Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




adubos

Existem três tipos principais de adubos e fertilizantes disponíveis. E para não causar confusão na hora de escolher o melhor para cuidar das suas plantinhas, preparamos este conteúdo explicativo!

Vamos conhecer um pouco sobre cada um dos adubos que são mais utilizados e as suas principais características. Nossos conteúdos têm a missão de ajudar você e acabar com suas dúvidas, tornando os cuidados com a jardinagem ainda mais esclarecidos e fáceis!

Para que servem os adubos e fertilizantes?
Antes de explicar os tipos de adubos e fertilizantes, é necessário entender para que eles servem. Basicamente, sua função é oferecer e repor nutrientes no solo das plantas, flores ou qualquer tipo de cultivo e plantação.

Vamos pensar que uma planta, na natureza, tem todos os nutrientes de que precisa à disposição. Caso contrário, ela não teria sobrevivido ali onde está. Mas quando ela está em um vaso, está em um sistema “artificial”, que não repõe as vitaminas necessárias sozinho.

Por isso, os adubos e fertilizantes são tão importantes em qualquer tipo de  cultivo. O primeiro é, em geral, feito de materiais orgânicos e usado há muito tempo, já o segundo é mais moderno e não é feito de maneira natural. Os dois oferecem diversos benefícios às plantas.

Tipos de adubos
Agora você vai conhecer quais são os tipos de adubos para plantas mais utilizados e suas principais características. Confira!

adubo-organico2

Adubo orgânico
Os adubos orgânicos são feitos de qualquer tipo de resíduo, como folhas secas, restos de alimentos, esterco, gramas, etc. Seu principal ingrediente precisa ser necessariamente algo que se decomponha.

Ele ajuda a controlar a temperatura do solo, consegue absorver mais líquidos e ainda é uma grande fonte de nutrientes. Pode ser usado em todos os tipos de vasos de plantas. No final deste conteúdo, ensinaremos a fazer um adubo orgânico em casa.

adubo-mineral

Adubo mineral
O adubo mineral não tem como fonte resíduos naturais reaproveitados. Ele mistura nitrogênio, fósforo e potássio obtidos por formas industriais, que envolvem vários processos.

Não costuma ser usado para plantações pequenas ou cuidados com as plantas em vasos. Sendo assim, seu uso fica mais restrito aos grandes cultivos, como o de cana-de-açúcar.

fertilizante-organomineral

Adubo organomineral
Já deu para notar pelo nome desse adubo que ele é uma mistura dos dois tipos anteriores, não é mesmo? Ele une materiais orgânicos com os itens industrializados para equilibrar os benefícios dos dois e se tornar uma nova opção.

Ele é bastante versátil, podendo ser usado em diversos lugares, como um adubo para suculentas, orquídeas e até mesmo em cultivos maiores.

Forma do adubo para plantas
Existem os adubos e fertilizantes na forma líquida, sólida, pastilha, concentrada e granulada, sendo a primeira a mais indicada para o uso em plantas. Isso porque seu modo de uso é mais fácil e não implica tantos cuidados.

Mas você pode escolher a melhor maneira de utilizar o fertilizante no solo da sua plantinha.

As outras opções têm seu modo de uso diferenciado, e é preciso estar bastante atento na hora de comprar e de utilizar. Ler todas as instruções do fabricante é fundamental para que sua planta não corra riscos.

adubo caseiro (compostagem)

Como fazer adubo em casa
Fazer um adubo caseiro é vantajoso para seu bolso e também é uma forma de reaproveitar alguns resíduos que seriam jogados no lixo. Para produzi-lo, é necessário ter alguma fonte de origem vegetal (folhas secas, restos de alimentos) e animal (esterco). Depois, é só seguir estes passos:
* Prepare a matéria orgânica, se for cascas de frutas, por exemplo, é preciso picá-las;
* Separe um espaço e recipiente para fazer a mistura e deixá-la;
* Misture os ingredientes, com uma proporção de sete partes vegetais para três partes de origem animal;
* Deixe a mistura repousar por, pelo menos, 20 min até que fique com cheiro de terra;
* Aplique na terra de suas plantas.

Esse adubo serve para orquídeas, violetas ou qualquer planta pode ser aplicado a cada dois meses para a manutenção e reposição dos nutrientes. Consulte sempre um profissional para que ele confirme a periodicidade da aplicação para o solo do seu vaso!

