Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




corações emaranhados

A suculenta corações-emaranhados é originária de regiões ao sul do continente africano, pertencendo à família botânica Apocynaceae.

A variedade é predominantemente na cor verde, com um aspecto marmorizado por delicadas venações em cinza claro, tendendo ao prateado. Suas folhas suculentas, em forma de coração, lembram miniaturas de ciclame.

Já a forma variegata apresenta folhas que mesclam tons de creme, lilás e verde acinzentado, Em ambos os casos, a suculenta corações emaranhados pode apresentar caules com uma tonalidade púrpura, caso a planta seja cultivada em locais com boa luminosidade.

É uma trepadeira pendente e muito delicada, que atinge cerca de 2 a 4 m de comprimento. Quando bem cultivados, os corações emaranhados podem atingir grandes proporções. Suas touceiras vão se tornando pendentes, com caules que podem atingir de dois a quatro metros de comprimento.

Para se obter um bom efeito ornamental, o ideal é primeiro formar um vaso bem cheio, através do plantio de várias mudas justapostas. A suculenta corações-emaranhados pode crescer a partir de sementes, tubérculos ou estacas.

Os tubérculos se formam ao longo dos caules, nas axilas das folhas. Eles podem ser destacados e plantados separadamente, gerando novas mudas. Os ramos cortados também se propagam com bastante facilidade.

É interessante notar que a forma variegata da Ceropegia woodii cresce mais lentamente. A espécie tipo, mais esverdeada, desenvolve-se com mais rapidez, preenchendo um vaso com bastante facilidade.

coracões emaranhados

Quanto mais luminosidade puder ser fornecida à suculenta corações-emaranhados, mais rápido será seu desenvolvimento. Além disso, suas folhas tendem a adquirir uma tonalidade mais escura de verde, sob condições de cultivo ideais. Em ambientes muito sombreados, a coloração das folhas tende a ficar mais clara e pálida.

Por este motivo, dentro de casas e apartamentos, é importante que a suculenta corações-emaranhados fique posicionada em um local que receba bastante luminosidade, preferencialmente com algumas horas de sol direto por dia, no início da manhã ou no final da tarde.

Varandas ensolaradas, faces norte, leste ou oeste, também são boas opções para o cultivo da Ceropegia woodii. A luminosidade também é importante para que os corações-emaranhados floresçam, tipicamente durante os meses de outono. Durante o inverno, a planta entra em dormência, de modo que suas regas devem ser diminuídas.

Nas demais estações do ano, as regas da suculenta corações-emaranhados devem ser bem espaçadas, com a frequência típica recomendada para o cultivo da maioria das outras plantas suculentas.

O importante é que o solo seque bem, entre uma irrigação e outra. O melhor método para aferição da umidade do substrato é colocando a ponta do dedo sobre a superfície, afundando levemente.

Se o material estiver úmido, não devemos regar. Além disso, o peso do vaso dá uma boa idéia do nível de umidade do solo. Quanto mais leve estiver o vaso, mais seca estará a terra em seu interior.

O substrato para o cultivo dos corações emaranhados é aquele típico para cactos e suculentas, mais arenoso e pobre em nutrientes.

Embora existam misturas prontas para o uso, à venda em casas especializadas, podemos fazer uma versão caseira, através da junção de terra vegetal e areia grossa, em partes iguais. É importante que o substrato seja bem aerado e facilmente drenável.

corações

O vaso para o cultivo da suculenta corações-emaranhados pode ser de barro ou plástico, sem maiores problemas. Como esta é uma planta pendente, que fica melhor em vasos suspensos, costumo dar preferência ao vaso de plástico, por ser mais leve e prático.

No entanto, este material tende a conservar a umidade do substrato por períodos mais prolongados, razão pela qual a frequência das regas deve ser diminuída.

Como toda suculenta, a Ceropegia woodii ressente-se do excesso de umidade no solo, razão pela qual devemos evitar o uso do famigerado pratinho sob o vaso, que pode acumular a água das regas e favorecer o apodrecimento das raízes dos corações emaranhados.

A suculenta corações-emaranhados não necessita de uma adubação muito intensa, para se desenvolver a contento. Pelo contrário, quando elevados níveis de nitrogênio estão presentes no solo, a Ceropegia woodii tende a desenvolver tecidos vegetais mais frágeis e amolecidos.

