Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




anthurium

Você sabe como cuidar de antúrios? Essas plantas são muito populares e podem ser encontradas em diversas cores, como vermelho e branco, por exemplo, por isso são boas opções para decorar festas e até presentear alguém.

Quando a pessoa sabe como cuidar da planta antúrio corretamente, tem uma planta bonita e florida por quase o ano nodo. No entanto, se o vaso for deixado em local inadequado, por exemplo, as folhas ficam danificadas com rapidez.

Afinal, o antúrio requer um ambiente específico. Além de umidade, essa planta prefere sombra. Quer saber mais? Então, descubra como cuidar de antúrio vermelho no vaso para deixar a sua casa florida o ano todo!

Essa planta, cujo nome científico é Anthurium, é muito resistente e pode ser criada em várias regiões do país. Isso é possível porque, além do antúrio se adaptar bem até dentro de casa, há mais de 600 espécies.

Isso faz com que seja mais fácil encontrar uma que cresça melhor nas condições climáticas da sua região. Porém, provavelmente, você quer saber como cuidar de antúrio vermelho, certo? Essa é realmente uma espécie popular. A boa notícia é que não é difícil cuidar dela.

anturio-anthurium

Flores ou folhas?
Antes de aprender como cuidar do antúrio, é preciso conhecer um pouco mais sobre a planta. Uma das curiosidades é que a parte chamada de flor, na verdade, não é uma flor. A parte branca, vermelha, salmão ou marrom é uma folha modificada, que pode ser chamada de bráctea colorida ou inflorescência.

Essa folha especial tem como principal função atrair os bichinhos que vão atuar como polinizadores! Então, o antúrio não tem flor? Calma, tem sim. Ela fica naquela estrutura que parece uma espiga, no meio do antúrio, chamada de espádice.

Colocando-os no solo correto
O primeiro passo para saber como cuidar de antúrio é atentar-se ao solo. Mesmo que seja mantido no vasinho em que foi adquirido, ele precisa de nutrientes para viver. Para isso, você pode misturar fibra de coco, terra e substrato.

Raízes aparentes também exigem cuidados. Nesse caso, elas indicam que você terá que mover a planta para um vaso maior. Mais uma vez, a mistura indicada acima pode ajudar.

Caso prefira, em vez de manter o antúrio no vaso, você pode plantá-lo diretamente no solo. Afinal, essa planta se adapta bem a canteiros e jardins.

Luz e temperatura
Na hora de aprender como cuidar de antúrios, outro item importante é compreender que, embora essa planta seja tropical, isso não quer dizer que ela goste de ficar exposta ao sol – pelo contrário. Por mais que o calor seja bem tolerado pelos antúrios, eles requerem luminosidade indireta e sombra.

Eles também não gostam de muito frio e não suportam geadas. Assim, se você quer saber como cuidar de antúrios em um estado mais gelado, considere que a melhor opção é colocá-los em um local protegido. Dentro de casa, eles conseguem viver bem, já que ficam longe dos ventos e das geadas.

antúrio

Qual é o melhor lugar para deixar o antúrio dentro de casa?
Caso vá deixá-lo em um vasinho, uma boa opção é colocá-lo perto de uma janela. Assim, ele fica abrigado e longe do sol, mas recebe a luz indireta. Isso é importante para ele crescer saudável e se manter bonito o ano todo.

De quanto tempo é preciso regar o antúrio?
Antúrios gostam de umidade, mas não se adaptam a solos encharcados. Por isso, é preciso ter cuidado para não exagerar ao regá-los. Na maioria das vezes, colocar água três vezes por semana é suficiente.

Entretanto, no verão, isso pode ser mais frequente — tudo dependerá do clima da região na qual você mora. Acompanhe o solo para saber se está seco ou não, lembrando de nunca deixar a terra encharcada!

anturio

Preciso podar?
A poda não é necessária. Entretanto, é comum que a inflorescência e as demais folhas envelheçam. Nesse caso, basta retirá-las. Você pode fazer isso com as mãos ou com a ajuda de uma tesoura. Todas as dicas dadas aqui são maneiras de como cuidar de mini antúrio ou antúrio comum, das mais diferentes cores.

Com atenção, sombra, terra de qualidade e água moderada, você terá uma planta bonita o ano todo. Por fim, não se esqueça de que o antúrio é uma planta tóxica! Então, deixe-a longe de crianças e animais de estimação.

chuva_b

Kalanchoe bracteata

As suculentas do gênero kalanchoe estão entre as representantes mais versáteis, diversificadas e queridas pelos cultivadores.

Conhecidas pela incrível resistência, velocidade de crescimento e multiplicação, estas espécies, variedades e híbridos sempre garantem um lugar cativo nas coleções. O destaque hoje é a suculenta colher-de-prata, cujo nome científico é Kalanchoe bracteata.

Trata-se de uma planta de aparência e coloração únicas, ideal para fazer uma belíssima composição com sua parente próxima, a suculenta colher-de-cobre (Kalanchoe orgyalis). Ambas são plantas de fácil cultivo, que fazem jus aos seus nomes populares, com seus coloridos diferenciados.

