Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cabaça

A cabaça também é chamada de porongo, e isso tem causado dúvidas, sendo que esse nome popular também aponta outras espécies distintas, a espécie arbórea,  também chamada de árvore-da-cuia.

A cabaça ou porongo é uma trepadeira vigorosa, cujos ramos podem atingir de 3 até 10 m de comprimento e o seu fruto tem uma imensa variedade no tamanho desta espécie, e que é uma das antigas plantas cultivadas pela humanidade, cerca de 8 mil anos.

Frutos
Os frutos podem apresentar tamanhos pequenos e de formas arredondados, grandes e compridos, podendo ter um dezena de centímetros ou até mesmo 1 m de comprimento.

As cascas duras são utilizadas para a fabricação de recipientes – podemos citar: a cuia de chimarrão no sul do Brasil e em outros países do sul da América do Sul, bem como os instrumentos musicais (o sitar indiano), para uso na confecção de artesanatos (os mates burilados do peru).

porongo

Ela é uma fruta completa, de modo que seus frutos imaturos quanto as sementes, as folhas jovens e as pontas de seus ramos podem ser consumidos.

Bem curioso é que seus frutos imaturos de certas espécies são mais indicadas para o consumo do que os frutos de outras espécies, que ficam mais restritas para outros usos quando secas, sendo que algumas variedades são cultivadas.

Geralmente, o fruto pode ser consumido sem reservas,contudo pode conter substâncias tóxicas em certos cultivos inadequados e, quando isso acontece é porque a baixa fertilidade do solo, solos com muita acidez, e sem disponibilidade de água ou muito água, ou até mesmo em frutos armazenados incorretamente.

flores

Floração
Suas flores possuem as cores brancas, sendo que temos as femininas e masculinas na mesma planta. As flores que são femininas possuem um fruto pequeno na base da flor; isso na verdade é o óvulo da planta que depois de ser polinizada crescerá um novo fruto.

As suas flores costumam abrir pela noite e ficam por horas assim até que amanheça. Essas flores são polinizadas por mariposas a noite e pela manhã por abelhas, besouros, mamangabas.

Ela pode ser cultivada nos mais diferentes climas, como o clima tropical e subtropical do mundo, e ainda prospera em lugares livres de geadas e temperaturas amenas, mesmo que tenha mais sucesso em temperaturas entre 18 e 30°C. Em regiões de inverno frequente, pode ser cultivada nos meses de temperaturas mais altas, e em estufas, caso precise.

porongo001

Luminosidade
Gosta de luz solar direta. Pode ser aproveitado para fazer inúmeros trabalhos artesanais.

A cabaça foi uma das primeiras plantas cultivadas no mundo, não apenas para uso na alimentação, mas para ser utilizada como um recipiente de água. A cabaça pode ter sido levada da África para a Ásia, Europa e Américas no curso da migração humana ou por sementes que flutuaram através dos oceanos dentro da cabaça.

Usos
A cabaça é utilizada nos estados do Sul do Brasil e países vizinhos (Argentina e Uruguai) para se fazer a cuia, recipiente usado para servir o chimarrão, bebida feita pela infusão da erva-mate. A cabaça também é utilizada para fins de ornamentação de residências e festas folclóricas em geral.

água6