Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Chrysanthemum maximum

O crisântemo é o gênero de flores mais popular no outono. São plantas que constituem o gênero denominado cientificamente como Chrysanthemum.

Existe um amplo número de variedades, sendo algumas das mais comuns e comercializadas as seguintes: Chrysanthemum morifolium, Chrysanthemum maximum, Chrysanthemum carinatum e o Chrysanthemum indicum.

O crisântemo é uma planta perene que pode alcançar o 1,5 m. Destaca-se pelas suas flores aromáticas e os seus caules eretos e frondosos.

A suas folhas são simples, alternas, de cor verde-acinzentado, com um limbo lobulado, medindo aproximadamente entre os 4 e o 9 cm. Além disso, estas folhas mantêm-se verdes durante todo o ano, mesmo na época de seca (ou seja, o outono).

Mas se há algo que lhe deve importar é o momento da floração do crisântemo. As primeiras flores aparecem com a chegada do outono. São perfumadas, podem ter uma ou duas camadas de pétalas – simples ou duplas – e as suas cores variam desde o clássico branco até, por exemplo, o rosa, o vermelho e mesmo a mistura de algumas delas (sendo bicolores).

O crisântemo é uma planta bastante simples de manter e muito resistente. Além disso, é uma espécie que enche de vida os lugares mais sombrios e as zonas do jardim mais monótonas.

Chrysanthemum morifolium

Os crisântemos são plantas que se adaptam muito bem ao cultivo em estufas pelo que é possível ter flores durante todo o ano. Os “modernos” são mais decorativos que os silvestres, devido às flores.

Permitem a sua plantação em vasos, daí que sejam tão apreciados na ornamentação de divisões interiores, assim como de pátios ou varandas. Os crisântemos encherão de vida e de cor os lugares onde os cultivar. Além disso, é uma das flores de corte mais usadas na elaboração de ramos.

Como cuidar desta planta
Antes de começar a assustar-se, deve saber que estas plantas são muito simples de cultivar, pois não requerem cuidados específicos ou complexos.

São pouco exigentes e, além disso, são muito resistentes. Se tiver em conta o que vamos detalhar de seguida, seguramente que não terá problema ao plantá-los.

Plante-o na primavera, pois é em finais do verão (princípio do outono) quando irão começar a florescer. Se o fizer nessa época, o crisântemo estará suficientemente arraigado para resistir à passagem do outono e do inverno.

O crisântemo precisa de um solo arenoso com pH entre 6 e 7 para crescer saudável. Da mesma forma, essa é uma flor que gosta de calor e umidade, ficando muito bem em ambientes de temperatura entre 18ºC e 25ºC.

Chrysanthemum_indicum

Como com todas as espécies vegetais, os crisântemos devem ser plantados numa zona concreta para se desenvolverem em todo o seu esplendor.

Esta planta permite o seu cultivo tanto em vaso como diretamente no jardim.

O único requisito é que deve receber suficiente luz solar para crescer (se puder ser, é melhor que a receba de forma indireta, assim evitará que murche ou que as suas folhas se queimem).

Além disso, dado que se trata de uma planta de exterior propriamente dita, não tolera as correntes de ar nem o calor excessivo. O melhor lugar para plantar são as varandas ou os terraços.

Rega – preferencialmente pela manhã
A quantidade de água que for fornecida aos crisântemos também é muito importante, pois de acordo com essa quantidade, a planta crescerá de uma forma ou outra.

Como conselho geral, é recomendado regar somente no período da manhã antes de que apareça o sol. Não suporta os encharcamentos, é melhor regar sempre que observar que o solo está seco. É melhor regar a menos que a mais.

Regar 2 ou 3 vezes por semana deve ser suficiente. Ainda assim, como seria de esperar, nas temporadas de mais calor deve-se aumentar a quantidade de água, no entanto, quando faz mais frio deve-se diminuir a frequência.

Evite molhar a folhagem, pois podem aparecer doenças como o míldio.

crisântemo

A adubação do crisântemo
Até que ocorra a primeira floração, aconselha-se adubar uma vez ao mês. Recorde: florescem no outono.

Adube de forma regular, usando um adubo especial para plantas de flor. Caso não disponha deste, também pode usar adubo orgânico.

Use o que usar, deve ler com atenção as indicações das embalagens e em caso de dúvida procure um profissional ou uma loja especializada.

Poda
Os crisântemos devem-se podar para que no futuro continue a produzir flores. Pode após a floração e para tal, corte os ramos deixando uns 4 cm. Também pode eliminar as folhas que estejam murchas ou em mau estado.

Como pode verificar, a manutenção dos crisântemos é muito simples. Qualquer pessoa, ainda que não seja especialista em jardinagem, pode cultivar estas belas plantas.

chuvas-2