Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




peperômia-filodendro

Hoje vamos falar de uma espécie da família Piperaceae perfeita para quem gosta de plantas pendentes.

Com lindas folhas verde-claro em formato de coração e manchinhas esbranquiçadas nas bordas, a peperômia-filodendro deixa sua caules caírem e se espalhar, com ramos que chegam a atingir até 1m e podem ser usados como estacas para multiplicação.

Rega
As regas podem ser regulares, mas de forma moderada, tomando cuidado para não encharcar o substrato. Isso pode apodrecer suas raízes.

Iluminação
É recomendável cultivá-la em ambientes à meia sombra ou luz difusa, uma vez que o sol direto pode queimar suas folhas. Também é sensível a geadas.

Problemas comuns
Se não tiver um sistema de drenagem que escoe bem a água, sua raiz apodrece e acaba abortando ramos inteiros.

peperômia-filodendro

Como usar
A peperômia-filodendro é uma ótima opção para ambientes internos. Do alto de estantes e prateleiras, compondo jardins verticais ou acomodada cachepôs e vasos suspensos, ela encanta com seu efeito pendente, ainda mais quando vista de cima.

Dica
Os cuidados variam de acordo com o ambiente, a espécie, disponibilidade de luz, umidade do espaço, temperatura e recipiente onde a planta está acondicionada.

As indicações acima devem servir para orientar um primeiro contato, não são uma fórmula definitiva. Fique sempre atento às respostas da sua planta.

gaivotas

Aeonium haworthii

Um iniciante e um profissional que deseja montar arranjos de suculentas quase sempre, iniciam o trabalho da mesma forma: comprando as plantas. O que separa o jardineiro de primeira viagem do profissional é a forma que o mais experiente escolhe as suculentas.

Porque os preços são diferentes
Em floriculturas e gardens centers, você encontra várias espécies de suculentas e cactos, que também é uma suculenta. A diferença de preço pode ser de acordo com o tamanho da planta, a espécie (comuns e raras) e o recipiente que ela está.

Vasos influenciam no valor
Vasos mais caros podem ser uma opção, mesmo que sua intenção seja montar seu próprio arranjo. Vale a pena comprar em vasos mais elaborados, por dois motivos, você reaproveita o vaso pra fazer novos arranjos e, suculentas de espécies menos comuns não costumam ser comercializadas em potes de plástico.

Quantidade de plantas por vasos
Mais plantas, quase sempre, significa economia quando o assunto é criar arranjos. Se tiver dois potes do mesmo tamanho e, um deles tem mais ponteiras, é esse que você deverá escolher.

A mesma lógica entre um vasinho com uma única planta e, um maior, com várias. Divida a quantidade de plantas pelo valor do vaso e encontrará o preço mais vantajoso.

echeveria elegans

Desconto para as plantas
O estado das plantas também acaba influenciando no preço. Suculentas podem perder folhas e outras partes no transporte e no manuseio dos vasos. Vale conversar com o vendedor e pedir um descontinho, se a suculenta que você quer está com um visual um pouco menos desfavorecido.

Muito além das suculentas
Outras plantas que gostam de sol e pouca água podem entrar no conjunto e você ainda terá um arranjo de suculentas. Uma ou duas espécies que não sejam do grupo das gordinhas pode valorizar sua composição.

Não fique só na seção de cactos e suculentas, dê um passeio pelo garden e encontrará outras verdinhas que amam o mesmo clima, rega e substrato do seu arranjo.

cacto estrela

Cacto também é suculenta
Cactos são suculentas e, nada melhor do que juntar essas plantas no seu arranjo. Mesmo que mais caro, cactos valorizam seu conjunto com suas formas arredondadas e desenhos únicos. Aliás, vale observar a geometria dessas plantas pra fazer a escolha da mais “organizada” e saudável.

Cacto sem espinhos
Dois pontos interessantes sobre cactos que você precisa saber: o primeiro, é que são plantas de crescimento bem lento. E esse é um dos motivos pra cactos custarem mais caros que outras plantas, mas, dá pra fazer mudas, se você souber como cortá-las.

O segundo ponto é, por incrível que pareça, nem todos os cactos são espinhentos. Híbridos são cultivados e alguns podem ser encontrados sem nenhum espinho.

Xô, praga!
E, antes de colocar a planta no carrinho, dá uma boa olhada em cada parte e veja se não tem doenças ou pragas. Embaixo das folhas, no caule e, até mesmo no substrato, você pode encontrar sinais de algum problema e evitar de levar visitantes indesejados pra sua casa.

agua xzO