Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




rosa do deserto

Se você é um amante ou cultivador destas plantas, com certeza já sentiu vontade de mudar o vaso da sua Rosa do deserto. Os motivos para isso são inúmeros. A sua planta pode crescer demais e ficar desproporcional, por exemplo.

Ou ainda, você pode simplesmente encontrar um vaso lindo, que combine muito melhor com a sua Rosa do deserto.

Independente do motivo, quando surge à vontade ou necessidade de mudar o vaso da planta, a maioria das pessoas fica perdida e com dúvidas.

1º passo: Escolha do vaso
A escolha do vaso é um passo importantíssimo quando falamos em como mudar o vaso da sua Rosa do deserto.

Muitos cultivadores preferem os vasos de plástico, embora isso não seja de fato uma regra.

Os vasos devem possuir a “boca” mais larga e o fundo raso, com furos, para permitir o escoamento da água da rega.

É interessante que os vasos não sejam fundos, porque isso favorece o acúmulo de umidade, o que pode causar o apodrecimento das raízes.

2º passo: Montagem do vaso
Para montar o vaso, é importante a escolha de um substrato de qualidade. É recomendado comprar o substrato pronto, em floriculturas ou casas de jardinagem.

O substrato pronto é esterilizado, e possui a mistura adequada pra promover uma boa drenagem no vaso e uma boa nutrição para a sua planta.

Uma vez de posse o substrato, preencha dois terços do vaso com o mesmo, e vamos para o próximo passo.

rosa-do-deserto

3º passo: Mudança da planta:
Agora é a parte em que vamos de fato mudar o vaso da sua Rosa do deserto. Considerando que você está apenas mudando a planta de vaso, ao retirá-la do vaso antigo, a mesma sairá com um torrão de substrato e raízes.

Nesta situação, basta acomodar a sua Rosa do deserto, sem quebrar o torrão, sobre o substrato, dentro do vaso que você acabou de montar, deixando-a bem centralizada.

Feito isso, você irá preencher o restante do vaso com substrato. Deixando a sua Rosa do deserto plantada de fato.

Você irá notar que o torrão de substrato antigo ficou acima da borda do vaso.

Esta é a intenção! Agora, você irá quebrar as bordas deste torrão, deixando um pequeno “morro” da base da planta para a borda do vaso.

Assim, você irá evitar o acúmulo de água no vaso, que favorece o apodrecimento das raízes.

4° Passo: Corte das raízes
Raízes a serem cortadas no processo. Para terminar de mudar o vaso a sua Rosa do deserto, você irá cortar as raízes que ficaram expostas, acima do substrato.

Esse passo é importante para melhorar a estética da sua Rosa do deserto recém replantada.

Então, de posse de um estilete ou tesoura esterilizada, corte as raízes expostas na base da planta, pulverizando canela em pó nos ferimentos, para uma boa cicatrização.

rosadodeserto

5º passo: Acabamento
Este é o último passo a ser seguido para mudar o vaso da sua Rosa do deserto, e também o mais simples de todos.

Seguidos os passos anteriores, adicione uma camada de pedrisco sobre o substrato do seu vaso de Rosa do deserto.

Isso irá melhorar a infiltração da água e dificultar o surgimento de plantas daninhas que podem roubar os nutrientes da sua planta.

gaivotas

horta

Se você tem ou pretende cultivar uma horta caseira, legitimamente orgânica, mas ainda está em dúvida sobre como deixar a terra rica em nutrientes, vai gostar de saber que é possível fazer adubo com os restos de alimentos gerados em sua residência.

A compostagem, método de decomposição da matéria para obtenção de fertilizante natural, pode ser feita a partir de cascas de frutas, legumes, ovos, restos de vegetais, folhas secas, entre outros.

Pode ser uma alternativa prática e barata para quem busca nutrir o solo de forma saudável, ou seja, sem a adição de compostos químicos ou adubo de origem animal.

O que é preciso fazer para produzir adubo orgânico?
Para preparar uma composteira, selecione dois recipientes: um para colocar matéria orgânica e o outro para recolher o “chorume” gerado por ela.

Como o objetivo é colaborar com o meio ambiente, a dica é reutilizar objetos como baldes, potes de sorvete, latas de tintas, etc.

Em seguida, faça vários furos no fundo do recipiente que vai abrigar os restos de alimentos para que haja a entrada de oxigênio e facilite a saída do líquido eliminado pela decomposição. Embaixo deste pote, deve haver outro que vai ficar responsável por armazenar o chorume.

Mesmo que o método seja simples, existem algumas técnicas que aceleram o processo de degradação dos alimentos.

Fazer a compostagem não é só colocar o lixo orgânico de qualquer jeito: o segredo está na sobreposição dos resíduos que são responsáveis por agilizar a decomposição.

Portanto, para virar adubo, o material orgânico precisa ser montado em camadas. A primeira delas deverá ser feita com serragem e terra, pois estes elementos possuem fungos e bactérias, que ficarão responsáveis por atuar no processo de degradação dos resíduos.

Depois disso, basta colocar os restos de alimentos por cima e intercalar com uma camada de material seco, como folhas moídas. É importante que a última camada (que vai ficar exposta) seja sempre seca para evitar mau cheiro.

Uma boa alternativa para combater os odores é colocar cal virgem por cima. A estrutura deve permanecer aberta para o composto respirar.

adubo orgânico

Quanto tempo o adubo orgânico leva até ficar pronto?
Depois de montada, é hora de dar tempo ao tempo. A primeira fase é de decomposição, que dura cerca de 20 dias.

Após esse período, a matéria orgânica deve ser mexida para que haja entrada de oxigênio na mistura.

Essas “mexidas” devem ser feitas sempre com o uso de luvas e com auxílio de um “garfo de jardim”.

Vale lembrar que não é recomendável inserir resíduos diariamente na composteira. O ideal é acrescentar a cada 15 dias. Nesse intervalo, guarde os restos dos alimentos na geladeira, dentro de um pote fechado.

O adubo orgânico pode levar de dois a três meses para ficar pronto, mas tudo vai depender da quantidade de lixo utilizado. Para saber se a mistura está pronta para uso, preste atenção no cheiro, na textura, na temperatura e na cor.

O fertilizante natural tem cheiro de terra e não suja a mão. Ele não pode estar quente e deve ter a coloração marrom escuro.

chuvinha-66