Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Asystasia gangetica

Asystasia gangetica é uma espécie de planta da família Acanthaceae. É comumente conhecida como o violeta-chinês, coromandel. Na África do Sul esta planta pode simplesmente ser chamada de asystasia.

A coromandel é uma planta herbácea (plantas de caule macio e não lenhosos, que normalmente se desenvolvem de forma rasteira e podem chegar a ter um crescimento em formato arbustivo) que apresenta um crescimento de maneira muito ligeira e rápida, devido a essa característica a coromandel é considerada como uma planta tipo erva daninha (plantas que crescem de forma espontânea e indesejada) em muitos locais do mundo.

A coromandel é popularmente conhecida como asistásia (principalmente na África do Sul), violeta-chinesa e asistásia-branca.

Apesar de apresentar uma estrutura frágil, a coromandel é bastante resistente, se caracterizando por ter um ciclo de vida perene.

Ela é uma planta que pertence à família das Acanthaceae (são plantas Angiospérmicas – plantas que apresentam flores) e tem sua origem inicial no continente asiático, principalmente nos países da Índia e da Malásia.

Apesar de oriunda do continente asiático, a coromandel está espalhada por todo o planeta, sendo encontrada em todos os continentes, principalmente nas regiões de clima tropical. É uma planta plenamente adaptável aos locais de clima tropical, no entanto ela também se adapta com facilidade aos locais que vivem sob o clima subtropical.

A coromandel é uma planta de ciclo perene (planta que possui um ciclo de vida longo, isto é, vive por mais de dois anos), reclinada ou ascendente (forma de crescimento).

Bem amparada, ela se torna uma planta escadente (são plantas que crescem em direção a luz, emitindo os seus novos brotos para o alto).

Asystasia-gangetica

Características da Coromandel
Trata-se de uma planta rústica (plantas que se desenvolvem sem a necessidade de serem cultivadas e cuidadas pelo ser humano, por isso que em algumas localidades do planeta a coromandel é considerada uma planta daninha – Austrália, por exemplo) e muito forte e resistente.

A planta é tipicamente de clima tropical que não suporta as baixas temperaturas. Além de não suportar as baixas temperaturas, ela tem como uma de suas características o fato de não se adaptar aos locais e ambientes que apresentam baixa umidade relativa do ar.

Ela também é uma planta que é muito atraente para as abelhas e borboletas que adoram as suas flores, pois exalam uma fragrância bastante agradável.

Ela é uma planta que atinge um tamanho médio de 50 cm, contudo caso seja sustentada por um suporte apropriado, ela irá apresentar o comportamento de uma planta do tipo trepadeira, onde pode chegar a atingir 5 m de altura.

A coromandel pode atingir 1,20 m de diâmetro. Uma de suas características é que os caules facilmente criam raízes em seus nós.

A planta possui uma folhagem ramificada (dividido em ramos) e espessa (densa) e possui pelos esparsos. As folhas da podem ter um formato oval ou em formato de coração, apresentando sulcos ligeiramente marcados.

A coloração das folhas é verde escura, e apresenta no verso um verso mais claro. As folhas da coromandel são de resistência permanente.

A coromandel é uma planta que floresce durante todo o ano (durante as 4 estações: primavera, verão, outono e Inverno), e as suas flores ficam posicionadas de forma que ficam na lateral da planta e possuem o formato que recordam um sino.

Asystasia gangetica

As flores da podem apresentar coloração amarela, azul, rosa-arroxeada, rósea e branca.

É considerada como uma planta versátil, pois devido a sua forma de crescimento e como for manipulada, ela pode se comportar como uma planta trepadeira ou forração (plantas que quando plantadas no chão ou em suportes apresentam crescimento horizontal). Dessa forma, é uma planta que pode ser cultivada em jardins através de maciços, vasos e jardineiras.

Cultivo
A coromandel é uma planta considerada fácil de ser cultivada, e parcimoniosa, pois é necessária muito pouca ação humana para que ela se desenvolva e cresça.

Para plantar o coromandel a primeira coisa a se fazer é escolher o local adequado, que deve apresentar um solo com fértil e bem drenável, pois a retenção de água em excesso pode apodrecer a sua raiz.

O espaço também deve receber luz durante a maior parte do dia, uma vez que esta planta carece de luminosidade para se desenvolver.

Para obter uma floração mais bonita é recomendado enriquecer a terra com matéria orgânica mensalmente. É importante ressaltar que esta planta pode ser invasiva, devendo ser podada para evitar que impeça o crescimento de outras flores.

Ela é um tipo de planta que deve ser cultivada a sol pleno (quando cultivada em ambientes e locais com temperaturas um pouco mais frias) ou no máximo a meia sombra (quando cultivada em locais mais quentes).

Deve ser cultivada em solo fértil e preferencialmente que seja enriquecido com material orgânico (adubagem regular) e precisa ser regada regularmente.

Que for cultivar a coromandel precisa tomar bastante cuidado com o poder invasivo da planta que devido a isso pode se tornar daninha.

asystasia

Reprodução
A coromandel é uma planta que pode se reproduzir ou se multiplicar através da propagação de suas sementes e também pela divisão da planta em mudas (estaquia, que é um método de reprodução assexuada das plantas que consiste na separação da ramagem enraizada em pequenas mudas).

No entanto é necessário lembrar que essas mudas precisam ter em sua composição raízes e ramos para que a planta possa ter condições de crescer e formar uma nova coromandel.

Devido ao fato de ser uma planta bastante resistente, a coromandel se propaga em qualquer uma das estações: primavera, verão, outono e inverno, isto é, ela se propaga durante o ano todo.

O cuidado que precisa ser tomado é apenas quanto à questão da temperatura, pois a coromandel não resiste às baixas temperaturas.

As utilidades da Coromandel
É uma planta com características ornamentais, muito usada para cobrir muros, cercas e outros tipos de suporte.

Quando a planta é utilizada com esse intuito, sendo bem cuidada, ela gera um efeito muito bonito devido a sua beleza (as flores em formato de sinos chamam bastante a atenção das pessoas causando um belo efeito visual).

Em algumas localidades do continente Africano, as folhas de coromandel são consumidas como uma espécie de vegetal, e também são usadas como um tipo de remédio herbal, muito tradicional na medicina popular africana.

Na Nigéria, as folhas da coromandel são utilizadas como um tipo de tratamento para a cura da Asma conforme a medicina popular local.

Asystasia gangetica

A importância ecológica da Coromandel
A coromandel tem uma grande importância no Ecossistema, sendo uma plana importante para animais como: as abelhas, as borboletas e outros insetos.

Esses animais fazem uso da coromandel (suas folhas, flores, sementes) como alimento. Outra questão importante da coromandel com relação a sua relação com o Ecossistema é o fato, de ela ser uma planta invasiva e que devido a essa característica ela pode sufocar outros tipos de vegetação onde ela está sendo cultivada.

banconolago