Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




avenca

As folhas delicadas e a coloração verde claro são duas das principais características das plantas do tipo avenca, do gênero Adiantum. Esta espécie desperta uma certa nostalgia já que, para muitos, ela é uma planta que lembra a casa da vovó..

A avenca é uma planta herbácea epífita. Isso significa que ela pode ser cultivada em suportes de xaxim de palmeira ou de fibra de coco,  já que não precisa de terra para se desenvolver. Por isso, pode ser uma boa opção quem ama as plantas suspensas, como as samambaias, e quer ter uma espécie diferente em casa.

Há uma variedade enorme de plantas desse gênero – daquelas com folhas mais miúdas ao avencão, uma espécie de porte maior e folhas mais largas. Mas todas as variações desta espécie precisam dos mesmos cuidados.

avencão (Adiantum peruvianum)

Para o seu desenvolvimento, recomendamos deixá-las na sombra, podendo receber luz direta nas primeiras horas da manhã.,

Ambiente e luz
As avencas gostam de calor e umidade, mas preferem estar à meia-sombra. É importante também mantê-las longe de ambientes muito ventilados. As folhas da avenca são sensíveis e com isso não suportam vento.

Caso a sua avenca esteja num lugar onde há correntes constantes de ar, estude um novo local para ela.

A avenca gosta de substrato leve
Quem vê um vaso de avenca, logo faz a associação com outras plantas: samambaias, chifres-de-veado, rendas-portuguesa e até mesmo, com orquídeas. Isso porque todas essas são epífitas, plantas que crescem apoiadas em outras espécies, normalmente, árvores. Daí, já dá para ter uma dica ótima do tipo de substrato que uma avenca gosta: bem arejado e leve.

Rega
É necessário regar com frequência já que a avenca gosta do substrato úmido. Pode irrigar a planta três a quatro vezes por semana. Se tiver dúvidas sobre a umidade, faça sempre o teste do dedinho. Se sentir que a terra está seca, já é hora de regar novamente.

Adubação
Para a planta se desenvolver bem, vale fazer a adubação mensal com compostos orgânicos ou químicos. Quando a espécie der sinais de falta de nutrientes, considere a adubação química (NPK) de 15 em 15 dias.

avenca13

Reprodução
Como a samambaia, a avenca não possui nem flores e nem frutos. A sua reprodução se dá por meio de esporos, pequenos pontos que ficam na parte de trás das folhas. É possível raspar estes esporos e plantá-los em uma sementeira.

Mas não é tão simples assim. A multiplicação por esporos é uma técnica precisa de umidade e temperatura específicas, o que pode se tornar inviável para propagação em casa. Neste caso, vale apostar em criar novas mudas quando a planta começar a se desenvolver bem.

barco