Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




lambari-roxo

O lambari roxo é uma espécie de suculenta com folhas pequenas e arroxeadas. Conhecida também como Trapoeraba, seus ramos atingem entre 15 a 25 cm, se espalhando e embelezando o ambiente. Além de ser bastante utilizado no paisagismo para decoração, o lambari também possui propriedades medicinais.

Como cuidar de lambari roxo
O lambari roxo é de fácil cultivo, mas como toda planta, ele necessita de alguns cuidados para que cresça bonito e saudável. Veja algumas dicas e saiba como cuidar:
* Rega: As regas devem acontecer de duas a três vezes por semana. É ideal que o solo tenha secado completamente antes que receba água novamente e para isso, coloque o dedo na terra para sentir a umidade.

* Solo: O substrato ideal é a mistura de terra e areia, que facilitará a drenagem e vai manter o solo apenas úmido, evitando que a raiz apodreça e também o ataque de pragas.

* Poda: Quando for o momento de podar o lambari roxo, devem ser feitos cortes acima do nó de onde vêm as folhas. Esse processo incentiva a planta a produzir mais folhas e é recomendado que seja feito na primavera.

lambari-roxo
* Muda: É realizada através de estaquia, ou seja, por meio de um galho da planta. O ramo deve ter cerca de 10 centímetros e ser plantado sem as folhas. Pode ser feito em um vaso com terra adubada ou deixado em um recipiente com água para enraizar.

* Iluminação: Pode ser cultivado com recebimento de luz solar direta e meia-sombra, pois é uma planta muito resistente. Não suporta geada e por isso, não é recomendado para regiões frias.

* Adubação: Deve acontecer em intervalos de três a quatro meses, ou sempre que a planta parecer enfraquecida. Fertilizante orgânico ou adubo mineral são os ideais. Para isso, cave um buraco em volta da planta, coloque o adubo e em seguida cubra com a terra que foi retirada anteriormente.

lambari-roxo-8

Seguindo essas dicas, com certeza terá sucesso no cultivo de lambari roxo. Tendo como resultado dos cuidados uma planta vistosa e saudável.

Como fazer muda de lambari roxo por estaquia
Para o processo de estaquia, O galho deve ser saudável e evitar encharcar a terra para evitar que a raiz apodreça.

chuvas-2

NPK

Os fertilizantes NPK possuem esse nome devido aos seus três macronutrientes mais importantes: Nitrogênio (N), Fósforo (P), bem como o Potássio (K). Recomendado para inúmeras finalidades, age no desenvolvimento radicular.

Para que serve?
Para crescerem de maneiras saudável e bela, as plantas precisam nutrientes. Dentre esses nutrientes, existem três essenciais: nitrogênio, fósforo e potássio. Os adubos podem ser divididos entre orgânicos/naturais e inorgânicos/químicos.

Independente do tipo, seu objetivo será fornecer NPK para as plantas. Cada componente desse fertilizante, possui uma função específica, como por exemplo o nitrogênio, cuja responsabilidade é o crescimento e desenvolvimento das raízes. Muito recomendado para estimular a brotação e o enfolhamento também.

Como fazer?
Seu preparo é simples. Como fonte do potássio, será utilizada a casca da banana; para a produção do nitrogênio, será utilizada a borra de café; já a casca de ovo irá suprir fornecendo cálcio, bem como fósforo para o adubo.

Selecionados todos os ingredientes, junte todos esses em um liquidificador com um pouco de água, para ajudar, e bata até triturar tudo muito bem. Feito isso ele estará pronto.

No entanto, para utilizá-lo, deixe-o descansando por 3 dias para que ele fermente à vontade. Assim que estiver fermentado, será utilizado para regar o solo, inicialmente por pelo menos uma vez na semana.

adubo npk

Como utilizar?
Primeiramente, tenha em mente a época na qual sua plantinha estará mais necessitada de nutrientes. Visto isso, as adubações devem ser feitas antes do período de florescimento e após épocas de colheita ou poda, para que possa haver compensação de nutrientes neste momento.

Lembre-se de que nada em excesso faz bem, portanto essa lógica também se aplica neste momento. O excesso de adubação pode interferir no desenvolvimento da planta, prejudicando-o, inclusive podendo provocar queimaduras na própria planta. Portanto, fique atento.