Pertencente à família Crassulaceae, a suculenta colher de prata é de origem africana, ocorrendo nativamente na porção sudeste da ilha de Madagascar. O primeiro exemplar foi encontrado em dunas arenosas da cidade de Tolanaro, na região costeira da ilha.

Na natureza, os exemplares da suculenta colher-de-prata vivem em regiões quentes e secas, sob sol pleno, em solos arenosos e rochosos. A espécie Kalanchoe bracteata desenvolve-se sob a forma de pequenos arbustos compactos, com folhas e caules de natureza suculenta, recobertos por finos tricomas que lhes conferem um aspecto aveludado.

É interessante notar que a coloração original das folhas da suculenta colher-de-prata é esverdeada. Assim que nascem, estas estruturas têm a penugem mais rala, apresentando um aspecto mais comum.

Com o passar do tempo e a maturação destas estruturas, suas superfícies recobrem-se de pequenos pelos claros, que lhes conferem a aparência prateada.

Por ser bastante rústica e, ainda assim, ornamental, a Kalanchoe bracteata é frequentemente utilizada no paisagismo de áreas externas, sob sol pleno, como jardins rochosos, de inspiração desértica.

Kalanchoe_bracteata

A suculenta colher-de-prata funciona bem como uma forração, ainda que possa atingir grandes estaturas, de até um metro e meio. A coloração e textura diferenciadas das folhas formam um belo contraste com outras plantas suculentas e cactáceas.

Neste tipo de ambiente, pouquíssima manutenção é requerida por parte da suculenta colher de prata. Basta que a planta receba luminosidade abundante, preferencialmente composta por sol direto, e seja regada moderadamente, sem excessos.

No entanto, sendo a Kalanchoe bracteata uma espécie africana, ela se desenvolve melhor em regiões de climas mais quentes, principalmente em cidades litorâneas.

Ainda assim, é possível cultivar a suculenta colher de prata em vasos, dentro de casas e apartamentos.

Para tanto, é preciso que ela fique posicionada no local mais ensolarado do ambiente, próxima a uma janela ampla, que receba o sol direto da manhã ou da tarde. De modo geral, aberturas voltadas ao norte tendem a ser melhor iluminadas.

Para os afortunados que dispõem de coberturas ou varandas, estes também são ótimos locais para o cultivo da Kalanchoe bracteata. Jardineiras externas nas janelas, desde que recebam sol pleno, também podem ser utilizadas.

Em locais internos, o principal problema é a luminosidade insuficiente. Podemos perceber quando a suculenta colher de prata não está feliz quando ela começa a crescer muito rapidamente, ficando alta, fina e comprida, em busca de mais luz.

Kalanchoe-bracteata

O espaçamento entre as folhas aumenta e ficamos com uma suculenta estiolada, pescoçuda. Para corrigir esta situação, além de transferir o vaso para um local melhor iluminado, precisamos efetuar uma poda drástica, cortando a porção apical da planta.

Este procedimento é necessário porque, mesmo com mais luz, a parte estiolada não volta ao normal. Depois de ficar algumas horas em um local seco e arejado, para que o corte cicatrize, a Kalanchoe bracteata pode ser plantada em um novo vaso.

O caule remanescente pode continuar a ser cultivado normalmente, já que irá produzir novas brotações, que podem ser utilizadas para multiplicar a suculenta colher-de-prata.

Outro método bastante utilizado para propagar a Kalanchoe bracteata é através de folhas destacadas da planta mãe. Basta retirar algumas, com cuidado, e colocá-las em um berçário de suculentas, onde irão se enraizar e produzir novas mudas.

No caso da suculenta colher de prata, este fenômeno pode, inclusive, ocorrer espontaneamente, com folhas caídas no solo, que acabam originando novas plântulas.

Além disso, é comum que esta suculenta produza pequenos brotos laterais, que podem ser destacados e plantados separadamente. Por outro lado, se forem deixados onde estão, contribuirão para o crescimento e adensamento da touceira, produzindo um belo efeito ornamental.

A suculenta colher-de-prata pode ser cultivada em vasos de plástico ou barro, desde que tenham furos no fundo. Convém evitar colocar esta planta em cachepots sem dreno, bules, xícaras ou terrários de vidro, que tendem a acumular a água das regas no fundo.

Como toda espécie suculenta, a Kalanchoe bracteata pode perder as raízes, que apodrecem facilmente, quando há excesso de umidade.

colher-de-prata

Para evitar que isso aconteça, basta plantar a suculenta colher-de-prata em um solo arenoso, pouco compactado e que permita o escoamento rápido da água das regas. Substratos compostos por terra vegetal e areia grossa são perfeitos para o cultivo desta suculenta.

Alternativamente, solos prontos, próprios para o plantio de cactos e suculentas, podem ser utilizados. Não é preciso adicionar adubos orgânicos a esta mistura, já que a Kalanchoe bracteata está habituada a solos menos férteis, em seu habitat de origem.

A adubação da suculenta colher-de-prata pode ser do tipo inorgânica, própria para cactos e suculentas, do tipo NPK. Caso o intuito seja fazê-la florescer, uma formulação mais rica em fósforo pode ser fornecida.

Em ambientes internos, no entanto, é mais difícil que esta suculenta produza flores. Seu maior apelo ornamental concentra-se no aspecto da folhagem, aveludada e prateada.

janela-neve