Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Quando pensamos em cactos e suculentas, é comum que nos venham à mente imagens de plantas rechonchudas torrando sob o sol pleno, tais como as opuntias ou rosas-de-pedra.

Há, contudo, uma grande gama de plantas suculentas pendentes, cuja aparência e hábito de vida diferem completamente das clássicas versões com as quais estamos acostumados.

Neste artigo iramos falar sobre alguns os cactos e suculentas que podem ser cultivados sob a forma suspensa, frequentemente em ambientes mais sombreados, dentro de casas e apartamentos.

riphsalis baccifera

Embora não se pareça em nada com um cacto, a Rhipsalis baccifera, popularmente conhecida como cacto-macarrão, é um exemplo clássico de planta suculenta pendente, pertencente à família Cactaceae.

Ao contrário dos seus primos cheios de espinhos, habituados às agruras do deserto, o cacto macarrão é uma suculenta de hábito epífito, que vive aderido aos troncos das árvores, protegido do sol direto pelas copas de suas hospedeiras.

Não se trata, contudo, de um parasita. Esta suculenta pendente apenas utiliza as árvores como suporte, sendo nutrida por pequenos detritos em decomposição, fornecidos pelo ecossistema ao redor.

flor-de-maio002

Outro cacto pendente digno de nota, que também possui o hábito epífito, é representado pela espécie botânica Schlumbergera truncata, popularmente conhecida como flor-de-maio.

Esta é uma planta suculenta pendente que também difere completamente das cactáceas típicas. A flor de maio é uma indicação perfeita para o cultivo em interiores, já que não necessita de sol pleno para se desenvolver e florescer.

Seu caule largo e achatado, dividido em pequenos segmentos destacáveis, é belissimamente adornado por flores vistosas, que podem ser encontradas em diferentes colorações, produzindo um efeito ornamental único. Quando bem cultivada, esta suculenta pendente forma grandes touceiras, com generosas cascatas de flores.

Epiphyllum oxyoetalum

Outro cacto pendente conhecido por suas belas florações é o Epiphyllum oxyoetalum, cujo apelido mais famoso é cacto-orquídea. Apesar de seu nome popular, esta suculenta pendente não guarda parentesco algum com as orquidáceas.

Trata-se, mais uma vez, de uma cactácea que apresenta o hábito epífito, vegetando sob a sombra das copas das árvores, e cuja ocorrência limita-se exclusivamente ao continente americano.

O principal atrativo desta suculenta pendente é a sua exuberante floração noturna. É sempre um desafio fotografá-la, já que as flores se fecham ao raiar do dia. Graças a esta característica, a planta também é conhecida como dama da noite.

Existem diversos híbridos da espécie  Epiphyllum oxypetalum, com florações em diferentes cores. Como já era de se imaginar, os agentes polinizadores do cacto orquídea são insetos de hábito noturno.

Selenicereus   anthonyanus

Outro cacto pendente que faz bastante sucesso entre os colecionadores é o Selenicereus  anthonyanus, que também atende pela alcunha de cacto-sianinha.

Apesar de pertencer à família Cactaceae, o cacto sianinha possui a clássica aparência de uma planta suculenta pendente. Ainda que suas flores sejam bastante ornamentais, a característica mais marcante fica por conta do caule longo e sinuoso, formando um zig zag, com a aparência de espinha de peixe.

Assim como as suculentas pendentes anteriormente citadas, a sianinha é ideal para o cultivo dentro de casas e apartamentos, já que tolera um ambiente mais sombreado, recebendo apenas bastante claridade indireta.

Hildewintera colademononis

Por último vamos fechar essa seção de cactos pendentes com chave de ouro, apresentamos o famoso cacto rabo-de-macaco. Ainda que existam outras cactáceas com apelidos semelhantes, tais como o rabo de gato e rabo de rato, a espécie botânica Hildewintera colademononis é a mais popular entre os cultivadores.

Ao contrário dos exemplos anteriores, que apresentam hábito epífito, o cacto rabo de macaco costuma vegetar sobre as rochas, hábito denominado epilítico, litófilo ou rupícola.

Por este motivo, esta bela suculenta pendente pode ser cultivada em ambientes que recebam mais claridade, inclusive sol direto. Ainda assim, convém proteger o cacto rabo de macaco do sol direto do meio-dia, principalmente em localidades de climas mais quentes.

