Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




dinheiro em penca

Originada do continente americano, a dinheiro-em-penca é uma planta muito utilizada no paisagismo. Além de dinheiro-em-penca em alguns lugares ela é conhecida como tostão, e esses nomes não são à toa: segundo a crença popular, essa planta tem o poder de atrair sorte, dinheiro e fartura para quem a cultivar.

Entenda como cultivar dinheiro-em-penca
Antes de aprender como cultivar a planta deve-se conhecer um pouco mais da planta. Este é um tipo de vegetação utilizada para coberturas vegetais de jardim, pois possui o porte pequeno.

A dinheiro-em-penca fica ótima em locais úmidos e entre pedras diversas, contudo, não resistente muito ao sol quente. Isso porque o sol queima as folhas, então, meia-sombra é o clima ideal.

Além de ser usada em jardins, a planta também se dá bem com cultivos em vasos suspensos, uma vez que os ramos pendentes formam belas decorações em um ambiente interno. Mas, devemos ressaltar em cômodos onde tem ar-condicionado a espécie não resiste por muito tempo.

Tirando esses detalhes, a adaptação é bem tranquila, assim como o plantio, que é simples. Basta cortar o raminho, enfiando-o no substrato. Em seguida, deixe-o à sombra, sempre úmido. Ressaltando que vários ramos podem ser cultivados em um mesmo local.

Outra questão é que a dinheiro-em-penca precisa ter o substrato fértil, e a irrigação feita regularmente. Somente com esses cuidados, segundo a crença, é possível ter sorte e dinheiro.

dinheiro-em-penca-planta

Como recuperar a planta
Após algum certo tempo, a espécie vai decaindo, ficando feia. Portanto, os caules acabam tornando-se compridos, com as folhas apenas nas extremidades. Essa, então, é a hora do replantio. Assim, siga as dicas abaixo:
* Retire a planta toda do vaso, mas não fique preocupada com raízes;
* Em seguida, faça a seleção. Então, elimine e também pode ramos secos;
* Afofe bastante o substrato, retirando parte dele para acrescentar o substrato novo contendo matéria orgânica;
* Coloque os raminhos selecionados dentro de um vaso ou dentro de vários vasinhos, no caso de fazer mais mudas;
* Coloque mais substrato novo, regando bem. A planta é rústica, assim pegará logo.

Rapidamente os ramos com a folhagem nova nascerão e o vaso ficará bonito outra vez!

campoflorido

Bifrenaria Harrissoniae

Se tem alguma coisa que anima um ambiente são as flores. Suas cores vivas e beleza estonteante têm o poder de mudar o dia. Ao escolher qual você quer ter no conforto do lar, muitas dúvidas surgem sobre o cuidado e o plantio.

A orquídea é uma flor muito delicada, tanto na aparência quanto nos cuidados. Com várias espécies para você escolher, as orquídeas demandam muita atenção, mas com as medidas certas, podem crescer muito bonitas e saudáveis.

É legal sempre procurar orientação na hora da compra, já que um profissional saberá o que é necessário para cada espécie.

Materiais para o plantio
Para os materiais começaremos pelo recipiente para manter as orquídeas. Opte por vasos mais profundos, que não sejam muito largos, pois isso afeta o crescimento da plantinha.

O melhor material é o barro ou a cerâmica, já que isso ajuda na transpiração da flor. Você pode comprar vasos de vidro ou plástico também.

Outro item essencial para os cuidados com a orquídea são os materiais para a sustentação da planta. Você pode utilizar um pedaço de bambu e alguns arames, dessa forma, ela crescerá reta e saudável, sem balançar durante o dia.

Quanto ao substrato, que é a base onde os nutrientes para o crescimento são armazenados, opte por misturar diferentes tipos de materiais. Alguns exemplos são carvão, musgo seco, fibra de coco, chips de madeira e até mesmo isopor. O adubo para complementar deve ser rico em elementos como potássio, cálcio e fósforo.

Brassocattleya Pastoral Innocence

A montagem do vaso
Agora que você já sabe quais os materiais necessários para cultivar a orquídea, vamos falar um pouco sobre o passo a passo para montá-la. Depois de retirar a muda do vaso original com muito cuidado, você deve lavar bem as raízes em água corrente.

Após a lavagem, é hora de forrar o vaso com um material para drenagem, como o isopor, por exemplo. Por cima dele vem o substrato mais umedecido, mas tome sempre muito cuidado para não encharcar demais esse material.

Com tudo isso certo, é hora de realizar o plantio da orquídea, sempre deixando-a centralizada no vaso para que possa crescer de forma correta. Após isso, adube e  deixe o solo bem fértil. Pronto! A flor está plantada de forma segura e saudável, com todos os cuidados necessários.

Outros cuidados com as orquídeas
Existem outras dicas importantes para cuidar de orquídeas. O adubo, por exemplo, deve ser trocado a cada 15 dias no começo do plantio. Depois do crescimento, pode ser feito mensalmente.

Dendrobium_fimbriatum

Quanto ao substrato, você deve trocá-lo entre um e dois anos, pois a decomposição acaba por trazer acidez para o solo da flor.

A iluminação deve ser amena e indireta. Se as folhas estiverem num tom mais claro de verde, é porque precisam de mais luz solar. Sobre as regas, elas geralmente dependem da estação em que estamos.

Nas mais frias, regar uma vez por semana é o bastante. Já no calor, duas vezes por semana. É sempre importante observar as especificações de cada gênero.

beijaflor