Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Rudbeckia hirta

Rudbeckia hirta

As rudbeckias ou rudbéquias são também chamadas de margaridas-amarelas, embora outras plantas também sejam conhecidas por este nome. São plantas que podem atingir de 20 cm a 2 m de altura, dependendo da espécie e da cultivar.

As duas espécies mais cultivadas de rudbeckia são a Rudbeckia hirta e a Rudbeckia fulgida. A espécie Rudbeckia hirta tem várias cultivares disponíveis para plantio em jardins.

As rudbeckias têm capítulos florais que podem ter de aproximadamente 2 cm a 10 cm de diâmetro, quase sempre com lígulas amarelas ou laranjas, com algumas poucas exceções como a cultivar vermelha ‘Cherry Brandy’.

As rudbeckias são plantas resistentes e assim são fáceis de cultivar em jardins, vasos ou jardineiras grandes.

A rudbeckia mais comum nos jardins é a espécie Rudbeckia hirta, que tem várias cultivares. A espécie Rudbeckia fulgida também é bastante cultivada. Há mais de 20 espécies de rudbeckia, mas as outras são menos vezes encontradas em cultivo.

Sua origem é da América do Norte. São plantas bastante tolerantes quanto a temperatura, embora cresçam apenas nos meses mais quentes do ano. Durante o inverno, em regiões de clima frio, permanece dormente.

Melhor se cultivadas com luz solar direta, mas podem ser cultivadas em sombra parcial com boa luminosidade.

O ideal é manter o solo úmido durante os meses iniciais de crescimento. Quando se encontra bem desenvolvida, é uma planta relativamente resistente a curtos períodos de seca.

O solo deve ser bem drenado e moderadamente fértil. Estas plantas são bastante tolerantes quanto ao solo, embora cresçam melhor em um solo com pH neutro ou levemente alcalino.

Normalmente floresce no verão e no outono. Geralmente são plantas perenes. Algumas espécies e cultivares são anuais ou bienais.

Rudbeckia_fulgida

Rudbeckia fulgida

A propagação é feita por sementes ou por divisão de plantas bem desenvolvidas durante o período de dormência. As sementes podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras, pequenos vasos e outros recipientes, sendo as mudas transplantadas quando têm de 5 a 10 cm de altura.

Semeie superficialmente no solo úmido, cobrindo as sementes no máximo com uma fina camada de terra peneirada, pois as sementes precisam de luz para germinarem. A germinação das sementes geralmente leva de 1 a 3 semanas.

O espaçamento pode variar de 20 a 75 cm entre as plantas, dependendo da altura da cultivar e dependendo se as plantas serão cultivadas como anuais ou como perenes, usando um maior espaçamento neste último caso.

flor-chuva

vinca

A vinca-de-madagáscar, também conhecida como pervinca-de-madagáscar e boa-noite, é uma planta que geralmente atinge de 30 a 60 cm de altura quando cultivada, embora possa chegar a 1 m.

Suas folhas são lustrosas e suas flores são normalmente cor-de-rosa, mas podem variar de branco a rosa-escuro. As flores têm aproximadamente de 2 a 5 cm de diâmetro e são produzidas em abundância.

Esta é uma planta muito resistente e fácil de cuidar. Podem ser cultivadas facilmente em um jardim ou em vasos e jardineiras.

A vinca ou per vinca-de-madagáscar é uma planta muito tóxica e não deve ser consumida. Contudo, é cultivada comercialmente para a extração dos alcaloides vimblastina e vincristina, substâncias usadas no tratamento de alguns tipos de câncer, especialmente de leucemia e do Linfoma de Hodgkin.

Prefere um clima quente, com temperaturas acima de 20°C, podendo suportar temperaturas mais baixas. Contudo, não resiste ao frio intenso.

Luz solar direta apenas por algumas horas diariamente é o ideal. Sol o dia todo faz com que a planta tenha menos folhas nos ramos e a folhagem se torna menos escura e brilhante. Sem sol direto, produz poucas flores. Todavia, tolera qualquer situação, desde que haja uma boa luminosidade.

vinca

O melhor é que o solo permaneça sempre úmido, mas sem ficar encharcado. No entanto, quando a planta está bem desenvolvida pode suportar sem maiores problemas que o solo fique seco por alguns poucos dias. A vinca-de-madagáscar ou pervinca-de-madagáscar é uma planta resistente e fácil de cultivar.

Época de floração:
Primavera, verão e outono. Pode florescer durante o ano todo em condições adequadas, mas o auge da floração ocorre normalmente durante o verão.

Ciclo de cultivo
São plantas perenes em regiões de clima quente, sendo cultivadas como anuais em regiões de clima mais frio.

Sua propagação podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras e pequenos vasos, transplantando as mudas para o local definitivo quando estão com 6 a 8 cm de altura, com muito cuidado para não danificar as raízes.

Semeie superficialmente no solo úmido, cobrindo apenas com uma leve camada de terra peneirada. A germinação das sementes normalmente ocorre em uma ou duas semanas.

vina pendente

Ou por estaquia: corte ramos com pelo menos 8 cm de comprimento, retire as folhas mais velhas e plante em vasos com terra mantida bem úmida até o enraizamento.

Espaçamento recomendado entre plantas
25 cm a 60 cm, dependendo das condições de cultivo. Se cultivadas como anuais precisam de menor espaçamento. Se mantidas como perenes, precisam de um espaçamento maior.

rio correndo

Impatiens

A impatiens, também muito conhecida como maria-sem-vergonha, beijos ou não-me-toques, é uma planta herbácea de caules suculentos que pode atingir de 15 a 75 cm de altura. Suas flores têm de 2 a 5 cm de diâmetro, possuem um esporão de néctar e podem ser brancas, laranjas, vermelhas e de vários tons de rosa, ou podem também ser bicolores.

Seus frutos são cápsulas que, quando maduras, se abrem rapidamente lançando as sementes longe. Este comportamento, que também ocorre quando os frutos maduros são tocados, lhe deu o nome popular não-me-toques, embora este nome também seja usado para outras plantas do gênero Impatiens que exibem frutos com esta mesma característica.

Esta planta é nativa das florestas tropicais do leste da África, mas pode atualmente ser encontrada crescendo espontaneamente em regiões úmidas subtropicais e tropicais do mundo todo. Muito fácil de cultivar, é geralmente utilizada para formar densos grupos em jardins, grandes vasos ou jardineiras.

É uma planta que não suporta temperaturas muito baixas, crescendo bem em temperaturas acima de 20°C e com alta umidade relativa do ar. Gosta de ser cultivada em sombra parcial.

impatiens

O solo deve fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado, mas que retenha a umidade, sem secar rapidamente. Deve permanecer sempre bem úmido, mas não encharcado. Esta planta é sensível a falta de água. São muito tolerantes quanto ao pH do solo, mas um pH entre 5,8 e 6,2 é o ideal.

Pode florescer o ano todo em regiões quentes onde é perene. Em regiões mais frias, pode florescer do fim da primavera ao início do outono. A planta é perenes, mas muitas vezes cultivadas como anuais.

Sua propagação por sementes devem ser semeadas superficialmente no solo, pois necessitam de luz para germinarem. Podem ser cobertas com uma leve camada de terra peneirada ou de serragem fina. As sementes normalmente germinam em duas ou três semanas.

Por estaquia, cortando caules bem desenvolvidos e sadios, que enraízam quando plantados em solo mantido úmido.

passarinho_1