O ideal é utilizar um adubo próprio para cactos e suculentas, do tipo NPK, em níveis equilibrados. Para que a floração dos corações emaranhados seja estimulada, pode-se alternar esta fórmula de manutenção com um fertilizante mais rico em fósforo, próprio para auxiliar a floração.

coracõesemaranhados

Ainda que eu não considere as flores da suculenta corações emaranhados a coisa mais linda do mundo, ainda assim são estruturas exóticas e interessantes. Lembram pequenas plantas carnívoras.

Vale salientar que, além da adubação específica, a Ceropegia woodii precisa de bastante luminosidade, com algumas horas de sol direto por dia, para que possa florescer adequadamente. Este é um evento mais difícil de ser observado quando os corações emaranhados são cultivados em interiores.

No entanto, suas longas e delicadas cascatas de coraçõezinhos pendurados, ainda que sem flores, são um espetáculo à parte. Quanto mais madura for a planta, mais densas e compridas serão suas touceiras.

Por ser uma suculenta de fácil cultivo e rápido crescimento, a corações emaranhados é uma aquisição valiosa para o rol de plantas cultivadas dentro de casas e apartamentos.

canyon

Asparagus_densiflorus

Você já deve ter visto e planta por aí. Ela é a queridinha das paredes verticais emprestando volume e textura aos lugares onde outras dificilmente sobreviveriam.

É uma espécie da planta da família Asparagaceae e do gênero botânico Asparagus. Conhecida também como Aspargo Rabo-de-gato. Essa espécie é nativa da África do Sul, que é frequentemente utilizado como uma planta ornamental.

Com aspecto de pluma, este aspargo conquistou os jardins brasileiros. É uma bela folhagem, composta de vários ramos, com folhas em forma de espinhos e pseudo folhas em forma de agulha, que se distribuem de maneira uniforme por toda a extensão da “pluma”.

De aspecto delicado, é uma planta relativamente rústica, que pode ser plantada em vasos e jardineiras, bem como adornando canteiros e conjuntos. As flores brancas e pequenas têm importância ornamental secundária.

Capaz de resistir ao sol pleno, essa planta carrega um segredo: seus caules do tipo rizoma guardam debaixo da terra, nas estruturas parecidas com pequenas batatas, a reserva de água e nutrientes para os períodos de escassez, um recurso semelhante ao usado por outra guerreira, a zamioculca.

Suportar os lugares mais quentes, como os próximos às vidraças que recebem a luz intensa durante o dia, não é o único mérito dessa espécie. Versátil, o aspargo pode se comportar como arbusto, cobrindo paredes e muros, ou como planta pendente.

Asparagus_densiflorus

Para multiplicar essa exuberância e fazer mudinhas, basta colocar um caule com a “batatinha” na água e esperar as raízes apontarem. De tempos em tempos, você também pode ser presenteado com as flores brancas, prontas para despertar os pequenos frutos vermelhos quando polinizadas.

Rega
A rega deve ser feita 2 vezes, à meia-sombra, ou 3 vezes por semana sob sol pleno. O solo mais pobre em nutrientes é o ideal para o seu aspargo.

Por isso, dê a ele a mistura de terra e areia. Essa planta também gosta da umidade do ar e vai adorar algumas borrifadas de água durante os dias mais secos. Deve ser cultivada à meia sombra ou sol pleno.

Poucos problemas são capazes de derrubar essa guerreira. Embora ela tenha a capacidade de guardar recursos para os momentos de escassez, não é raro que a falta de água acabe levando suas folhas a amarelar e cair, deixando os caules completamente vazios.

Especialmente quando seu aspargo ainda for uma mudinha, fique de olho na rega e coloque água 2 vezes por semana (à meia-sombra) ou 3 vezes por semana (sob sol pleno).

À medida que ele se torna uma planta adulta e consegue garantir as reservas, você pode reduzir as quantidades: 1 vez por semana (à meia-sombra) ou 2 vezes por semana (sob sol pleno).

Durante os cuidados com a sua planta, fique atento e proteja os olhos. As folhas finas e flexíveis podem incomodar como pequenos espinhos ou causar leve coceira na pele.

É usada como arbusto, cobrindo paredes e muros, ou como planta pendente

Asparagus densiflorus 'Myersii'

Dicas
As regas variam de acordo com o ambiente, disponibilidade de luz, umidade do espaço, temperatura, recipiente onde a planta está acondicionada e espécie. As indicações acima são orientações para um primeiro contato com a sua planta, mas não uma fórmula definitiva.

Preste atenção às respostas da sua espécie; assim você poderá dosar a água de acordo com as condições da sua planta. É importante não exagerar no volume de água.

lago