Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Dahlia Pinnata

Pertencente à família Asteraceae, as dálias são herbáceas perenes de porte médio que crescem de 30 cm até 1,5 m de altura, produzindo flores belíssimas!

Como plantar dália? Passo a passo
As dálias podem agrupar-se em dois grupos principais: as que se desenvolvem a partir de sementes e as que se desenvolvem a partir de tubérculos, que também podem ser plantadas durante todo o ano.

Como preparar o solo
O solo ideal para o plantio das dálias é bem drenado, rico em matéria orgânica e capaz de reter umidade. Elas não são super exigentes em relação ao solo, mas preferem canteiros próprios.

Se o plantio for feito em canteiros com solo compactado ou em vasos, acrescente um pouco de areia ao mix de terra vegetal e terra comum, trabalhando com a proporção de 1:1:1.

A mesma receita vale para o preparo de vasos que vão receber a planta.

Como plantar bulbos de dália
O plantio de dálias por bulbos é o mais indicado para quem busca uma cor específica. As sementes costumam trazer diferentes cores no mesmo pacote.

Todas as dálias, exceto as anãs, necessitam de estacas, principalmente quando o crescimento da planta é muito rápido. Abra um buraco de 15 cm para cada planta e coloque uma estaca de 1,5 m até à profundidade de cerca de 30 cm.

Coloque o bulbo cuidadosamente a 5 cm de profundidade, para não o danificá-lo e deixe para cima a parte que irá dar origem ao caule.

Para canteiros de dálias, utilize o espaçamento de 40cm x 40cm entre as covas e acrescente um pouco de farinha de ossos e turfa ao solo.

Depois de plantar os bulbos, faça regas duas vezes por semana, mas evite encharcar a terra.

dalia1

Plantio em vasos
Em vasos, atente-se à camada de drenagem, que é fundamental para ajudar no escoamento da água e não prejudicar as raízes da planta.

Ao plantar dálias em vaso, proceda da mesma maneira em relação ao preparo do substrato e às estacas de apoio, para fornecer amparo à bulbo durante o crescimento.

Escolha do local
Em regiões de clima temperado, as dálias devem ficar em canteiros ou jardins que recebam sol. Já em regiões de clima quente, plante-as em locais que recebem sol pela manhã e sombra à tarde.

Dica extra: durante o outono adicione um pouco de húmus de minhoca ao solo para plantar bulbos na próxima primavera!

A dália pompom rosa e a dália frantonio vermelho são perfeitas para quem quer ter um jardim colorido e cheio de vida! A germinação acontece de 15 a 20 dias e estes bulbos podem ser plantados durante o ano todo.

dalia-pompom-vermelha

Como plantar sementes de dália
As sementes de dálias podem ser semeadas durante todo o ano em quase todas as regiões. A exceção são os meses de dezembro a fevereiro, em alguns Estados da região Sudeste e Centro-oeste.

O primeiro passo é preparar o substrato, utilizando opções prontas para plantio ou fazendo um mix com terra comum, terra vegetal e areia.

Em seguida, coloque de 4 a 5 sementes de dálias por célula da sementeira a 0,5 (meio) cm de profundidade. Faça irrigações com borrifador no início da manhã ou no final do dia.

A germinação acontece de 7 a 21 dias após o plantio. Quando as mudinhas estiverem com 8 cm, faça o transplante para o local definitivo.

Lembre-se de preparar o solo corretamente, para que a planta tenha condições de se desenvolver bem!

barco1

Asplênio

Primo da samambaia e de origem asiática, o asplênio é caracterizado como uma espécie epífita, cresce preso em troncos de árvores, pedras e outros diferentes apoios.

Em casa ou no escritório, o asplênio pode auxiliar a manter a qualidade do ar do local, beneficiando assim a sua criatividade, a produtividade, o desenvolvimento da mente e a velocidade de resposta.

Sua folhagem tem cor verde-clara, é lustrosa e brilhante, e possui margens onduladas,  formando uma roseta. Sua nervura central é mais escura.

Cultivo
Esse tipo de planta prefere climas úmidos, e se multiplica por esporos, que se desenvolvem na parte inferior das folhas, ou na divisão de orgânicos. Ele nasce enroladinho, com um caule curto, e apresenta um crescimento demorado, porém quando adulto chega a ser uma muda de grande porte.

As folhas longas podem medir de 30 a 90 cm de comprimento, mas chegam a atingir 1 m de altura.

Asplenium nidus

Apesar de ser uma epífita, a planta pode ser cultivada em vasos e canteiros, contanto que o espaço tenha sombra. É importante frisar que o asplênio não retira os nutrientes que originalmente iriam para a planta na qual se apoiou.

Ambientes internos são ideais para ele, por isso são também uma ótima opção para jardins de inverno.  Além disso, é uma excelente espécie para se ter em um jardim vertical, assim como as samambaias e orquídeas.

Cuidado! O asplênio é uma planta delicada que prefere luz indireta. O ideal é posicioná-la em uma área clara, mas que não receba luz direta.

Brilhante e dono de um verde deslumbrante, o asplênio suporta bem a baixa luminosidade. Possui fácil manutenção e é um ótimo purificador de ar, capturando o CO2 do ambiente e convertendo-o em oxigênio.

Asplenium-nidus

Seu solo para o cultivo deve ser rico em matéria orgânica e com boa drenagem. Pode ser irrigado diretamente na terra e aceita bem borrifadas de água nas folhas. Entretanto, é necessário evitar molhar a planta por cima e no centro (na parte escura), porque o acúmulo água pode colaborar para o apodrecimento da planta.

Sua irrigação deve ser realizada periodicamente, de duas a três vezes por semana, considerando a incidência de luz na mesma que irá definir a periodicidade com melhor precisão.

Como plantar o Asplênio?
Para o plantio de forma epífita (sob árvores, troncos de madeira), é necessário utilizar fibra de coco, ou esfagno, que servem como substrato e apoio para o melhor desenvolvimento destas.

É importante que a cavidade feita neles seja rasa, para que não haja acúmulo de água na planta ao ser fixada.

Já para plantar em vasos, primeiro corte um pedaço de manta de drenagem (ou manta de bidim) para cobrir os furos. Coloque uma camada de argila expandida e mais um pedaço de manta de bidim, mas desta vez o bidim tem que ser um pouco maior subindo a lateral do vaso.

O bidim e a argila são importantes para garantir a drenagem do vaso,  para que a água não fique parada no fundo e apodreça as raízes. Depois, adicione a terra rica em substrato e encaixe sua plantinha no centro do vaso.

Seu crescimento é lento, por isso, paciência.

janelas