Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Pilea peperomioides8

A planta-chinesa-do-dinheiro é uma folhagem ornamental, nativa das províncias de Yunnan e  Sichuan, localizadas ao sul da China, onde cresce sobre rochas úmidas em florestas entre 1,500 a 3,000m de altitude.

Ela  atinge cerca de 30 cm de altura. Seu caule é ereto e a textura suculenta, lignificando levemente na base dos exemplares mais velhos.

As folhas são redondas, de cor verde brilhante e com longos pecíolos. Cada folha pode chegar a 15 cm de diâmetro, embora o mais comum é que não passem de 7 cm.

Se cultivada em condições não ideais de crescimento, ela perde as folhas de base, adquirindo um aspecto interessante, como uma pequena árvore. As flores têm pouca importância ornamental.

Pilea peperomioides4

É uma das plantas domésticas mais fáceis de cultivar e pode ser facilmente propagada para compartilhar com os amigos. Mas até recentemente essas plantas não estavam amplamente disponíveis comercialmente.

Isso porque, a Pilea Peperomioides era um mistério para os horticultores, que não conseguiam determinar que tipo de planta era ou de onde ela originária. Mais tarde foi descoberto que a planta é nativa da província de Yunnan, no sul da China, e foi trazida para a Escandinávia por um missionário que compartilhou mudas da planta com amigos e vizinhos, o que explica sua onipresença em casas escandinavas.

A planta-chinesa-do-dinheiro, é uma folhagem exótica e bela para cultivarmos envasadas em ambientes internos. Protegidas em casas ou estufas ela pode ser cultivada em qualquer lugar, desde os frios países escandinavos até os trópicos.

Pilea peperomioides

É perfeita também para plantar em terrários fechados, pois aprecia o calor e umidade. É um símbolo da amizade, sendo uma grande honra ganhar um exemplar de presente.

De fácil manejo, não necessita podas ou intervenções regulares. As plantas mais velhas, no entanto, podem precisar de um reforço para manter o caule ereto, uma vez que a parte aérea pode ficar um tanto pesada para o caule herbáceo.

Para isso, consiga uma estaca de metal ou madeira e finque no solo, paralelamente à planta. Prenda o caule da planta-chinesa-do-dinheiro delicadamente com presilhas. Cuide da simetria da planta, girando o vaso todos os dias para que cresça por igual e não perca as folhas de um dos lados.

A planta-chinesa-do-dinheiro é uma planta fácil de cuidar e como a maioria das nossas plantas favoritas de decoração. Ela prefere luz indireta ou meia sombra (muito sol direto queimará as folhas redondas da planta), em solo fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica.

Água cerca de uma vez por semana, ou quando o solo está muito seco. Mantenha a sua planta em um vaso com furos para drenagem para evitar deixar as raízes repousarem na água.

Não tolera o frio ou geadas, necessitando de temperaturas acima de 10°C. Da mesma forma, o calor intenso e o ambiente muito seco são prejudiciais. Aumente a frequência das pulverizações com água no verão, e leve a planta para um local mais fresco, mas protegido do vento, se necessário.

Reduza as regas no inverno e evite encharcamentos, que podem provocar o apodrecimento das raízes. Adube a cada 3 meses com fertilizante de liberação lenta, como Osmocote.

Pilea peperomioides1

Durante a estação de crescimento, aplique adubos líquidos a cada 15 dias para um ótimo desenvolvimento e folhas grandes, brilhantes e saudáveis.

A Pilea Pepperomiodes multiplica-se facilmente por estaquia de segmentos do caule principal  ou por separação dos e brotos que produz  a partir do caule ou do solo circundante da planta mãe que chamamos de “bebês”. Você pode removê-los para criar uma nova planta para sua coleção ou para presentear um amigo.

A remoção pode ser feita de duas maneiras. A maneira mais usual e caseira é usando uma faca afiada ou uma tesoura limpa para cortar os “bebês” da planta mãe. Você vai fazer isso abaixo do nível do solo para que a nova planta tenha algumas raízes anexadas. Depois plante num novo vaso e mantenha o solo úmido até que a plante comece a crescer e a produzir folhinhas.

A segunda maneira é cortando mudas que crescem diretamente do caule da planta mãe. Depois coloque na água para produzir raízes. Quando a planta estiver com algumas raízes você pode colocá-la em um vaso para crescer.

mata mexendo