Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Adenium

A poda de rosa do deserto é uma das grandes vilãs no cultivo dessa espécie, pois quando não feita da maneira certa pode ser fatal para a planta. Isso quer dizer que a poda feita errada pode fazer com que sua planta não volte a florescer, tenha crescimento tardio ou até mesmo morra devido à contaminação por pragas e doenças.

Por isso, muitos cultivadores se perguntam quando podar a rosa do deserto e como realizar esse procedimento da melhor forma possível. Assim, é importante destacar que a poda é indispensável para dar formato à rosa do deserto, aumentar o florescimento e assim deixá-la mais bonita.

Então, pensando em esclarecer suas dúvidas sobre o assunto, preparamos esse guia com 6 passos para podar sua adenium. Confira!

Para fazer a poda radical rosa do deserto é necessário estar em mãos dos materiais corretos, tais como:
* Alicate ou tesoura esterilizada (passar alguns minutos sobre a chama do fogo e lavar com álcool);
* Luvas de jardinagem ou de couro (protegem as mãos e evitam a irritação pela contato com a seiva da planta);
* Pó de canela (ótimo agente cicatrizante).

Separando tudo isso você está pronto para começar a poda de sua planta!

1 – Pense no objetivo para sua poda
Se você deseja fazer a poda da rosa do deserto com o intuito de limpar a sua planta, ou seja, reduzir o volume de galhos, flores e folhas, o tipo de técnica será diferente do que a poda para florescimento.

De modo geral, na poda de limpeza costuma-se podar todos os ramos e flores da planta, justamente para reduzir o tamanho da mesma. Porém, esse tipo de poda é recomendado apenas a cada 2 anos.

Já com relação a poda para a rosa do deserto florescer mais, deve-se fazer pequenos cortes nos galhos, a fim de estimular o crescimento de novas brotações.

Esse tipo de poda é recomendado frequentemente, pois ajuda a manter sua rosa do deserto mais saudável e florida.

Por isso, por ser o tipo de poda mais comum e o que mais gera dúvidas é sobre ele que mostraremos os próximos passos.

adenium

2 – Molde a sua Rosa do deserto
Agora, o que você deve fazer é pensar como podar a rosa do deserto, isto é, quais serão os ramos a tirar e o formato a fazer.

Basicamente, o ideal é fazer cortes de maneira estratégica, seja escolhendo os ramos principais ou podando para que sua planta fique com um formato mais arredondado na copa.

3 – Corte da Rosa do deserto
Escolhendo o formato da sua poda, o próximo passo é realizar efetivamente os cortes. A principal dica aqui é cortar em um ângulo de 45° acima dos nós da sua planta, pois caso não seja nesse ângulo (90°, por exemplo) sua adenium pode correr o risco de acumular água no local.

Além do mais o corte em 45° ajuda a planta a se recuperar mais rapidamente, aumentando assim a cicatrização.

Outro ponto relevante nesse passo é que muitos cultivadores têm dúvidas sobre o tamanho a cortar na hora da poda…

A recomendação é que seja cortado aproximadamente 2,5cm acima do nós da flor, pois é o local onde as ramificações se dividem.

4 – Remoção dos ramos doentes
Nem só de ramos saudáveis se faz a poda de rosa do deserto e por isso é essencial que você tome cuidado para retirar também aqueles que estão doentes. Para isso, basta verificar se não restarem ramificações podres em sua planta, ou seja, ramos com aspecto preto, amarelado ou marrom escuro.

Caso tenha ramos assim em sua planta, não existe em cortá-los, afim de manter apenas os ramos saudáveis.

Adenium-Obesum

5 – Os cuidados na área do corte
Por fim, o último passo de como podar a rosa do deserto é talvez um dos mais importantes e trata-se dos cuidados para evitar a contaminação externa.

Muitos cultivadores estão cansados de saber que o pó de canela (entre outros cicatrizantes, como o mel, por exemplo), ajuda a fechar o local do corte e assim evitar o acúmulo de água e agentes contaminantes. Entretanto, poucas pessoas sabem como fazer o procedimento na prática…

Assim, a forma correta é polvilhar bastante pó de canela sobre TODAS as áreas que foram podadas e não apenas nas raízes.

Obs.: Dicas extras de como podar a rosa do deserto:
* O ideal é podar sempre no formato de pirâmide;
* Deve-se podar todos os caules, independentemente do tamanho;
* Se estiver podando mais de uma rosa do deserto ao mesmo tempo, não se esqueça de esterilizar o material de corte entre uma poda e outra:
* Não se esqueça de adubar sua rosa do deserto após a poda, isso aumentará a absorção dos nutrientes
* Sempre corte no formato bisel (corte em diagonal), para evitar o acúmulo de água no local de corte, o que aumenta os problemas com contaminação e até mesmo podridão;
* Após a poda, é importante deixar sua rosa do deserto exposta ao sol na primeira semana.

rosa do deserto

Rosas do deserto – Quais vasos devo usar?
Um dos maiores erros dos cultivadores novatos é a escolha do vaso para rosa do deserto, podendo levar não só ao baixo desenvolvimento como a morte da planta.

