Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




orquídea do samurai

Quem vê essa pequena orquídea com folhas em forma de leque e flores perfumadas de 2 cm não entende a origem de seu nome popular.

É preciso remontar ao Japão antigo, da época dos samurais, para entender os altos riscos que envolviam coletar uma Neofinetia falcata de uma das selvagens ilhas locais.

Ir até o berço dessas plantas fazia parte do treinamento dos guerreiros bushido, a elite dos lutadores japoneses, que demonstravam coragem e valentia ao enfrentar mares bravios, escalar montanhas escorregadias, avançar em meio ao vento e ao frio para simplesmente buscar uma dessas orquídeas – e fazê-la chegar intacta à viagem de volta.

A orquídea-samurai saiu do Japão para o mundo
Graças às modernas técnicas de produção de plantas, não é mais preciso arriscar a vida (ou a carteira) para ter em casa uma dessas diminutas flores brancas – a orquídea-samurai é facilmente encontrada até mesmo pela internet, a preços bem camaradas.

Seu cultivo, no entanto, continua exigindo algum conhecimento em jardinagem, já que a planta requer ambiente com bastante luz, mas não sol direto, e boa umidade nas raízes, especialmente no período de crescimento dos brotos.

Prefira cultivá-la em esfagno, um musgo que ajuda a reter a água. Só regue novamente quando a superfície do substrato estiver ligeiramente seca, para evitar que as raízes fiquem constantemente molhadas. Para ter uma florada abundante, diminua a água e a o adubo durante o inverno.

orquídea-samurai

Orquídea-samurai lembra uma miniatura da orquídea-cometa
A floração acontece várias vezes ao ano, em especial no outono e no verão. A planta tem cultivo semelhante ao de Vanda e Ascocenda, com crescimento vertical e mudas surgindo de ramificações laterais.

luar

Seu “rabinho” com néctar lembra o da orquídea-cometa, atraindo mariposas e outros polinizadores de hábitos noturnos.