Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




planta-jade

A planta jade, também conhecida como árvore da vida e árvore da amizade, pertence a família de suculentas. É uma das plantas mais fáceis de cultivar em casa e uma das mais resistentes também. Ela pode durar anos!

Nativa da África do Sul e Moçambique, a planta jade floresce no inverno e primavera. As flores são estreladas, perfumadas e na cor branca ou rosa São encantadoras!

Para você garantir uma planta jade linda por anos, é preciso saber as melhores dicas de como cuidar da planta jade. Por isso, confira essas dicas, e mãos à obra.

Como já citado, a planta jade é uma das mais fáceis de cultivar. Porém, é preciso saber todos os detalhes de como cuidar da planta jade para garantir que ela dure anos em perfeito estado e floresça lindas e perfumadas flores.

Iluminação
É importante pensar no local que ficará a planta de jade, pois a quantidade de iluminação do local influencia diretamente no crescimento das flores. Ou seja, é o primeiro passo para aprender sobre a planta jade como cuidar.

A planta jade ama a luz direta. Quanto mais luz, melhor é seu crescimento. Então coloque-a próxima a uma janela iluminada, para que a planta suculenta jade receba os raios solares todos os dias.

Apenas tenha cuidado de deixá-la fora de casa em ambientes abertos, pois a jade planta não tolera ventos e geadas.

plantajade

Rega
A planta de jade é do tipo que armazena água nas folhas e no caule, por isso, é importante deixar o solo apenas úmido, sem encharcar.

Para verificar se é necessário fazer a rega, afunde um dedo no solo. Se estiver seco, está na hora de usar o regador.  No caso de ainda estar úmido, espere mais um dia.

Evite jogar água nas flores ao fazer a irrigação, como são delicadas, podem murchar ao entrar em contato com o sol logo.

planta-jade-na-janela

Preparação do solo
Outro fator importante sobre como cuidar da planta jade é a preparação do solo. Como se trata de uma planta suculenta jade, é preciso ter um solo bem drenado.

Para não errar, coloque duas partes de terra, uma de areia grossa e pedriscos no fundo do vaso. Isso ajuda na drenagem e, quando a planta jade estiver maior, evita do vaso quebrar.

E não podemos esquecer do adubo. Pelo menos uma vez a cada 3 meses, adube a planta suculenta jade com adubo orgânico, como pó de café, casca de ovo seca e triturada ou adubos específicos para suculentas.

pássaro noturno

Echeveria Blue Bird

A echeveria, também conhecida como rosa-de-pedra, é um dos tipos de suculentas mais adorados para jardins e vasos decorativos. Ela possui um formato semelhante a uma rosa tradicional e coloração exótica, que faz com que a planta seja ainda mais chamativa.

Com a grande variedade de tipos de echeveria, é possível encontrar plantas que variam entre 5 cm e 20 cm – as chamadas rosa de pedra gigante. Tem para todos os gostos!

Mas antes de comprar a suculenta echeveria, é necessário conhecer os diferentes tipos e a melhor forma de cuidar da planta, para ter um jardim bonito e saudável. Por isso, confira abaixo tudo que você precisa saber para ter a suculenta echeveria e dicas infalíveis de rosa de pedra como cuidar em casa.

Tipos de Echeveria
Embora o formato da rosa de pedra flor seja muito característico, existem diferentes tipos de echeveria para comprar e decorar sua casa, como deixar acima do criado mudo ou rack.

echeveria elegans

Echeveria elegans
A echeveria elegans também é conhecida como bola-de-neve-mexicana. Ela é conhecida pelas rosetas apertadas de folhas verde azuladas ou azuis, com cerca de 10 cm de largura. Algumas, quando bem cuidadas, podem chegar até 30 cm. Lindas, você pode considerar como uma rosa de pedra gigante.

