Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




begonia

Para os amantes de lindas flores e folhagens, existe uma espécie em particular que não pode faltar em sua casa: a Begônia. E se você se interessa pelas plantas desse gênero, encontrou o lugar certo para aprender como cuidar de begônia e conhecer mais sobre essa planta super famosa.

O que são Begônias?
O nome Begônia é dado a diversas espécies de plantas que fazem parte da família Begoniaceae, do gênero Begônia. As flores e folhagens das Begônias são muito bonitas e podem ser cultivadas dentro de casa ou em áreas externas.

Elas são originárias da América tropical, o que significa, que podem ser cultivadas com tranquilidade no Brasil. Entretanto, essa espécie tem mais facilidade de florescer em climas amenos, como no sul do país.

Tipos de Begônias
As begônias tuberosas são as mais famosas dentro de um grupo de mais de mil espécies. Além delas, outros tipos que também são bastante conhecidos são:

begonia-rex
Rex: possui folhas coloridas, gosta de sombra, umidade, clima quente e precisa de solo fértil. Pode ser cultivada em jardineiras, árvores ou vasos.

begonia-metalica

Metálica (Begonia aconitifolia): nativa do Brasil, essa Begônia tem folhas grossas e recortadas. Sua principal característica é o tom de verde com pontos prateados.

metálica

Venosa: essa planta de fácil cultivo pode ser encontrada em lugares úmidos e com sombra. Ela é uma espécie vertical, com folhas redondas e espessas.

begonia negra

Negra (Chrysothemis pulchella): uma planta cuja principal característica são as folhas escuras em cima e mais claras embaixo. Tem aparência aveludada e prefere climas mais quentes

begonia-cerosa-

Cerosa (Begonia-semperflorens): esse tipo de begônia pode ser cultivado em jardins, vasos e jardineiras. Suas folhas são espessas e aveludadas e possui flores delicadas. Precisa de luz solar.

Begonia ulmifolia

Ulmifolia: essas begônias são originárias da Colômbia e Venezuela, por isso gostam de um clima tropical e florescem no verão.

Como Cuidar de Begônia
Uma das primeiras coisas que você deve saber sobre como cuidar de begônia é aprender que essa planta gosta de um clima tropical.

Elas não se desenvolvem tão bem quando expostas ao sol e chuva fortes, portanto também não gostam de mudanças grandes de clima e muita água. Além disso, preferem uma temperatura entre 20 e 28ºC.

Com relação a rega, é importante lembrar que as begônias não gostam de muita água. Portanto, o ideal é dar água a elas de quatro em quatro dias. Dessa forma elas nunca estarão encharcadas, mas a terra continuará úmida.

Para manter sua flor sempre bonita, é importante lembrar de nunca molhar as folhas e flores, apenas o solo. Uma dica bacana para saber a quantidade de água certa para sua begônia é regá-la até começar a sair água pelos buracos de drenagem do vaso.

Além disso, só coloque água na terra quando o solo estiver seco. Se ele ficar empapado, pode prejudicar sua planta.

begonia

Qual o espaço ideal?
Você pode cultivar begônias dentro de casa ou no jardim, mas ambos os casos exigem alguns cuidados específicos. Se a sua ideal for ter uma planta dessa espécie dentro de casa é importante escolher o vaso certo para ela.

Ele deve ter o mesmo tamanho da sua muda, pois se for muito grande, pode acabar recebendo terra demais, sufocando a begônia.

Outra dica interessante é manter elas em um local que receba luz solar. Falando em temperatura, essa espécie não lida muito bem com o frio. Por isso, elas devem ficar em um local que não fique abaixo de 13ºC.

Mas se você for plantar suas begônias no jardim, obviamente a primeira dica é escolher bem o local onde vai colocá-la. O ideal é que elas sempre recebem luz pela manhã ou no final da tarde.

Também tome cuidado com as geadas e ventos excessivos, já que muitas delas possuem caules frágeis.

Em que ambiente cultivá-la?
Como existem vários tipos de Begônias, também existem vários ambientes para plantá-las. Você pode, por exemplo, usar as tuberosas para enfeitar cestos ou utilizar as espécies que possuem raízes fibrosas para montar lindos canteiros.

Elas também ficam lindas em vasos suspensos e se dão bem com outras plantas. Montagem com begônias plantadas em vasos e canteiros.

Qual o tipo de solo ideal?
Se você quer saber como cuidar de begônia não pode esquecer a dica a seguir: elas precisam de solo fértil, rico em nutrientes, por isso uma boa dica nesses casos é utilizar musgo de turfa ou compostagem. Uma receita básica para esses casos é juntar 2/3 de turfa para cada 1/3 de mistura para vasos.

Fertilizantes
Como essa planta gosta de muitos nutrientes, é importante fertilizar suas begônias. O ideal é utilizar um produto equilibrado, neutro e de liberação lenta. Não esqueça de realizar essa aplicação pelo menos a cada três meses e é claro, sempre siga as instruções da embalagem.

begonia

Quando ela começa a florescer?
Um dos motivos que torna as begônias tão populares é o seu florescimento. Isso porque a planta pode receber flores o ano inteiro. E elas aparecem geralmente após três ou quatro meses de plantio. Begônias vermelhas e amarelas.

Outros cuidados
Outros cuidados devem ser levados em consideração para você aprender tudo sobre como cuidar de begônia. Um dos principais é com relação às pragas. As mais comuns nesse caso são as tripes e pulgões.

Para evitar elas, uma dica caseira é utilizar uma mistura de 10 litros de água quente para cada 100 gramas de alho e 100 gramas de cebola. Além das pragas, outra inimiga das begônias são as doenças.

Uma das que mais afetam essa espécie é o mofo cinzento. Ele pode danificar as flores, brotos e folhas da planta, deixando manchas brancas por toda sua extensão.

Contra esse ataque, você pode pulverizar sua begônia com uma mistura de 2 gramas de sulfato de cobra, com uma solução de 20 gramas de sabão para cada litro de água.

Se o caso for extremo, aplique um fungicida. Montagem com três tipos de folhagens diferentes de begônia.

Outra questão que deve ser levada em consideração para saber como cuidar de begônia é a poda. De quatro em quatro meses você pode cortar suas mudas, para garantir que elas continuem crescendo fortes e saudáveis.

Entretanto, nunca deixe-a menor do que 7,6 cm e só realize o corte se não houver previsões de geada. Lembre-se que a poda não é muito comum, pois pode deixar sua begônia suscetível a pragas. Portanto, o mais aconselhável é fazer um replantio de área.

begonia

Como plantar Begônia
* Escolha um vaso com furos de drenagem no fundo. (Se escolher plantar no jardim, siga as dicas de locais ideais citados anteriormente);
* Para preparar o solo, você pode utilizar 2/5 de turfa, 2/5 de casca de pinheiro e 1/5 de areia de rio;
* Coloque a muda ou as sementes no centro do vaso e cubra com uma fina camada de solo;
* Deixe o vaso em um local que receba luz durante a manhã ou no final da tarde;
* Siga todas as instruções citadas anteriormente. Agora sim você já sabe tudo o precisa para cuidar bem de suas begônias.

pétalas ao vento