Mas, qual a razão para isso? Sendo esse um dos primeiros passos no cultivo de Adenium não deveria ter maior atenção?

Bom, sabe-se que as rosas do deserto, assim como as plantas suculentas, necessitam de uma boa hidratação, entretanto, o solo jamais pode ficar encharcado.

É justamente aí que muitos cultivadores acabam sabotando suas plantinhas, já que alguns tipos de vasos para rosa do deserto podem não cumprir suas principais funções: drenar a água excedente e promover o desenvolvimento radicular.

Sendo assim, se o recipiente de plantio não tem um alto poder de drenagem, pode ocorrer das raízes da planta apodrecem, causando danos irreparáveis.

Além do mais, associado a escolha do vaso para plantio, outro erro comum é não montar as camadas drenantes dentro do mesmo.

Por isso, é preciso muito cuidado com relação ao material do vaso, seu tamanho, sua capacidade de drenagem e montagem.

Então, se você quer começar o seu cultivo de rosa do deserto com o pé direito, neste artigo iremos lhe ensinar como escolher o melhor vaso para rosa do deserto, baseado justamente nos erros mais comuns praticados. Vamos conferir?!

Vasos para Rosa do deserto
A primeira falha e talvez a mais grave da maioria dos cultivadores de rosas do deserto é com relação ao tamanho do vaso de plantio.

De modo geral, um vaso pequeno significa planta acanhada, ou seja, sem espaço e sem crescimento.

No caso da rosa do deserto em vaso isso não é diferente, pois se o recipiente não dispõe de espaço suficiente para a espécie se desenvolver, consequentemente suas raízes tendem a ficarem atrofiadas.

Com isso, infelizmente, você acaba prejudicando o seu cultivo, visto que se a planta não tem o devido suporte, fica limitada, perde estabilidade e principalmente não evolui, perdendo toda a sua beleza.

Por isso, por mais que você compre sua muda em um vaso de pequeno porte, fique atento para o replantio da rosa do deserto, que geralmente é feito assim que sua Adenium começar a brotar e crescer.

Outro indicativo que mostra que o recipiente de plantio deve ser trocado é quando o caudex da sua rosa estiver visível na borda do vaso.

Quando isso acontecer, deve-se escolher um outro vaso para plantá-la, sendo o aumento ideal de 50%, isto é, o dobro da muda.

rosadodeserto11

Tipo de vasos para Rosa do deserto
O segundo grande erro na hora da escolha do vaso de rosa do deserto é com relação ao seu material.

Há quem prefira os vasos de barro, quem goste de plantar em bacias e até mesmo aqueles que sejam adeptos ao vaso cuia para rosa do deserto.

O fato é que cada tipo de vaso terá seus pontos positivos e negativos, por exemplo, o feito de barro é barato, muito poroso (ajuda na respiração da raiz da planta), contudo é mais suscetível ao aparecimento de musgos.

Sendo assim, a coisa mais importante que você deve considerar nisso é a capacidade de drenagem, tanto para não deixar sua planta encharcada quanto seca.

Dizemos isso, pois há um mito entre os cultivadores sobre o excesso de água nessa planta, porém o contrário também acontece e é mais comum do que imaginamos.

Pela espécie Adenium ser oriunda de uma região desértica, trata-se de uma planta que suporta bastante a ação de ventos, como também tem uma excelente capacidade de reservar água.

Por essa razão, as rosas do deserto necessitam de bastante água para se desenvolverem, mas suas regas devem ser espaçadas, evitando que o solo de cultivo fique encharcado e leve à podridão.

E o vaso para rosa do deserto deve pensar nesse equilíbrio, isto é, deve ser um recipiente que retenha uma certa umidade no substrato, mas ao mesmo tempo precisa ter boa drenagem.

Além disso, recomenda-se optar por um recipiente para plantar sua rosa que tenha a boca larga, para que assim suas raízes se expandam para os lados, o que favorece o desenvolvimento de um lindo caudex.

rosa-do-deserto

Montagem do vaso para Rosa do deserto
Por último, mas não menos importante temos um fator e tanto sobre os vasos para rosas do deserto, que é com relação a sua montagem.

Grande parte dos cultivadores se preocupa com o melhor substrato para Rosa do deserto, mas acaba por se esquecer de forrar o fundo do vaso de plantio…

Por mais que pareça bobagem, os cultivadores novatos cometem e muito esse erro, ocasionando o péssimo desenvolvimento da planta.

Então, a dica é fazer uma boa montagem dentro do vaso para plantar rosa do deserto.

A primeira coisa nesse sentido é forrar o fundo do recipiente, seja com uma tela, um pedaço de TNT ou um plástico com furos.

Após, a outra camada deve ser com algumas pedras ou pedaços de argila, para que a água da rega não se acumule no fundo do vaso.

Isso impedirá que as raízes da planta escapem através dos furos no fundo do vaso e fiquem bem hidratadas, pois afinal se a raiz não estiver em contato com o substrato úmido, não receberá os nutrientes necessários para seu desenvolvimento e floração.

