Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




lírio branco

Os lírios são as flores do gênero Lilium da família Liliaceae, originárias do hemisfério norte com ocorrências na Europa, Ásia, América do Norte, e América do Sul. Mais da metade das espécies são encontradas na China e no Japão

São plantas herbáceas de porte pequeno e médio, que possuem um cultivo relativamente fácil, são resistentes e produzem grandes flores de cores fortes e atrativas. Quer aprender a plantar lírios? Continue a leitura, aprenda mais sobre eles e veja o passo a passo para cultivá-los!

Um único broto por bulbo
Você sabia que mais da metade das espécies de lírios são encontradas na China e no Japão? São flores lindas, amadas por jardineiros, floristas e pessoas que apreciam sua fragrância e beleza. Lírios são plantas de bulbo e emitem um único broto por bulbo, de onde saem as folhas e flores.

Existem mais de 600 espécies de plantas floríferas diferentes que são conhecidas como lírio. Algumas bastante famosas, como a Hemerocales fulva (lírio amarelo), a Aloe vera (babosa), o Lírio da paz (bandeira branca) e até mesmo tulipas.

As opções para o uso dessas flores são inúmeras, podendo ir de buquês de flores a enfeites de jardineiras e arranjos.

lírio amarelo

Plantio de bulbos
O solo ideal para o crescimento do lírio é um solo leve e de alta fertilidade. Então, é necessário fazer um mix de substratos adicionando uma boa quantidade de areia grossa para aumentar a drenabilidade e adubo orgânico, a fim de enriquecê-lo com nutrientes.

O primeiro passo é cavar um buraco de cerca de 10 a 15 centímetros de profundidade, seja no solo ou no vaso. Quanto mais profundo, melhor. Os bulbos ficam protegidos dos verões quentes e as hastes ficam firmes.

Se o plantio for realizado no solo e com mais de um bulbo, dê a eles um espaçamento de 15 cm para que cada um tenha o seu lugar.

Coloque um pouco de terra no buraco, polvilhe a farinha-de-ossos no fundo e, então, coloque os bulbos de lírios, cobrindo-os com terra. Após o plantio, regue imediatamente, pois isso garantirá que o solo úmido incentive o crescimento.

lírio2

Quando plantar os bulbos de lírios?
Os bulbos de lírio vem prontos para plantar, sendo assim, quanto mais cedo você plantar seus bulbos depois de comprá-los, maiores as chances deles florescerem.

Plante-os no outono ou no início do inverno para que possam florescer na primavera. Caso o plantio seja realizado na primavera, eles florescerão nos últimos meses do ano.

Dica de plantio: os vasos auto irrigáveis são uma ótima opção para cultivar lírios, pois umidificam suas plantas naturalmente na medida certa, além de proteger seu lar de mosquitos da dengue.

Luminosidade
O lírio em vaso requer um local com boa iluminação, evitando o sol nas horas mais quentes do dia. Não deixe o substrato – a terra do vaso – secar completamente, molhando sempre que necessário.

Mas, atenção: os lírios precisam do sol, mas os bulbos precisam ficar longe da luz direta durante o verão.

Quanto ao clima, o frio do inverno não costuma ser problema para estas plantas e, embora elas percam parte de suas folhas, dificilmente chegam a morrer. Após este período de hibernação a planta acorda, produzindo novamente folhas e flores.

lírio amarelo

Nesta época é importante o reforço na adubação com fertilizante orgânico e NPK rico em fósforo, fundamental para a produção de flores.

É importante lembrar que o excesso de nitrogênio pode enfraquecer o caule em climas úmidos e molhados e isso resultará no apodrecimento da raiz. Portanto, caso realize o cultivo neste tipo de clima, quando os lírios começarem a brotar, adicione pouca quantidade de fertilizante.

Regas durante a floração
Após a florada, os bulbos de lírios podem permanecer na terra e devem ser irrigados uma vez por semana, nos primeiros 3 meses.

lírios

Após esse período, não irrigue mais, para que o bulbo possa entrar em dormência e volte a florescer na primavera.

Em relação à poda, corte as flores murchas durante o período de floração, mantendo pelo menos dois terços da haste intacta para manter a planta forte e saudável.

folhas_1