Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




amarílis

A Amarílis é uma flor brasileira, super resistente ao clima tropical e adaptável – ela pode ser cultivada no jardim de todos os cantos do país.

Também conhecida como açucena ou flor da imperatriz, a amarílis atinge cerca de meio metro de altura e é utilizada para fins ornamentais. Até as noivas gostam de incluí-la no buquê de flores.

E se você está se perguntando Qual é a época de floração da amarílis e como cuidar dessa flor maravilhosa, continue lendo as dicas abaixo dicas para cultivar diferentes tipos de amarílis na sua casa. Confira!

Como cuidar de Amarílis
É preciso aprender como cuidar de amarílis para que a planta floresça com folhas grandes e vibrantes. Siga nossas dicas para cultivar essa flor:

Iluminação
Por ser uma planta tropical, o indicado é que a flor amarílis receba iluminação natural por, pelo menos, 6 horas por dia. Ela precisa disso para seu desenvolvimento.

Evite deixar a flor amarílis na sombra. Coloque o vaso numa janela iluminada, na varanda de vidro ou no jardim.

Também evite plantar em locais que ventam muito. Isso atrapalha a floração da planta Amarílis.

amarilis-laranja

Rega
Outro tópico importante para aprender como cuidar de Amarílis é a rega. Assim como outras flores, evite deixar o solo encharcado. Antes de regar a planta Amarílis, coloque o dedo na terra para verificar se o solo está úmido. Regue apenas se estiver seco.

Adubação
Para ajudar no desenvolvimento da planta, é importante fazer a adubação certa. Fertilize o solo com adubos ricos em fósforo durante o verão, primavera e parte do outono. Evite fazer quando a planta estiver em dormência no inverno.

Como plantar Amarílis
A primeira coisa que você precisa fazer é comprar um vaso com boa drenagem de água para evitar que o solo fique encharcado.

Uma dica: coloque pedras e uma manta no fundo do vaso – isso evita que a água acumule na terra.

Amaryllis_Belladonna

Como plantar bulbo de Amarílis: Passo a passo
* Prepare o vaso com as pedras e a manta para garantir uma boa drenagem da planta;

* Coloque um pouco de substrato e adicione o bulbo de amarílis no meio;

* Complete com mais substrato e coloque um pouco de cascas de árvores para evitar ervas daninhas;

* Mantenha o solo úmido, mas sem exagerar nas regas;

* Assim que as folhas começarem aparecer, fertilize o solo.

Cada haste floral pode ter até 3 ou 6 flores. Depois que as flores secarem, é indicado cortar a haste bem rente ao bulbo de amarílis para garantir que a próxima floração seja tão bonita quanto a outra.

amarilis-1

Quanto tempo dura a flor de Amarílis?
Se você seguir todas as dicas de como plantar Amarílis e cuidar delas, a planta pode durar até 10 anos, sendo que a floração ocorre uma vez por ano, durante a primavera, e as flores duram por cerca de 3 semanas com as cores vibrantes e charmosas.

Existe a flor de Amarílis azul?
A flor de Amarílis azul é extremamente rara. Ela geralmente floresce em penhascos remotos e perto de cachoeiras. Além disso, são difíceis de cultivar no jardim de casa.

passarinhos

Camélias

A planta camélia é bastante bonita, principalmente por ser um arbusto formado por uma folhagem brilhante – suas folhas são elípticas, cerosas e coriáceas, podendo ser serrilhadas ou denteadas.

Este gênero apresenta cerca de 80 espécies nativas das florestas da Índia, Sudeste Asiático, China e Japão. São arbustos ou árvores de porte médio, com folhas coriáceas, escuras, lustrosas, com bordas serrilhadas ou denteadas.

Tal folhagem se mantém firme por todo o ano. Seu tronco é lenhoso. Suas flores são solitárias, podendo ser dos mais diversos tipos: você encontra flores grandes ou pequenas, de pétalas simples ou dobradas e de cores variadas, tais como, brancas, vermelhas, rosadas, matizadas, ou raramente amarelas, algumas tão grandes quanto a palma da mão de uma pessoa adulta, outras tão pequenas quanto uma moeda.

camélia

Embora essas cores sejam as mais comuns, é possível visualizar as flores de camélia bicolores.

São flores resistentes e podem ser colhidas para decoração de arranjos florais, especialmente compondo com outras flores. No entanto, é fundamental que você não toque nas pétalas caso queira que as camélias durem vários dias com a mesma beleza.

Se tocadas, manchas escuras começam a aparecer pelas pétalas da camélia, o que pode comprometer significativamente o visual desta incrível planta.

Plantio e cultivo da camélia
Versátil, a camélia é popular para jardins e usada também como arbusto ou arvoreta. Em vasos, ela é uma boa opção para decoração de interiores.

Sua floração mais espetacular acontece no outono e no inverno, mas ela pode variar conforme o clima do local.

Para o plantio das camélias, é necessário que o solo seja rico em matéria orgânica. Em vasos, a recomendação de solo é de uma mistura de 2 partes de terra comum, 1 parte de terra vegetal e outra parte de composto orgânico (se preferir, pode usar húmus de minhoca).

camelia-02

O clima ideal para o cultivo seria o ameno, pois você pode perceber que essa planta não é muito adaptável para locais com temperaturas elevadas. Nesse caso, a camélia é resistente ao frio e para geadas.

Cultive a planta à meia-sombra, garantindo que ela receba luz do sol por pelo menos algumas horas por dia.

Durante os primeiros meses do plantio, faça regas frequentes. Depois, pode ir espaçando. Fique de olho para nunca encharcar o solo, está bem? Caso queira estimular a floração da camélia, você pode fazer adubações.

Camellia_japonica-anemone

A reprodução dessas plantas acontece por sementes ou por estacas retiradas das pontas dos ramos das plantas já adultas e sadias. Outro método pode exigir muito conhecimento técnico.

arvore outono1