Outro fator importante na montagem é manter uma boa capacidade de drenagem, considerando que estamos falando de uma planta habituada ao clima semiárido e com temperaturas elevadas.

Por isso, certifique-se de que seu vaso para rosa do deserto possui uma camada drenante, capaz de conter a terra e assim impedir que no momento da rega essa terra entupa os furos no fim do vaso, evitando que o excesso de água escoe.

Bom, esses são as três falhas mais comuns na hora de escolher o vaso adequado para plantar uma espécie de rosa do deserto e espero que após esse alerta você não cometa esses mesmos erros!

A seguir, fizemos um breve resumo do que foi mencionado neste material, porém agora com as dicas para o melhor vaso para rosa do deserto! Confira!

Dicas Para Escolher o vaso ideal para Rosas do deserto
* Escolher um vaso para rosa do deserto raso, mas com largura, para que suas raízes tendam a se desenvolver para os lados e não para o fundo do recipiente;
* O tamanho ideal do vaso é ser o dobro da planta, que no caso das rosas do deserto os de tamanho médio satisfaz as necessidades da maioria das espécies de Adenium;
* Nunca plantar a rosa do deserto diretamente no vaso, pois suas raízes podem entrar pelos buracos do fundo (sair do vaso) e assim não ficarão nutridas.

florlago

    janela-flor

    azaleia-rhododendron

    Uma das principais características da Azaleia é a resistência, por isso floresce em épocas mais frias, quando é mais difícil de encontrar outras plantas floridas. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados para que ela se mantenha forte e bem nutrida.

    Fora de casa
    O melhor local para manter uma Azaleia é fora de casa. Como ela é bem resistente, não é necessário protegê-la do sol, mas a planta se dá melhor em ambientes com temperaturas mais amenas.

    As Azaleias quando plantadas em lugares externos, elas podem crescer e se tornarem lindos arbustos floridos O solo deve ser ácido (ou seja com pH entre 5,5 e 6). Além disso, deve ser bem drenado, por isso uma parte do solo deve conter areia para ajudar na variação de umidade.

    As cores mais comuns de Azaleias são: rosa, branca, vermelho e tons mesclados,
    O solo também deve ser composto de matéria orgânica Já a adubação pode ser feita em qualquer período, menos na época de floração.

    Depois que as flores começarem a murchar, você pode usar fertilizantes que ajudem a manter o solo ácido.

    azaleia

    Rega
    Se você acabou de plantar a Azaleia, antes do desenvolvimento da muda, é necessário regá-la em dias alternados, depois a rega pode passar a ser menos frequente. Fique atento para os períodos de pouca chuva, para mantê-la bem hidratada.

    O truque é se atentar a molhar a folhas (além do solo), já que é dessa forma que a planta absorve a água.

    O melhor período para rega é na parte da manhã, já que dá um tempo para que a Azaleia absorva a água e que o Sol seque o restante. Evite regas à noite, pois pode causar a aparição de fungos.

    A Azaleia gosta de solo úmido, mas você deve tomar cuidado para nunca encharcá-lo. Por isso, prefira instalá-las em vasos que contenham furos no fundo para evitar o excesso de água.

    azaleia

    Poda
    A poda é importante para fortalecer a Azaleia e a ajude a florescer. Por isso, após o florescimento, corte os ramos de acordo com o tamanho e forma desejada. Na época mais florida, como a primavera, pode os ramos secos e as flores murchas para estimular a abertura de novas flores.

    Em ambientes internos Como em locais externos, dentro de casa o solo da Azaleia também deve ser ácido e bem drenado.

    Enquanto a muda estiver em processo de desenvolvimento, aplique, a cada duas semanas, um fertilizante que seja rico em potássio. A Azaleia deve se instalar em um local bem iluminado, com temperatura amena e ambiente úmido.

    Para manter a umidade, você pode utilizar um umidificador ou instalar um pratinho com pedras molhadas no fundo do vaso.

    Depois de ter florescido, o mais recomendado é mudar o vaso de Azaleia para a parte mais fria da casa, assim ela se prepara naturalmente para florescer na primavera.

    A poda só precisa ser feita depois da época de floração. Você deve cortar (preferencialmente em um ângulo de 45°) o caule um pouco acima da junção com o tronco da planta.

    O tamanho da Azaleia pode ser feita de acordo com o que você preferir. A Azaleia também e comumente plantada nos tradicionais bonsais (técnica de plantio de jardim japonês).

    Um bonsai feito de Azaleia necessita alguns cuidados bem semelhantes ao ter essa planta em um jardim ou em um vaso comum.

    O primeiro passo é manter o solo ácido. Além disso, ela deve ser instalada em um local que não muito escuro, mas também que não receba luz do Sol diretamente. Ela precisa ficar em um local úmido com temperatura amena.

    A rega deve ser feita constantemente (evitando encharcar o solo) já que as raízes secam rapidamente.

    barco1