Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




planta incenso

A Planta-incenso é uma herbácea, pertence à família Lamiaceae, nativa da Índia, perene, de crescimento rápido, muito ramificada, baixa altura (15-25 cm), com folhagem densa e ornamental.

Folhas pequenas, com 2-3 cm de comprimento, verdes com bordas brancas, ligeiramente dentadas, em longos ramos flexíveis com características para cultivo como pendente ou rasteira.

Inflorescências tipo espiga, eretas e terminais. As flores são pequenas, lilás pálidas ou brancas e não possuem valor ornamental.

Em jardins é usada para forração de solo e também é cultivada em vasos e jardineiras como planta pendente.

planta-incienso

Cuidados com Planta-incenso
É tolerante a baixas temperaturas, não sendo indicada para regiões tropicais. Deve ser cultivada a meia sombra.

Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e com boa drenagem. As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.

Quando estabelecida tolera um leve período de seca. Mesmo quando a planta inteira murcha, ela geralmente se recupera rapidamente quando regada novamente.

Usar na primavera-verão um fertilizante líquido 10-10-10 a cada dois meses, seguindo a orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar a queima das raízes.

A partir do momento em que as plantas estiverem com alguns centímetros de altura, belisque os brotos apicais quando começarem a se alongar. Isso incentiva um bom hábito de ramificação e um crescimento mais espesso.

Uma poda ocasional mantém a planta mais cheia e compacta.

planta incenso

Propagação
Sua multiplicação é feita facilmente por divisão das plantas entouceiradas e por estacas.

Corte algumas hastes na primavera, plante em um vaso com substrato à base de turfa e areia em partes iguais e regue. Se tudo correr bem, as estacas enraízam em cerca de duas semanas.

luar

.

Acalypha-Wilkesiana

A acalifa vermelha é um dos arbustos mais coloridos e belos do mundo. É tão ornamental que decora com perfeição qualquer tipo de jardim, podendo ser cultivada em vasos na varanda ou compondo lindas cercas vivas no jardim.

Conheça a origem e características da Acalifa
O gênero acalypha é um dos membros da família Euphorbiaceae, que é um tesouro de plantas ornamentais para os paisagistas ― a mesma família da poinsétia, cróton, macrandra e adelia, entre outros.

Esse gênero inclui cerca de 400 espécies originárias de várias regiões do globo caracterizadas por um clima tropical e subtropical.

A acalifa é uma planta nativa dos trópicos do sudeste asiático. É um arbusto lenhoso e perene, o que significa que você pode tê-la enfeitando sua casa por longos anos. Suas folhas são grandes e de cores que vão do verde ao vermelho intenso.

Para que fique bonita é importante que seja colocada em uma área bem iluminada, mas o excesso de sol pode queimar suas folhas.

acalypha

Como cuidar da Acalifa
A espécie de acalifa com a qual tenho familiaridade é a vermelha, ou Acalypha Wilkesiana. Mantenha a planta em pleno sol com duas ou três regas semanais e ela fica linda.

Quanto mais sol recebe, mais vermelhas ficam as folhas. Quando plantada no chão, as folhas ficam maiores que as mantidas em vasos, e ela se desenvolve bem mais rápido.

O substrato ou solo do jardim deve ser rico em matéria orgânica e muito bem drenado, para que as raízes não apodreçam. Quando estiver em vasos, garanta que a água não se acumule no prato e o excesso seja eliminado logo após a rega.

E por falar em irrigação, ela precisa ser frequente no verão: duas ou três vezes por semana quando mantida em vaso. No entanto, nas estações mais frias, reduza a rega a uma ou no máximo duas vezes por semana.

Do início da primavera ao final do verão é necessário fertilizá-la com adubos tradicionais para as plantas ou com fertilizantes orgânicos e caseiros.

A planta não adoece facilmente, mas as cochonilhas a amam e se acumulam na parte de baixo das folhas, sugando sua energia. É preciso inspecioná-la semanalmente, a fim de evitar uma infestação.

Acalypha Wilkesiana

Reprodução da Acalifa
As mudas podem ser feitas por estaquia ― corte um galho com cerca de 15cm, retire as folhas da metade inferior coloque para enraizar em vasinhos individuais com substrato novo.

Em seguida, deixe na sombra até que novas folhas começam a surgir. A adubação é feita com NPK 10-10-10.

flores (2)