Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




como-enraizar

Plantar com mudas em água se torna uma excelente alternativa para manter seus vasos e hortas sempre renovados.

A reprodução de plantas deve ser realizada utilizando as sementes e ainda o método vegetativo no qual é permitido ter amostra de uma parte particular da planta como as estacas, galhos, folhas e rebentos.

Em algumas qualidades de planta é possível que o enraizamento seja mais fácil. Vale ressaltar que esse procedimento é bem diferente do processo da hidroponia.

Para fazer esse processo é muito prático. Contudo, é preciso algumas ações importantes para que tudo corra bem.

Acompanhe esse passo a passo
Passo 1: tenha uma planta de sua preferência e que seja adulta e saudável. Esse método funciona melhor com enraizamento na água com as hortaliças de caule flexível.

Porém em plantas com talos fibrosos como o alecrim, o procedimento de estaquia trabalha com mais eficácia quando colocada diretamente na terra ou no substrato.

Passo 2: todas as manhãs regue sua planta ou no final do dia. Espera cerca de 1 hora rega para que o caule tenha uma adequada reserva de água. Em seguida, corte os galhos com dimensão de 10 e 15 centímetros, em casos de muda de manjericão ou hortelã, o tamanho precisa ser em torno de 5 e 8 centímetros.

Passo 3: prefira recipientes de vidro, pode ser um copo, xícara, jarra ou um vaso, limpe-os  e preencha com água limpa.

Passo 4: ponhas esses galhos que foram cortados no recipiente e note  onde a água encosta. A seguir, retire o galho, removendo as folhas que ficam no caule para que fique submersa. Isso ajuda para que as folhas não decomponham. Após isso, coloque-as novamente dentro do recipiente.

Passo 5: mantenha esse recipiente em um lugar fresco , que tenha somente luminosidade e resguardado do sol. Troque essa água em três dias, impedindo que a água fique turva e impedindo a manifestação de mosquitos e insetos.

mudas

Muitas plantas como a cebolinha, por exemplo, têm o caule mais macio o que permite a germinação muito mais rápida e fácil. Outros exemplos dessas plantas estão na lista abaixo:
Hortelã, manjericão, salsinha, melissa, orégano, sálvia, tomilho

Quando se trata de qualidade semi-lenhosas, como o alecrim, podem enraizar na água, entretanto vai demorar mais do que as outras, pois requer mais tempo.

Ervas aromáticas em jarras de vidro e água
Ervas aromáticas são muito simples quando usamos esse procedimento:

Tempo de enraizamento
O tempo para que elas enraízem acontece cerca de  7 e 15 dias, apesar disso, pode ocorrer variações de tempo dependendo da espécie em questão. Podemos citar como exemplo o manjericão que por ter um caule mais flexível, enraíza mais rapidamente do que o hortelã.

Faça você mesmo esse método
Depois dessas dicas faça em casa esse método para enraizar suas plantas na água. Depois que o caule estiver forte é quando já esta pronto para ser plantado. Com esse procedimento você pode cultivar muitas outras qualidades de plantas,

Além dessa, tem outras técnicas. As hortaliças também podem servir para fazer a hidroponia.

folhasaovento9


pitaya1

O nome pitaya possui origem espanhola e é um nome designado aos frutos de diferentes tipos de cactos. A palavra pitaya significa fruto de escamas.

Existem inúmeras espécies de pitayas que são encontradas em regiões arenosas do Cerrado ou em Restingas na Bahia e Rio de Janeiro.

A fruta ficou conhecida mais recentemente entre os brasileiros, porém ela é típica do México e muito consumida pelos asiáticos.

Chamada também de Fruta-dragão, devido à sua semelhança aos míticos ovos de dragões, com escamas e cores chamativas, a pitaya ganhou o coração brasileiro e atualmente é a queridinha do momento, sendo consumida in natura e também por meio do seu creme congelado.

A pitaya é uma planta rústica e resistente sendo ideal para quem está começando a praticar a agricultura orgânica, urbana ou rural.

pitaya

Como plantar?
A pitaya é uma planta muito versátil, podendo ser plantada tanto em canteiros grandes e espaços abertos, quanto em vasos domésticos e estruturas tipo samambaia.

Esta planta não exige muitos cuidados relacionadas ao manejo, sendo uma ótima opção para cultivar em casa com crianças ou para quem tem pouco tempo livre, mas quer ter uma linda planta.

Realizar o plantio da pitaya em vasos é possível, além de ser uma opção prática. Além disso, os vasos podem ser colocados no chão ou pendurados nas paredes. A planta se adapta fácil e pode crescer como uma árvore, para cima, ou no estilo samambaia, para baixo.

A pitaya é uma planta com grande potencial ornamental, pois possui flores grandes e chamativas, com diâmetro médio de 20 cm; caules articulados e angulosos e frutos coloridos de aparência exótica.

pitaya fruto

Como fazer as mudas?
Primeiramente, você precisa aprender a plantar pitaya orgânica. Para isso,  escola uma das duas formas de obtenção de mudas:

Por sementes
Retire as sementes de frutas maduras, separe-as, lave-as em água corrente e imediatamente semeie-as. As sementeiras precisam ter areia lavada ou substrato específico para produção e propagação de mudas.

