Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




A exuberância de suas folhas e a fácil manutenção transformou as suculentas nas queridinhas dos apaixonados por plantas.

Apesar de serem conhecidas por suas folhas carnudas e cheias de água, muitas das espécies também produzem flores coloridas em algumas épocas do ano.

A adubação, principalmente, ajuda a florescer com vigor. Vale usar adubos específicos, como húmus de minhoca ou outro composto orgânico, de três em três meses.

Como estas  plantas de sol precisam de mais cálcio do que as de sombra, vale usar casca de ovo triturada nos vasos – para deixá-las mais fortes e resistentes.

Abaixo, uma lista de algumas espécies fáceis de achar e que você pode cultivar em casa.

rosa do deserto

Rosa-do-deserto
A Adenium obesum é uma das espécies de suculentas com flores que mais chamam a atenção. Com seu caule largo em formato escultural, a flor é originária dos desertos africanos e árabes. Por isso, ela precisa de sol em abundância para se desenvolver bem.

O ideal é que esteja em um jardim ou em uma varanda em que receba de quatro a seis horas por dia de sol. Ao regar, fique atento às quantidades. A planta não pode ficar com a terra muito úmida porque a raiz pode apodrecer.

flor-da fortuna

Flor-da-fortuna
A espécie Kalanchoe blossfeldiana é resistente e fácil de cuidar. Da família das crassuláceas, ela também é chamada de calandiva e possui folhas largas, grossas e em tom de verde escuro – sendo considerada uma suculenta.

Os tons das flores agrupadas em inflorescências variam entre vermelho, laranja, amarelo, rosa, lilás e branco. Ela costuma florescer entre o final do outono e início da primavera – e seu tempo de floração é longo – o que a torna uma das melhores opções para quem quer ter a casa ou canteiros de jardim floridos.

flor de cera

Flor de cera
A Hoya carnosa é uma planta suculenta trepadeira que possui um buquê de flores em forma de estrela, que costuma abrir na primavera ou verão. Ela é uma espécie de meia-sombra, ou seja, gosta de luz difusa.

O nome popular faz referência ao aspecto das flores, que parecem de cera, e são mais espessas, por isso, ela suporta regas mais espaçadas. Uma das mais marcantes características da flor-de-cera é exalar à noite um perfume adocicado.

Flor-de-Maio

Flor-de-maio
A Schlumbergera truncata é uma suculenta com flores bastante conhecida. Apesar disso, é uma espécie que deve ser cultivada em varandas sem incidência solar direta, mas com boa luminosidade.

As flores de colorações variadas são de fácil cultivo. É importante regar de duas a quatro vezes por semana.

planta jade

Planta Jade
Com nome científico Crassula ovata, esta é uma suculenta de origem africana e também é conhecida como a planta-da-amizade.

A planta Jade possui capacidade de adaptar-se ao sol direto ou à meia-sombra, ou seja, ela pode ser usada em jardins, quintais e varandas ou até em espaços internos bem iluminados.

Como ela é capaz de armazenar água e é bem resistente, precisa de pouca rega e de pouca adubação. A floração da planta acontece do inverno à primavera, quando ela costuma dar flores brancas e miúdas.

sedum vistoso

Sedum-vistoso
Também chamado de Hylotelephium spectabile, a planta faz jus ao nome científico já que forma buquês espetaculares de flores nas cores rosa, branco ou vermelho.

Como a flor-da-fortuna, ela é da família das Crassulaceae, suculentas com flores que possuem folhas espessas e bastante verdes. Ficam bem em vasos ou jardineiras já que crescem e ficam em torno de 60 cm.

Elas devem ser expostas ao sol e, apesar de aguentarem longos períodos de estiagem, as regas devem ser periódicas. É importante não deixar os vasos encharcados para preservar as raízes.

babosa

Babosa
Uma das suculentas mais populares, a babosa ou Aloe vera, produz flores de várias cores quando ela está na fase adulta.

Durante a floração, as folhas de babosa podem ficar menos carnudas. Multiplica-se bem por separação de brotos laterais, prefere solo arenoso e não precisa de muita água.

echeveria

Echeveria
Os vários tipos de echeverias são chamados também de rosa-de-pedra já que o formato de suas folhas se assemelham a uma rosa.

Além do seu formato original, a espécie também produz uma haste floral lateral – é importante notar a localização da haste na planta já que as echeverias com haste central morrem depois de florir.

Ela precisa de sol para se desenvolver, de preferência a exposição à luz solar durante a manhã ou à tarde. É importante regar periodicamente, mas fique atento ao substrato. Como todas as suculentas, o excesso de água na raiz pode apodrecer a planta.

faucaria

Faucaria tigrina
Esta suculenta da família Aizoaceae também é chamada de boca-de-tubarão ou crocodilo. Suas folhas triangulares espessas lembram dentes.

Ela precisa de sol para se desenvolver e de pouca rega, mas é uma planta que costuma crescer de maneira bastante lenta. A faucaria tigrina dá uma flor amarela grande no seu centro, que chama bastante a atenção.

entardecer