Benefícios do adubo NPK
O nitrogênio é um nutriente de suma importância para as plantas, visto que está diretamente relacionado à produção de substâncias importantes para a planta, como por exemplo enzimas. Esse elemento é tão fundamental à planta que somente não ganha quando comparado à água.

Já o fósforo, proporciona o benefício das raízes crescerem normalmente, auxiliando no desenvolvimento das mesmas, além de garantir proteção extra contra baixas temperaturas. Contudo, não menos importante, o potássio, age diretamente sobre a fotossíntese.

Por conta dele, garante maior retenção de água pela planta, evitando desidratação. Além disso, as raízes ficarão mais fortes contra a aridez do solo, prevenindo pragas entre outros riscos que esse tipo de solo pode demandar.

flores (2)

Disocactus flagelliformis

Ao contrário das florações de outros cactos pendentes, conhecidas por durarem apenas uma noite, aquelas produzidas pelo cacto rabo de gato podem ser apreciadas por vários dias, sendo que os botões florais vão desabrochando de forma sequencial.

Para que as flores durem mais, e fiquem bonitas por mais tempo, convém evitar molhá-las, durante as regas. O excesso de umidade pode favorecer a proliferação de fungos que comprometem a aparência das florações. Ainda assim, esta é apenas uma questão estética.

Já o excesso de água nas raízes do cacto rabo de gato pode levar ao rápido apodrecimento destas estruturas, fenômeno que frequentemente se alastra por todo o caule, destruindo a planta.

Quando isso acontece, a única solução é cortar a parte superior, antes que seja atingida pela doença, e plantá-la separadamente. Esta também é uma forma de se propagar o cacto rabo de gato. No entanto, é extremamente importante que a parte seccionada não seja plantada imediatamente.

É necessário aguardar alguns dias, em um local bem seco e arejado, até que o ferimento esteja bem cicatrizado. Só então a estaca pode ser plantada em um outro vaso, com substrato novo. No início, é importante regar com parcimônia, até que as raízes se desenvolvam.

Também é bom lembrar que, tanto no caso de um corte para salvar a planta da podridão, como no caso de se pretender multiplicar a planta, a base remanescente, enraizada no vaso, ficará com uma cicatriz bem desagradável, do ponto de vista estético.

Disocactus_flagelliformis

Para evitar acidentes com o excesso de regas, o ideal é plantar o cacto rabo de gato em um solo arenoso, bem drenável e pobre em nutrientes, que mimetize aquele encontrado em seu habitat de origem.

O substrato em questão pode ser comprado pronto, geralmente vendido como solo próprio para o cultivo de cactos e suculentas, ou preparado em casa, através da mistura de terra vegetal e areia grossa.

É importante evitar o uso da areia de praia, que contém elevados níveis de salinidade, prejudiciais ao desenvolvimento das raízes.

Assim como acontece com outras cactáceas de aparência semelhante, o rabo de gato cresce de forma relativamente rápida. Isso vale também para as raízes, que precisam de bastante espaço para um bom desenvolvimento. De tempos em tempos, é aconselhável realizar replantes, para renovar o solo e dar mais espaço para o crescimento do sistema radicular.

Ao contrário do que costumamos imaginar, nem todos os cactos adoram passar o dia torrando sob o sol pleno e inclemente do deserto.

Disocactus flagelliformis

Existem muitas espécies de cactos de sombra, de hábito epífito, que estão acostumadas à vida em florestas, expostos somente à luz filtrada proporcionada pelas copas das árvores.

Embora este não seja o caso do cacto rabo de gato, a espécie Cleistocactus winteri também não se dá bem com o sol direto, principalmente durante as horas mais quentes do dia, no verão.

Em regiões de clima muito quente, convém proteger a planta da incidência dos raios solares com uma tela de sombreamento. Alternativamente, este cacto pode ser cultivado em um local com bastante luminosidade indireta, recebendo o sol pleno apenas no início da manhã ou no final da tarde.

Por esta razão, é mais fácil cultivar o cacto rabo de gato dentro de casas e apartamentos, já que sua exigência quanto à luminosidade é menor, quando comparada à requerida por outras cactáceas.

O mesmo ocorre com o cacto rabo de macaco, que tolera ambientes de meia sombra. Ainda assim, quanto mais luminosidade indireta puder ser fornecida a estas plantas, melhor será seu desenvolvimento. A luz também é fundamental para que estes cactos floresçam a contento.

janel174