Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Tithonia rotundifolia

Tithonia rotundifolia e Tithonia diversifolia são as duas espécies mais cultivadas de titônias ou girassóis-mexicanos.

O girassol-mexicano ou titônia é uma planta que pode atingir de 30 cm a mais de 2 m de altura, dependendo da espécie, da variedade cultivada e das condições de cultivo. Suas abundantes inflorescências têm lígulas que podem ser de tons de laranja, vermelho ou amarelo.

Suas inflorescências também são muito conhecidas por atraírem borboletas para o jardim.

O girassol-mexicano pode ser cultivado em jardins e em vasos grandes. Por ser tolerante a curtos períodos de seca e a solos pobres, pode ser cultivado em jardins de rochas.

É melhor cultivado em clima quente com luz solar direta. Tolera calor excessivo. Não tolera frio e geadas.

Tithonia rotundifolia

O solo deve permanecer levemente úmido. Tolera curtos períodos de seca. Não suporta solos encharcados. O ideal é que o solo seja bem drenado, não muito fértil. Em solo muito fértil esta planta produz muita folhagem para poucas flores. É bastante tolerante quanto ao pH do solo.

Época de floração
Floresce no Verão e outono em regiões com inverno frio. Em regiões quentes pode florescer em qualquer estação do ano. O início da floração se dá em dois ou três meses após o plantio.

Tithonia diversifolia

Ciclo de cultivo
Anual. Estas são plantas de crescimento rápido.

Propagação:
A propagação é feita por sementes. As sementes devem ser preferencialmente semeadas no local definitivo, mas também é possível a semeadura em pequenos vasos, saquinhos para mudas ou copos de papel, transplantando as mudas com cuidado quando estas ficarem grandes o bastante para serem manuseadas.

As sementes do girassol-mexicano devem ser semeadas superficialmente, embora também seja possível cobrir com uma leve camada de terra peneirada, areia ou serragem fina. A germinação das sementes normalmente demora entre 4 e 21 dias.

tithonia-diversifolia

Espaçamento recomendado entre plantas
O espaçamento deve ser de 30 a 1.20 cm, dependendo do tamanho da cultivar.

passaro