As semente iniciam a germinação 8 ou 12 dias após o plantio. Neste processo, a rega precisa ser diária e moderada, sem encharcar o substrato.

Depois de surgirem as mudas, o intervalo de rega aumenta, já que as mudas apodrecem com facilidade. Após 5 meses, realize o transplantio. Escolha as plantas mais vistosas que possuem entre 15 a 20 cm de altura e plante-as em vasos com profundidade mínima de 40 cm, com solo bem drenado, mais leve.

florada

Coloque estacas
Tire as estacas de plantas adultas produtivas, selecione uma “planta mãe” saudável e que produza frutos de qualidade. Na retirada das estacas, respeite as articulações características da planta, pois será deste espaço que vão surgir as raízes de sua nova planta.

Plante as estacas em recipientes escuros, com solo fértil e bem drenado. Realize a rega diariamente e com moderação nos primeiros 30 dias. Após este período, as mudas terão a quantidade de raiz necessária para permitir o transplantio.

folhas caindo_1

impatiens

A impatiens, também muito conhecida como maria-sem-vergonha, beijos ou não-me-toques, é uma planta herbácea de caules suculentos que pode atingir de 15 a 75 cm de altura.

Suas flores têm de 2 a 5 cm de diâmetro, possuem um esporão de néctar e podem ser brancas, laranjas, vermelhas e de vários tons de rosa, ou podem também ser bicolores. Seus frutos são cápsulas que, quando maduras, se abrem rapidamente lançando as sementes longe.

Este comportamento, que também ocorre quando os frutos maduros são tocados, lhe deu o nome popular não-me-toques, embora este nome também seja usado para outras plantas do gênero Impatiens que exibem frutos com esta mesma característica.

Esta planta é nativa das florestas tropicais do leste da África, mas pode atualmente ser encontrada crescendo espontaneamente em regiões úmidas subtropicais e tropicais do mundo todo. Muito fácil de cultivar, é geralmente utilizada para formar densos grupos em jardins, grandes vasos ou jardineiras.

Esta planta cresce muito rapidamente, o que fez com que recebesse o científico Impatiens, que significa “impaciente ou incapaz de esperar”. Suas cápsulas arrebentam com o menor contato: basta uma pequena batida para que as suas sementes sejam arremessadas pra longe, por isso recebeu o nome popular de “beijo”.

Para ela se reproduzir basta o mínimo de umidade para que ela possa criar raízes. A sua capacidade de se disseminar facilmente lhe rendeu o rótulo de sem-vergonhice .

Pelo fato da maria-sem-vergonha se proliferar sem controle e invadir reservas florestais e áreas de proteção de mananciais, ela acaba fazendo sombra às mudas de espécies nativas, que não conseguem se desenvolver embaixo das Marias.

Por este motivo, em várias cidades brasileiras, o cultivo dessa flor africana está regulamentado, quando não proibido.

impatiens

Esta planta floresce mesmo nos solos mais pobres em nutrientes. Ela possui uma grande variedade de cores, como flores brancas, rosas, roxas, laranjas, vermelhas e bi colores, de pétalas simples ou dobradas, que florescem durante todo o ano.

Ela é uma planta barata, facilmente encontrada e fica bem até em ambientes sombreados, colorindo áreas internas em casas e escritórios. Por ter caules e folhas carnudos, elas conseguem armazenar água, por isso suporta passar alguns dias sem água. Mas o ideal é regá-la mantendo a terra sempre úmida.

Esta flor é ideal para ser cultivada em canteiros embaixo de árvores, onde a grama não cresce muito bem. Precisa ser cultivada em duas partes de terra e uma de matéria orgânica (use composto ou húmus de minhoca). Evite molhar as flores para não manchá-las nem diminuir sua durabilidade.

Folhas bi colores podem passar mais tempo no sol do que as de folhas verde escuras, porém essa espécie prefere sombra ou meia sombra, com muita luz natural, mas sem a incidência direta de raios de sol.

Deve ser plantada em solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado, mas que retenha a umidade, sem secar rapidamente. São muito tolerantes quanto ao pH do solo, mas um pH entre 5,8 e 6,2 é o ideal.

Época de floração:
Pode florescer o ano todo em regiões quentes onde é perene. Em regiões mais frias, pode florescer do fim da primavera ao início do outono.

Onde plantar e como podar, regar e adubar?
Com o tempo esta planta começa a florescer e os seus galhos ficam fracos. Quando perceber esse comportamento, corte as pontas dos ramos – se preferir, tire mudas, mergulhando a parte cortada num copo com água até criar as raízes.

Por não suportar frios e nem geadas, esta planta não se adapta ao clima do Sul do Brasil. Inclusive, mesmo nas regiões mais quentes do país, mudanças bruscas de temperatura podem causar queda de folhas e botões. Caso os caules ficarem pretos e moles, diminua as regas.

waleriana

Observe as folhas regularmente, já que o ar seco pode favorecer o aparecimento de pragas, como ácaros e mosca-branca. É preciso que o solo seja adubado a cada quinze dias durante a primavera e o verão, usando um fertilizante líquido misturado à água da rega (um NPK 10-10-10 ou Bokashi, por exemplo).

Fique atento para que a sua planta se mantenha comportada no seu vaso ou canteiro e não vá se divertir em jardim alheio.

floresta magica