não entra em contato direto com a água. Este sistema funciona como uma bandeja umidificadora, onde a umidade sobe apenas por capilaridade e evaporação.

O escudo persa desenvolve-se bem em um solo rico em matéria orgânica, como aquele encontrado em florestas tropicais. É importante que o material não seja muito compactado e tenha a capacidade de drenar rapidamente a água das regas.

Uma mistura de terra vegetal e composto orgânico, que pode ser húmus de minhoca ou esterco curtido, é apropriada para o cultivo do Strobilanthes dyerianus.

escudo persa

Para quem gosta de praticidade, já existem substratos adubados, prontos para o uso, à venda em lojas de jardinagem e garden centers.

As regas do escudo persa podem ser frequentes, principalmente em ambientes muito secos, ou que sofram a incidência de ventos constantes. O importante é manter o solo sempre levemente úmido, sem que fique encharcado por muito tempo.

Pode-se aferir o nível de umidade do substrato através do toque com o dedo, afundando-o levemente. O peso do vaso também é um ótimo indicador quanto ao melhor momento para efetuar uma nova rega.

Se o recipiente estiver bem leve, é sinal de que o solo em seu interior já secou bastante. Durante o inverno, é importante reduzir a frequência das regas.

Embora o substrato para o cultivo do escudo persa já seja rico em compostos orgânicos, é importante suplementar a adubação com um fertilizante inorgânico, do tipo NPK.

Uma formulação própria para o cultivo de folhagens é a mais indicada, neste caso, visto que o Strobilanthes dyerianus floresce mais raramente, principalmente quando mantido dentro de casas e apartamentos.

O escudo persa pode ser propagado facilmente, através de segmentos provenientes das podas periódicas, frequentemente realizadas com o intuito de se obter uma touceira mais densa, com mais ramificações.

Os cortes podem ser colocados em um recipiente com água, para que enraízem e produzam novas mudas. Há quem os coloque em areia úmida, com a mesma finalidade.

Não existem relatos de que a espécie Strobilanthes dyerianus seja tóxica para crianças e pets. Ainda assim, é sempre bom ensiná-los a não ingerir plantas ornamentais, sejam elas quais forem.

escudo persa

Há muitas espécies de plantas de interior capazes de causar sérios problemas gástricos, caso sejam ingeridas acidentalmente.

Infelizmente, a planta escudo persa costuma perder o colorido vibrante de suas folhas, à medida que amadurece. Neste caso, basta fazer uma poda e incentivar o surgimento de novas ramificações.

Além disso, devido à facilidade de multiplicação desta espécie, novos exemplares podem ser obtidos, a partir dos mais idosos.

janela-brisa