Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




petúnia

As petúnias são geralmente consideradas uma das flores anuais mais fáceis de cultivar, seja no solo ou penduradas. Infelizmente, essa pré-concepção leva jardineiros a acreditarem que a espécie pode prosperar em quaisquer condições.

Se suas petúnias estão morrendo, primeiramente, certifique-se de que suas necessidades básicas estão sendo atendidas. Alguns pequenos ajustes podem ser suficientes para reanimar as plantas e permitir que floresçam pelo resto da estação.

As petúnias, plantas de baixa manutenção, brilhantes e florescentes da primavera até a geada, são umas das flores anuais mais populares.

Existem centenas de variedades e uma variedade de cores. No entanto, sob certas condições adversas, suas petúnias podem morrer. Tais condições incluem doença, água ou luz solar inadequadas e insuficiência de drenagem ou fertilização.

Dentre as muitas variedades de petúnia, as mais conhecidas são a grandiflora, a multiflora e a milliflora. A grandiflora é a mais popular, com grandes flores simples ou duplas, geralmente em duas camadas.

Apesar de algumas terem um crescimento em cascata, que é especialmente atrativo em vasilhas, muitas crescem para cima em forma de montes.

A multiflora é uma flor menor e mais compacta que a grandiflora e usualmente cresce aglomerada para colorir o jardim. A milliflora tem uma abundância de flores pequenas e perfeitamente formadas.

petunia-9

Doenças
Existem várias doenças que podem danificar ou matar suas petúnias. Botrytis cinerea é um fungo que causará enferrujamento e, se não tratado, matará suas petúnias. Para tratar isso, corte imediatamente qualquer parte da planta com uma capa cinza prateada e coloque o material doente em uma sacola selada.

Se a planta inteira está infectada, arranque e jogue fora. Os fungicidas (preparações comerciais que destroem fungos) também podem ajudar.

As plantas que transmitem a doença não devem ser plantadas próximas às petúnias; tais plantas podem espalhar suas doenças para as petúnias. Os afídios (pequenas insetos que sugam o conteúdo interior das plantas), por exemplo, transmitem o vírus do mosaico do pepino para as petúnias.

Mantenha-as também fora do contato com tabaco. Um vírus do mosaico do tabaco pode ser passado das mãos de um fumante para a planta.

Mantenhas as flores de suas petúnias secas. O crescimento fúngico prospera em flores molhadas.

petúnia

Água e luz solar inadequadas
As petúnias prosperam com abundância de sol. Quanto mais, melhor. Um mínimo de 5 a 6 horas por dia é necessário. Um dia inteiro de sol é ainda melhor. Com muita sombra, você terá menos flores.

Diferente da luz solar, a irrigação deve ser feita cautelosamente para evitar o crescimento fúngico nas flores molhadas. Molhe dentro da raiz, fornecendo um irrigação profunda a 5 cm abaixo das flores.

As petúnias podem se fechar após uma chuva e levar alguns dias para se abrirem. Sem água elas irão murchar e morrer. Quando não estiver chovendo, molhe as petúnias a cada 7 a 10 dias. As vasilhas precisam de mais água do que as plantas no seu jardim.

Drenagem e fertilização do solo
As petúnias podem falhar em solo pobre. Para mantê-las saudáveis, elas precisam crescer em um solo bem drenado e fertilizado. Melhore um solo pouco drenado misturando turfa, composto ou esterco apodrecido a ele, antes de você plantar.

As petúnias podem falhar também se não tiverem nutrientes adequados. Quando você plantar, aplique um fertilizante balanceado, tais como um 8-8-8, um 10-10-10 ou um 12-12-12. O primeiro número na fórmula representa o nitrogênio, o segundo, o fósforo e o terceiro, o potássio.

Fertilize novamente a cada três semanas. Se for usado um fertilizante com liberação lenta, não é necessária fertilização adicional.

petúnia

Outros problemas
Existem outros problemas que podem causar a morte ou a deformação de suas petúnias. As geadas irão matá-las; portanto, plante-as após a última geada. Se ela ocorrer após suas petúnias forem plantadas, traga-as para dentro de casa.

As plantas também podem estiolar, com flores escassas. Se acontecer isso, corte-as na metade de seu comprimento, irrigue e fertilize-as.

Alguns tipos de petúnias, tais como as grandifloras, precisam ter suas flores desgastadas arrancadas, para que tenham um crescimento saudável; já outras, tais como as multifloras e as petúnias com flores pequenas, não precisam disso.

As petúnias devem ser plantadas em solo com boa drenagem. Use um substrato que contenha perlite ou areia para melhorar a drenagem. Verifique o escoamento do substrato apertando um punhado de terra um dia após a rega.

Se for possível extrair água, o solo não está drenando suficientemente depressa. O solo úmido por muito tempo é uma causa comum de declínio e morte da petúnia. Misture fertilizante 12-12-12 no substrato, de acordo com as recomendações do fabricante, antes do plantio das flores. A terra já adubada também pode ser utilizada.

Não aplique fertilizante em plantas debilitadas. O recipiente deve ter furos de drenagem no fundo para permitir que o excesso de água escorra. As petúnias suspensas também podem ser plantadas em cestas de arame forradas com esfagno ou fibra de coco.

As petúnias cultivadas em recipientes pendurados precisam ser regadas com mais frequência do que as cultivadas como plantas de chão. Dependendo do calor e umidade, elas devem ser regadas uma ou mesmo duas vezes por dia.

Verifique a umidade do solo todos os dias. Ele deve ser mantido uniformemente úmido, não encharcado. Quando o solo começar a secar, regue a petúnia.

Despeje a água ao longo de toda a superfície do substrato, não em uma área concentrada. Isso fornecerá umidade de forma homogênea para todas as raízes, em vez de apenas para uma pequena parte delas.

petúnia

Muito ou pouca luz solar
Se elas estão plantadas em bom substrato, em um recipiente com boa drenagem e estão sendo regadas corretamente, mas ainda estão morrendo, podem não estar recebendo a quantidade certa de luz solar.

Embora as petúnias geralmente prosperem em pleno sol, os raios solares do meio-dia podem ser demais para elas, especialmente em climas quentes. Tente movê-las para um local que receba sol pela manhã e sombra na parte da tarde.

Se elas estão morrendo em uma posição de sombra parcial, onde recebem apenas de duas a quatro horas de sol por dia, mova-as para um local mais ensolarado.

Possíveis males
As petúnias podem desenvolver podridão-da-coroa ou radicular, mofo cinzento, verticiliose e doenças virais. A podridão-da-coroa ou radicular deixará as folhas murchas e os caules amarelados, afetando o crescimento das plantas.

As raízes e caules se tornarão moles. O mofo cinzento irá causar sintomas semelhantes aos da podridão radicular, bem como manchas cinzentas difusas. A verticiliose faz com que as folhas fiquem amarelas e murchem, eventualmente atingindo uma coloração amarronzada e morrendo.

Doenças virais causam uma variedade de sintomas, incluindo folhagem atrofiada, com manchas ou estrias. Infelizmente, quando as petúnias desenvolvem essas doenças, elas normalmente não podem ser salvas.

Por outro lado, elas são comumente disponíveis durante toda a estação de crescimento e são relativamente baratas. O melhor curso de ação é eliminar a planta doente e recomeçar o plantio. Basta desinfetar o recipiente de suspensão antes de voltar a usá-lo e colocar terra adubada fresca no envasamento.

Luz