Quanto mais madura fica esta cactácea, mais alongado, pendente e peludo se torna seu caule. Com o tempo, esta espécie forma belíssimas touceiras suspensas, de raro efeito ornamental, principalmente durante sua floração.

Agora vamos às plantas suculentas pendentes clássicas, que não pertencem à família Cacataceae. Sempre lembrando que todos os cactos são suculentas, mas nem todas as plantas suculentas são cactos.

sedum morganianum

Quando o assunto se refere às suculentas pendentes, o primeiro exemplo que nos vem à mente é o da espécie Sedum morganiaum, popularmente chamada de dedo-de-moça. Outro apelido menos lisonjeiro para esta suculenta é rabo-de-burro.

Esta é uma suculenta pendente bastante difundida nas coleções, graças à sua resistência e facilidade de cultivo. Trata-se de uma planta de crescimento rápido, que forma densas touceiras repletas de longos caules suspensos.

Embora seja um exemplo de suculenta de sombra, o Sedum pode ficar estiolado se não receber luminosidade em níveis adequados. O ambiente ideal para o cultivo desta suculenta é o que recebe a meia sombra, com bastante claridade e algumas poucas horas de sol direto, no início da manhã ou no final da tarde.

Ceropegia woodi

Outro exemplo clássico de planta suculenta pendente é a espécie Ceropegia woodi, popularmente conhecida como corações-emaranhados. Seus caules são extremamente delgados, lembrando cordões.

As folhas são carnosas e apresentam o formato de delicados corações, que ficam pendentes, aos pares.

Senecio Rowleyanus

Neste contexto, os colares dominam a cena, quando o assunto são suculentas pendentes. Além do exemplo acima citado, temos o famoso colar-de-pérolas, apelido carinhoso da espécie Senecio rowleyanus.

Esta é uma planta que possui a fama de ser mais exigente quanto ao cultivo. Infelizmente, é bastante comum que percamos as delicadas folhas esféricas devido ao excesso de umidade.

Ainda assim, vale sempre a pena tentar domar esta bela suculenta pendente, graças ao aspecto único de suas folhas, que mais lembram ervilhas do que pérolas.

colar-de-rubi

Continuando com o tema de colares e jóias, temos a clássica suculenta pendente apelidada de colar-de-rubi, cujo nome científico é Othonna capensis. A alusão à pedra preciosa é justificada pela coloração avermelhada que o caule desta planta adquire, quando cultivada em ambientes com bastante claridade.

Esta é outra típica suculenta de sombra, sendo ideal para ser mantida em ambientes internos, desde que próxima a uma janela que proporcione bastante luminosidade indireta.

As folhas desta suculenta pendente lembram pequenos zepelins, devido a este formato pouco usual. Trata-se de uma planta de fácil cultivo, bastante resistente, que apresenta um crescimento bem acelerado. É a companhia ideal para quem não dispõe de ambientes sob sol pleno.

Senecio peregrinus

Finalizando, ainda que existam outros exemplos, não podemos deixar de mencionar a cobiçada suculenta colar-de-golfinhos. Novidade no mercado, até há pouco tempo, esta pequena jóia já está disponível na maioria das lojas de jardinagem e gardens.

Trata-se de uma espécie que pertence ao mesmo gênero da suculenta colar-de-pérolas. O colar-de-golfinhos recebe a denominação científica de Senecio peregrinus.

Este é outro belíssimo e curioso exemplo de suculenta pendente, já que seus caules finos e compridos exibem delicadas folhas em forma de golfinhos saltitantes. Assim como seu parente, colar de pérolas, esta suculenta pode apresentar alguma dificuldade de cultivo.

Trata-se de uma espécie que não tolera o sol pleno, adaptando-se melhor a ambientes com bastante luminosidade indireta. As regas devem ser feitas com cuidado, para que suas folhas gorduchas não apodreçam.

Em resumo, os cactos e suculentas pendentes são presença obrigatória nas coleções de quem ama estas plantas gorduchas.

