Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Aeoniums

As suculentas são um dos tipos de planta mais populares no Brasil. Isso porque, além da bela aparência, elas se adaptam bem em qualquer tipo de ambiente, tanto externos quanto internos, desde que recebam uma boa iluminação.

Fáceis de cuidar, as “favoritinhas” demandam menos tempo de manutenção em comparação a outras  espécies.

No entanto, isso não significa que elas podem ficar sem atenção e esquecidas em qualquer canto da casa. Esse é um dos mitos acerca do cultivo e cuidados das suculentas. Veja a seguir cinco dicas para encher o seu lar de verde.

1. Posso colocar no canto da sala ou na prateleira do banheiro?
As suculentas preferem e adoram sol pleno e luz direta. Dessa forma, o melhor lugar para posicioná-las é perto da janela, na varanda ou no jardim.  Sombra e luz indireta não são as situações recomendadas para elas crescerem saudáveis e felizes.

Kalanchoe delagoensis - Mãe de Milhares

2. Posso regar uma vez por semana?
A frequência certa para as regas vai variar de acordo com a planta que você tem em casa. É preciso ter muita atenção: antes de regar, enfie a ponta do dedo na terra para checar a umidade. Se estiver úmida, não molhe.

Vale lembrar que a própria folha da espécie possui muita água e, por isso, é importante seguir essa dica.

3. Posso usar pulverizador para regar?
Embora muitas pessoas utilizem o pulverizador, ele é o instrumento menos recomendado para regar as suculentas.

A explicação para isso é que ele espalha água em cima das folhas da planta, o que pode causar o surgimento de fungos e, consequentemente, o apodrecimento da suculenta. A melhor forma de fazer a rega é usando uma seringa ou regador de bico fino na terra.

4. Basta ter muita luz e pouca água?
Segundo a especialista, plantas que ficam muito tempo no sol necessitam de cálcio. Por isso, o ideal é realizar a adubação com a substância, acompanhada dos cuidados já mencionados.

Uma dica é usar a casca do ovo, rica em cálcio, como adubo. Triture-a no liquidificador e coloque os pedaços em volta da planta, ou enterre-os no vaso.

rabo-de-burro-6

5. Como posso fazer uma muda?
Retire as folhas de uma espécie e coloque-as na superfície de uma bandeja ou pote com areia umedecida.

Excepcionalmente nesta etapa, a folha da planta deve ser pulverizada. Em algumas semanas, surgem as primeiras raízes e, então, basta repetir o processo em um vaso com substrato.

Transporte a muda apoiando-a na terra, sem enterrá-la. Em breve, a nova suculenta irá se desenvolver naturalmente.

A técnica é válida para a maioria das espécies, enquanto o restante se reproduz por batatinhas, caules ou divisão de touceira.

janela-neve