Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




crassula ovata

O Crassula Ovata é um arbusto grande, bem ramificado, compacto e arredondado, de até 6 pés (1,8 m) de altura.

Tem folhas brilhantes, cinza-esverdeadas e suculentas, e cabeças arredondadas de flores brancas a rosas em formato de estrela que aparecem no início da primavera.

Os galhos são suculentos, cinza-esverdeados e, nos espécimes mais antigos, a casca descasca em faixas horizontais acastanhadas.

As folhas têm até 5 cm)de comprimento e até 3,8 cm de largura, em forma de ovo a elíptica e muitas vezes com uma margem vermelha e um final um pouco pontudo. Eles estão em pares opostos.

Fácil de cultivar em recipiente, melhor em pleno sol, mas que tolera parte solar. Precisa de solo bem drenado com pH neutro.

Os fatores mais importantes a considerar ao cultivar Plantas de Jade são água, luz, temperatura e fertilizante.

planta jade

Como fazer florescer
Primeiramente, ela precisa ser uma planta adulta de cerca de 10 anos. Entretanto, em nosso país ela raramente floresce. Como é uma planta da África do Sul, ela precisa de clima temperado, precisando de sol para florir, mas também de outono e inverno de verdade para tal.

Pelas pesquisas que fiz em uma página de plantas, as pessoas que falavam que teve sua planta florescendo eram do sul do país ou de cidades do interior de São Paulo, onde o clima é definido, como tendo o inverno mais rigoroso.

Caso o clima da sua cidade, não seja como esses locais, há como você simular o ambiente ideal, desde que, a planta esteja em um vaso.

Simule o ambiente ideal
No começo do outono, coloque no local mais frio do seu quintal ou casa. No inverno ela irá precisar de um clima em média de 13ºC (mas evite expô-la abaixo de 10ºC) para um “descanso”, e para estimular a floração.

Precisará também de dias mais curtos, nesse período. A planta precisará de, no mínimo, 12 horas de escuridão total a noite (Pode usar panos pretos para ajudar a simular dias mais curtos, mas cuidado para não ser tecido pesado que quebre a planta). Nesse período, diminua drasticamente as regas.

Nos últimos dias de inverno, pode colocá-la para fora e recebendo o clima normalmente. No final do inverno até o começo da primavera, ela começará a florescer.

Observação: não adube no outono e inverno e ao voltar a planta para área externa, coloque aos poucos, para não sentir tanto a mudança e também para não queimar as folhas.

Poda
Para sua planta crescer e ficar como um bonsai, sempre pode as folhas e galhos, para que não nasçam espalhados e fique com a forma de uma árvore em miniatura. Sempre que um galho começar a crescer, conte dois nós e corte a cima.

jade

Propagação
A planta pode ser propagada a partir de estacas do caule e folhas.
Por folhas -  destaque a folha bem rente ao galho e sem quebrar. Coloque em cima da terra úmida e deixe enraizar.

Por estacas - as estacas quando cortadas, devem ser deixadas para secar por pelo menos dois dias. Após, plante em um solo próprio para suculentas.

Ambos os casos – no começo ela precisará de mais água que uma planta adulta, mas após ter, pelo menos 6 folhas, já pode diminuir  a rega. Evitar exposição ao sol quando estiver propagando, mas assim como a planta adulta, precisa de luz para crescer.

crassula ovata

Pragas comuns
Fungos –
Cuidado com excesso de água, a umidade pode provocar fungos na planta e a perda de folhas e até a morte.

Cochonilhas – Nesse caso, sempre que aparecer alguma, trate de limpar o mais rápido possível com um cotonete embebecido de álcool isopropílico e água. Caso ocorra infestação e não seja removida a tempo, a planta pode ter sua seiva totalmente sugada e morrer.

janela-flor