Além de serem extremamente ornamentais, estas espécies de cultivo suspenso costumam requerer menos luminosidade, quando comparadas às demais plantas do gênero, o que as torna escolhas ideais para quem cultiva cactos e suculentas dentro de casas e apartamentos.

pingos sobre lago

Evidentemente, a lista de plantas suculentas que podem ser cultivadas em locais abertos, recebendo sol direto, é muito extensa. No artigo de hoje falarei de algumas espécies e híbridos resistentes e de fácil cultivo, ideais para quem pretende começar a colecionar plantas suculentas e dispõe de um espaço bem ensolarado, mesmo que seja uma janela ou sacada de apartamento.

Parece até um pleonasmo utilizar o termo suculentas de sol pleno, mas a verdade é que nem todas as plantas inclusas nesta categoria gostam de ficar torrando debaixo do sol direto do meio dia.

Até mesmo as plantas apresentadas na lista a seguir, se acostumadas a um ambiente mais sombreado, poderão ter suas folhas queimadas, caso sejam transferidas repentinamente para um ambiente demasiadamente ensolarado.

Sempre que esta transição for necessária, é aconselhável que a mudança seja feita de forma gradativa, de preferência no inverno, quando a insolação tem menor intensidade. O sol do início da manhã e do final da tarde também pode ajudar neste processo de adaptação.

mãe de milhares

A primeira sugestão de suculenta de sol pleno, é o famoso Aranto. Bastante conhecida por suas alegadas propriedades medicinais, esta planta pode ser tóxica se ingerida por crianças ou animais de estimação.

Também conhecida como mãe-de-milhares ou mãe-de-mil, trata-se da Kalanchoe daigremontiana, ela é perfeita para ambientes ensolarados. Quanto mais luz esta suculenta receber, mais brotinhos ela produzirá a partir das extremidades de suas folhas.

Além disso, sob condições de boa luminosidade, o aranto irá adquirir uma bela tonalidade rosada nas bordas das folhas.

Kalanchoe-blossfeldiana.

A próxima inspiração para um jardim sob sol pleno também pertence ao gênero Kalanchoe. De modo geral, estas espécies de plantas suculentas são ideais para serem cultivadas sob sol direto, sem maiores problemas.

No caso da flor-da-fortuna, também conhecida como calandiva, quando suas pétalas são dobradas, a planta somente florescerá quando exposta a bastante luminosidade direta.

Seu nome científico é Kalanchoe blossfeldiana. Embora seja uma planta suculenta, a calandiva é muito lembrada como uma flor para presentear ou decorar ambientes internos. Há versões com longas hastes, comercializadas como flores de corte.

Kalanchoe-luciae

Ainda dentro do gênero Kalanchoe, temos uma clássica suculenta de sol pleno, popularmente conhecida como orelha-de-elefante. Esta belíssima espécie originária da África do Sul, Kalanchoe luciae, é bastante utilizada no paisagismo de áreas externas, principalmente compondo a decoração de jardins de inspiração desértica.

Fica belíssima em meio a rochas, cactos e outras suculentas de sol pleno. Sob estas condições de cultivo, suas folhas assumem grandes proporções, fazendo jus ao apelido, e adquirindo um belíssimo colorido púrpura nas extremidades.

aloe-vera

Outro gênero botânico bastante conhecido por suas plantas suculentas de sol pleno é o Aloe. Sua representante mais famosa é a popular babosa, Aloe vera. Muitos cultivam esta planta de olho em suas supostas propriedades medicinais.

É comum que a maioria das casas tenha um pé de babosa, para que o sumo de suas folhas possa ser utilizado para tratar queimaduras, em um eventual acidente. Há ainda quem use a substância para hidratar os cabelos.

O fato é que, além destas propriedades, a Aloe vera é bastante apreciada como planta ornamental, principalmente em países do hemisfério norte. Trata-se de uma suculenta de sol pleno bastante resistente, quase indestrutível, que cresce e se multiplica com bastante rapidez.

Para quem mora em apartamentos, o único inconveniente é que a planta pode atingir grandes proporções. Trata-se de uma suculenta bastante versátil, já que pode se adaptar ao cultivo dentro de casas e apartamentos, desde que fique em um local bem iluminado.

aloe-juvena

Uma suculenta parenta da babosa, que apresenta menor porte e aparência mais agressiva, é a Aloe juvenna, também conhecida como suculenta dente-de-tigre. Esta é uma excelente suculenta para ambientes sob sol pleno, originária do continente africano, mais especificamente do Quênia.

