Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Rhipsalis-neves-armandii1

Essa é uma planta da família Cactaceae e tem sua origem no Brasil. Há cerca de 60 espécies, e também muitas subespécies.

Diferentemente da maioria dos cactos, são plantas  epífitas e tem pouco ou nenhum espinho, estes são substituídos por cerdas (cabelos spinulescents, geralmente de cor branca, que pode desempenhar um papel na recolha de orvalho durante noites secas ou frias).

Os rhipsalis às vezes são chamados cactus-visco ou cacto-rush, mas não são plantas parasitas. Trata-se de uma espécie de cacto que dá flores e não propriamente uma planta com pétalas como as outras mais tradicionais.

Atinge cerca de 40 cm e forma densa touceira. A pequena plantinha dá flores pequenas brancas e delicadas que surgem no final do inverno por suportarem baixas temperaturas.

É uma planta delicada, mas muito forte e saudável quando bem cuidada. Elas podem compor um lindo jardim quando se desenvolvem da forma correta e seguindo todos os procedimentos de cultivo.

ripsalis3

Como cultivar a Rhipsalis
Primeiro, é preciso ter um substrato poroso, muito bem drenado, feito de compostos orgânicos próprios para o cultivo ou húmus de minhoca e areia. Esse cacto ama a sombra, mas pode ser cultivado ao sol também.

Na sombra, a espécie floresce bem mais e fica bem mais bonita. Pode ser plantada em vasos com altura. Pode ser cultivado em áreas cobertas bem iluminadas, com ou sem sol direto. O que nos dá a chance de levá-lo para dentro de casa, junto a uma janela com boa iluminação natural.

A Rhipsalis também é uma ótima opção para os jardins verticais, para embelezar pequenos espaços. Também ajuda a deixar um ambiente mais verde e sofisticado. Ela é ótima para tal objetivo, já que é uma planta de pequeno porte e muito luxuosa.

ripsalis3

Como plantar a Rhipsalis
Essa é uma planta é tão prática que você pode anotar uma dica de como cultivá-la por contra própria, realizando o plantio de forma adequada e rápida e pendurá-la em um lugar bem bacana da sua casa. Lembrando que podem ser plantadas dentro e fora de casa.

Material usado
- 1 placa de fibra de coco;
- 1 vaso de fibra de coco redondo cortado ao meio;
- Fio de eletricidade;
- Alicate;
- 1 pá pequena

Monte o vasinho fixando o vaso de fibra de coco cortado pela metade na placa de fibra de coco.

Use o fio. Fure o vaso de fibra de coco com o próprio fio e prenda na parte de trás da placa. Faça isso dos dois lados.

Torça bastante o fio para prender com firmeza. Corte a sobra de arame e bata para esconder. Com o mesmo fio, faça uma alça.

Rhipsalis-neves-armandii1

Retire uma muda de Rhipsalis com a pazinha, com cuidado. Ela deve encaixar no vaso de fibra de coco. Se sobrar algum espaço por menor que seja, você pode completar com pó de fibra de coco ou composto vegetal que são vendidos em floriculturas, lojas especializadas em jardinagem e até em supermercados.

A outra dica é pegar um toco de árvore ou de qualquer planta, desde que seja um pouco grosso e fazer buraquinhos com uma ferramenta de jardinagem. Ai é só colocar a rhipsalis nos buracos, mas com muita delicadeza, coloque uma alça feita com arame ou o que desejar e pendure.

chuvisco