Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




balsamina

A Impatiens balsamina é uma erva asiática da família das balsamináceas. A espécie possui folhas lanceoladas e serreadas, flores vermelhas, róseas, brancas ou variegadas, por vezes dobradas, e fruto capsular explosivo (elatério).

É muito cultivada como ornamental, o suco do caule tem propriedades diuréticas e eméticas. Também é conhecida pelos nomes de balsamina, ciúmes, maria-sem-vergonha, não-me-toques, melindres e papagaios.

Esta planta é uma erva anual que atinge de 20 a 75 cm de altura, possuindo flores de 2 a 5 cm de diâmetro. O fruto que contém as sementes é uma cápsula que, quando madura, estoura lançando as sementes longe da planta.

O nome popular não-me-toques deriva desta característica, pois os frutos maduros estouram quando tocados.

Impatiens balsamina

Podem ser cultivadas formando grupos no jardim ou podem ser cultivadas em vasos grandes e jardineiras. Como se propaga facilmente, pode se tornar invasiva.

Prefere temperaturas amenas ou moderadamente elevadas, sem extremos de temperatura. Não suporta baixas temperaturas e geadas. Deve ser cultivada na luz solar direta ou sombra parcial.

O solo deve permanecer sempre úmido, mas não encharcado. Esta planta é sensível a falta de água, principalmente em temperatura elevada e sol direto. Ele tem que ser rico em matéria orgânica, bem drenado, mas que retêm a umidade, não secando rapidamente. Pode ser cultivada em solos argilosos pesados. A faixa de pH ideal do solo está entre 6 e 7.

balsamina

Época de floração
Depende da época de plantio e do clima da região. Geralmente começa a florescer cerca de 70 dias após a germinação.

Propagação
É feita por sementes, que podem ser semeadas no solo em uma profundidade de 0,5 cm a 1 cm. Semeie no local definitivo. A germinação leva de uma a três semanas.

lguinho