Agora que você já viu todas as informações sobre adubos e fertilizantes está pronto para cuidar das suas plantinhas.

chuva-1

vasos

Na hora de criarmos nosso próprio local de cultivo, temos de escolher a melhor opção entre diversas categorias para ter plantas saudáveis. Local adequado, tipo de adubo, solo e substratos mais indicados… É difícil dar conta!

Abaixo um guia de tamanhos de vasos de plantas para te ajudar.

Escolher o melhor entre os diferentes tamanhos de vasos de plantas é fundamental para o crescimento saudável do seu cultivo. Isso porque as flores e vegetais precisam de espaço suficiente para crescer suas folhas e raízes sem ficarem amassadas. Nossas dicas vão te ajudar nessa missão.

Como escolher o vaso de planta ideal?
Para fazer a escolha do vaso correto para a sua planta, primeiro você deve saber o quanto essa planta cresce. A própria natureza e o tipo de planta podem determinar o quanto ela crescerá, no entanto, o desenvolvimento da raiz é peça fundamental no tamanho visível da planta.

Por isso a escolha de um vaso que seja do tamanho ideal para a planta é tão importante. Não só isso, como algumas plantas exigem o reenvasamento para que cheguem ao seu tamanho final.

Além dos tamanhos de vasos de plantas, o material do qual eles são feitos tem importância. Hoje em dia, existem vasos de plástico, metal, madeira, cerâmica e outras matérias-primas diversas.

O local de plantio e o tipo de cultivo são fatores que devem ser levados em consideração na hora de decidir o material ideal.

Vasos feitos de plástico, por exemplo, não são indicados para locais que recebem luz solar direta por períodos estendidos. Isso porque o material pode emitir substâncias tóxicas para a planta.

Por outro lado, vasos de cimento são recomendados para áreas externas, mas podem ser pouco práticos e seguros para plantios internos.

vasos

Os diferentes tamanhos de vasos de planta
Os tamanhos de vasos de plantas podem variar em profundidade, diâmetro, largura e formato. Hoje em dia, existem vasos para qualquer tipo de cultivo, seja em apartamentos ou em locais com um grande espaço externo.

Conheça, a seguir, diferentes plantas que se dão bem em determinados tamanhos de vasos.

vasos

Vasos pequenos
Os vasos de planta pequenos são ideais para quem não tem muito espaço para cultivar uma horta em grande escala em casa. Muito versáteis, podem ser utilizados em conjunto para fazer uma linda decoração.

Algumas plantas pequenas que podem ser plantadas neles são:
* Suculenta;
* Cactos;
* Antúrio;
* Bromélia;
* Jade;
* Espada de São Jorge.

Lembre-se: mesmo que sejam muito bonitas e deixem o ambiente mais vivo, plantas pequenas também precisam de cuidados! Por isso, não deixe de regá-las e prestar atenção às necessidades de cada uma para que elas possam crescer saudáveis.

vasos-27

Vasos médios
Partindo para cultivos um pouco maiores, um vaso de planta médio pode comportar diversos tipos de plantas e até algumas árvores de pequeno porte. Além disso, podem ser utilizados tanto em áreas internas quanto externas.

Confira algumas das plantas que podem crescer neles:
* Ráfia;
* Árvore da Felicidade;
* Limoeiro;
* Camedorea-elegante;
* Areca-bambu;
* Samambaia.

Aliadas com plantas pequenas para apartamento, essas plantas podem fazer parte de um lindo jardim vertical. Fique atento caso alguma dessas plantas de porte médio queira crescer mais do que o vaso suporta. Talvez seja necessário reenvasá-las.

vasos grandes

Vasos grandes
Seja para comportar plantas maiores ou para ser um novo lar para plantas de porte médio que cresceram demais, vasos de planta grande são decoração-chave para áreas externas.

Por isso, algumas plantas que podem ser colocados no jardim são:
* Palmeira;
* Jiboia;
* Zâmia;
* Leia-vermelha;
* Filodendro;
* Tinhorão.

Cuidado ao escolher o local onde plantas grandes irão ficar. Elas precisam ter espaço suficiente não só no vaso, mas também na área visível para que sua folhagem não cresça amassada ou torta. Algumas podem exigir apoio vertical.

trovador