Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




avenca

Avenca é um tipo de planta que é conhecida desde os tempos antigos como planta das matas, e uma curiosidade interessante sobre essa planta é que ela foi bastante cultivada em interiores

É uma planta ornamental, que faz parte do grupo das pteridófitas, herbáceas com ciclo de vida perene como as samambaias. Elas podem chegar a 30 ou 40 cm de altura, com rizomas e folhagens delicadas que agrada bastante as pessoas.

Elas são muito utilizadas na decoração de ambientes internos ou em jardineiras, suavizando onde são colocadas devido as suas folhagens. Esses tipos de planta não produzem flores, sementes e nem frutos.

Esta planta tem propriedades medicinais e pode ser ingerida via chá de avenca. Tem propriedade anti-inflamatória, diurética, antioxidante, expectorante, laxante, entre outras.

O nome científico, Adiantum, deriva do grego adiantos que significa que não se molha. Pois as gotas de chuva deslizam sobre as folhas da avenca, sem molhá-las.

O gênero Adiantum, reúne várias espécies. Algumas avencas mais conhecidas:
* Cabelo de Vênus
* Cabelo de anjo
* Avencão
* Avenca Suíça

avenca 15

Como regar a Avenca
Um fator muito importante para seu desenvolvimento a rega. Essa planta deve ser regada sempre mais com moderação, para manter o solo sempre úmido.

Não regue a ponto de deixar o solo encharcado, excesso de água pode apodrecer suas raízes.

No verão borrife suas folhas duas vezes na semana. No inverno, o ideal é que se espere o solo secar levemente antes de realizar a próxima rega.

Para saber se o solo esta seco, pressione o dedo no substrato se sair sujo é porque esta úmido, então não precisa regar, caso ao contrário regue-a.

Clima ideal para Avenca
Não deixa sua planta com temperatura abaixo de 13°C, sempre entre 13°C a 30°C em ambientes mais úmidos. Evite deixar expostas ao ar livre.

Coloque a avenca em local meio sombreado para que não receba luz solar direta, sempre meia sombra. deixá-las sempre em locais com correntes de ar fraco, ventos fortes pode danifica sua planta.

Solo e substrato
O solo ideal para avenca é aquele fértil e rico em matéria orgânica e com um vaso com boa drenagem. Algumas dicas para fazer uma boa drenagem:
* Vaso com furo
* Manta de Bidim
* Argila expandida

Você pode utilizar vaso de plástico ou de barro. Quanto ao substrato, você pode estar utilizando:
* Areia
* Terra
* Húmus de minhoca
* Casca de pino
* Fibra de coco ou substrato para orquídeas

avenca1

Mudas e plantio
Para obter muda de avenca, você pode optar por fazer a partir dos esporos ou por divisão de  touceiras.

Por esporos, você vai precisar raspar os esporos com um objeto tipo faca, com muito cuidado. Os esporos são uns pontinhos pretos quando maduros, que ficam na parte de baixo das folhas.

Os esporos irão cair sobre uma superfície (você pode colocar um papel branco) e você vai espalhá-los sobre o substrato em uma sementeira assim que terminar. Cubra a sementeira com plástico e espere germinar.

Um vaso de avenca bem cheio pode render várias mudas, outra alternativa é tirar as mudas a partir das touceiras.

Algumas dicas passo a passo da divisão por touceiras:
* Para separar as mudas, vire o vaso com cuidado e de uma batida por trás.
* Segure a planta logo acima da terra.
* Com cuidado, puxa a avenca fora do vaso.
* Segure os rizomas aglomerados e parte em dois.
* Cultive as partes de rizomas separadamente em vasos com espaço suficiente.
* Replante usando o substrato indicado.
* Regue as mudas.

Podas
A poda de limpeza deve ser feita para retirar galhos secos ou mortos.

Mantenha essa planta livre de folhas velhas e secas, cortando na base para facilitar o surgimento de novas brotações. Caso a planta adoeça, descarte para não contaminar as outras.

avenca

Pragas
Se sua planta estiver sendo atacada por algumas pragas, como :
* Pulgões
* Ácaros
* Cochonilhas

Confira as dicas abaixo para combater essas pragas:
* Evite o uso de inseticidas para combater pulgões e cochonilhas e adote a famosa calda de fumo.

* Cochonilhas aparecem raramente na avenca, elimine-os utilizando um cotonete embebido com uma mistura de álcool e água em partes iguais.

* Os ácaros poucas vezes atacam essa planta, para eliminar embeba um pincel com uma acaricida e passe nas folhas atacadas por dois ou três dias.

Atenção, não confunda as pragas com os esporos que se forma na superfície inferior das folhas, que são uns pontinhos pretos quando maduros, que ficam na parte de baixo das folhas.

avenca

Problemas e Soluções
Quando sua planta não recebe cuidados adequados, as avencas se torna suscetíveis e doentias:
* Uma folhagem ressecada pode resultar a falta de umidade ideal de sua planta, em conjunto com solo seco e ambiente abafado. Providencie água, maior umidade e ar puro para que sua planta fique viçosa.

* Se as folhas murchar, a causa é o excesso de sol direto ou falta de adubo. Mude a planta para um local sombreado e aduba a cada quinzena.

* A avenca e como a samambaia, é muito sensível à poluição, que escurece as folhas. Retire a planta da cozinha ou de ambientes poluentes.

* Mantenha sua planta ao abrigo dos ventos, ela não tolera aqueles fortes e constantes.

* Faça a adubação a cada semestre.

Lembre-se de que essas são plantas de fácil cultivo, mas que também precisam de certos cuidados para serem saudáveis.

folhas caindo_1