Nativa do México, essa suculenta tem caule curto e forma rosetas de até 100 folhas. Suas folhas são ovaladas de coloração que vai do verde-limão ao verde-azulado.

Muito rústica e de fácil cultivo, é indicada para cultivo em meia sombra e também para ambientes externos em sol pleno, onde ficam lindas ao lado de outras suculentas e cactos, ou como “planta destaque” em jardins de pedra.

Na primavera surgem as flores amarelas em suas hastes cor de rosa.

Só no Brasil contamos com mais de 100 tipos de suculentas, plantas cuja característica mais marcante é o fato de armazenarem boa quantidade de água nas raízes, no talo ou nas folhas, o que varia de acordo com a espécie.

Essa adaptação lhes permite manter reservas por períodos prolongados e mesmo viver em locais áridos, secos e de temperatura elevada, como onde surgiram: principalmente em regiões da África e da América.

São ótima opção para quem tem vontade de cultivar plantas ornamentais mas não dispõe de tempo e dedicação para cuidados minuciosos.

Ficam muito bem em pequenos vasos tanto em ambientes internos (vasos ou diretamente no solo em jardins de inverno), quanto externos como beirais de janelas, jardineiras, sacadas, pequenos jardins, vasos largos, etc.

Algumas espécies conforme crescem tendem a ficar pendentes ou preencher completamente o vaso onde estão, criando belos efeitos!

Como são extremamente ornamentais, podem ser arranjadas de inúmeras maneiras, seja compondo um ambiente com várias espécies, sejam sozinhas num singelo vasinho!

Não exigem cuidados específicos, apreciam pouca água, ficam bem tanto ao sol quanto à sombra, estão sempre bonitas e possuem ciclo de vida perene!

Assim como outros tipos, a echeveria elegans precisa de uma boa iluminação e regas moderadas para desenvolver.

echeveria glauca

Echeveria glauca
A echeveria glauca, em relação a outros tipos, é um pouco difícil de encontrar. Diferentemente das outras, ela é mais “fechadinha” e pontuda.

Outro fator que distingue a echeveria glauca é a sua tonalidade verde azulada ou acinzentada.

Rosa-de-pedra como cuidar
Aprender sobre a rosa de pedra como cuidar é mais fácil do que você imagina. Assim como qualquer outro tipo de suculentas, elas não dão trabalho. Basta encontrar o local certo para receber iluminação diária e regar conforme a necessidade da planta.

Abaixo, uma lista de  tudo que você precisa saber para cuidar da suculenta rosa de pedra, a echeveria, da forma correta.

Iluminação
A suculenta echeveria gosta da luz do sol, porém, apenas uma parte do dia. O ideal é que ela receba luz direta apenas de manhã e final da tarde – em que a luz é amena.

Para não ter erro, coloque sua suculenta em ambientes iluminados e fique de olho em como está a rosa de pedra flor. Se perceber que está danificada, troque o local até encontrar a iluminação perfeita para a planta rosa de pedra.

Regas
A rega é um dos tópicos mais importantes para qualquer flor. Caso você erre na quantidade, sua rosa de pedra flor pode morrer ou não desenvolver tanto quanto deveria nos vasos.

A planta rosa de pedra deve ser regada moderadamente. Não precisa molhar a planta todos os dias, o ideal é regar apenas quando o solo estiver seco. Mesmo assim, não encharque o solo, isso pode apodrecer as raízes da planta. Deixe o solo úmido e já será o bastante.

rosa-de-pedra (echeveria elegans)

Caso você não regue a planta o suficiente, as folhas ficarão borrachudas (porque é nelas que a planta armazena a água) e a suculenta rosa de pedra para de crescer. Até mesmo a rosa de pedra gigante.

Adubação
Não é necessário adubar a terra da suculenta rosa de pedra, a echeveria, pois ela se adapta a diferentes tipos de solo. Porém, se preferir, você pode usar adubos para cactos e suculentas a cada três meses para ajudar na planta.

liquen