Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Colar De Perolas - Senecio Rowleyanus

Muitas pessoas gostam de suculentas porque são plantas de baixa manutenção, mas pequenos descuidos podem acabar matando-as. Saiba quais os erros mais frequentes no cultivo

Ótimas opções para decorar ambientes, as suculentas podem ser colocadas em janelas, mesas, prateleiras e em muitos outros lugares. É a planta ideal para quem quer ter um verde em casa sem ter muito trabalho.

Elas são lembradas, geralmente, pela pouca quantidade de água que exigem e textura peculiar das folhas, que são mais grossas porque armazenam líquidos.

Mas não se engane: como qualquer outro tipo de  planta, não deixam de precisar de cuidados específicos para não morrerem ou apodrecerem, e é nisto que pode haver desatenção.

Aqui vão alguns erros que talvez você esteja cometendo ao cuidar das suas suculentas.

echeveria elegans
Regar muitas vezes
As raízes das suculentas gostam de pouca água, então as regue uma vez por semana no verão, e no inverno duas vezes ao mês, no máximo. Evite que seja nas folhas, pois podem apodrecer.

Mesmo com a pausa de dias, se a terra estiver úmida, não molhe. Lembre-se de que são plantas de áreas áridas, ou seja, estão acostumadas com pouca umidade.

Deixá-las em locais sem luminosidade
Mesmo que a espécie possa viver na área interna de casa, no geral, elas precisam de uma mínima luminosidade direta, já que luz é a maior fonte de vida para as suculentas,

Se a pessoa que a cultiva mora em apartamento ou em algum local que tenha pouca claridade, é bom sempre deixar as plantas em janelas. Não sobreviverão em lavabos, por exemplo.

rosa-de-pedra (echeveria elegans)

3. Não preparar e adubar a terra
A suculenta não é diferente do que já se sabe sobre plantas: ela também precisa de um bom solo para se estabelecer e ser saudável. É importante que o vaso tenha furo embaixo. Lembre-se de que ela não gosta de terra molhada.

Além disso, o que muita gente se esquece de fazer, que é adicionar nutrientes a cada três meses. Uma excelente opção de adubo caseiro é triturar casca de ovo no liquidificador. O cálcio vai deixar as folhas e caules mais resistentes.

Esquecer de podar
As suculentas não são plantas que precisam necessariamente de poda, mas se você se recordar de retirar as folhas mortas – ou que estejam morrendo –, elas terão a chance de crescer mais vividamente e sem apertos no local.

Elas têm como fluxo de crescimento o espaço disponível no vaso, ou seja, quando mantidas em recipientes pequenos demais, permanecem minúsculas.

passarinho_1