A Aloe juvenna apresenta a vantagem de ser mais compacta, de crescimento predominantemente vertical, encaixando-se melhor nas prateleiras que guardam nossas coleções de suculentas. Também é uma planta que pode ser cultivada em interiores, desde que próxima a janelas ensolaradas.

Na falta de luminosidade, esta suculenta tende a ficar estiolada, adquirindo um porte mais alto e comprido, como um sinal de que busca mais luz.

echeveria elegans

Outro grupo clássico de suculentas de sol pleno é popularmente conhecido como rosa-de-pedra. De modo geral, são plantas com folhas rechonchudas, dispostas em forma de rosetas, muitas pertencentes ao gênero Echeveria.

Quanto mais sol direto estas suculentas recebem, mais compactas e coloridas ficam suas rosetas. No entanto, este é um exemplo de suculenta que pode ter suas folhas queimadas, caso não esteja habituada ao cultivo sob sol pleno.

Estas plantas precisam ser adaptadas gradualmente a um ambiente com mais luminosidade, principalmente em regiões tropicais, de climas muito quentes. Por precaução, convém sempre proteger estas suculentas do sol mais intenso do meio dia, principalmente durante o verão.

Euphorbia-tirucalli1

Uma bela suculenta de sol pleno, que não sofre destes problemas de queimaduras de folhas, até porque tem pouquíssimas, é o popular aveloz, Euphorbia tirucalli.

Quanto mais sol direto esta suculenta receber, mais coloridas ficarão suas touceiras, que adquirem uma tonalidade incandescente, laranja avermelhada. Ainda assim, esta é uma suculenta que pode ser cultivada dentro de casas e apartamentos, desde que em um local bem iluminado.

De modo geral, as suculentas do gênero Euphorbia necessitam de menos luz, quando comparadas às cactáceas.

Euphorbia_Milii

Frequentemente confundida com um cacto, a planta coroa-de-Cristo também pertence ao gênero Euphorbia. Esta suculenta é bastante utilizada em áreas externas, principalmente como bordaduras ou cercas vivas. Existe uma belíssima e delicada versão em miniatura, perfeita para quem cultiva plantas em interiores.

O único cuidado, como sempre, é expor esta suculenta de sol pleno a níveis adequados de luminosidade. No caso da Euphorbia milii, o perigo é a planta se recusar a florescer, principalmente quando mantida dentro de casas e apartamentos.

Além do sol direto, esta é uma suculenta que se beneficia de uma adubação mais rica em fósforo, própria para estimular a sua floração. A coroa de Cristo é incrivelmente resistente e de fácil cultivo, além de se desenvolver de forma acelerada.

Graptopetalum-paraguayense

Outra popular suculenta que vai muito bem sob sol pleno é a planta-fantasma, apelido carinhoso do Graptopetalum paraguayense. Sua aparência empoeirada deve-se à deposição de uma camada de pruína, substância cerosa com o aspecto de um fino pó translúcido.

Ainda que possa ser mantida em ambientes internos, a suculenta fantasma fica mais bonita e compacta em locais que recebem o sol direto. Sob estas condições de cultivo, as folhas desta suculenta adquirem um belo colorido lilás, bem suave.

Com o tempo, os caules vão se tornando mais compridos, vão perdendo as folhas nas regiões mais próximas à base, e finalmente tornam-se pendentes. Uma touceira bem formada da planta fantasma é sempre um espetáculo para os olhos.

Graptoveria ‘Fantome’

Por fim, um representante híbrido de suculenta de sol pleno. Não por acaso, a Graptoveria ‘Fantome’ é resultado do cruzamento de duas plantas já mencionadas ao longo deste artigo, a Echeveria elegans e o Graptopetalum paraguayense. Esta planta miscigenada parece ter herdado os superpoderes dos pais, de forma sinérgica.

A Graptoveria ‘Fantome’ é incrivelmente resistente ao sol direto, além de crescer e se multiplicar com grande rapidez. Esta é a planta mais indicada para a propagação através de suas folhas, que brotam mesmo quando não são colocadas em um berçário de suculentas.

Como mencionado na introdução, poderia citar dezenas de outros exemplos de plantas suculentas que podem ser cultivadas sob sol pleno. São plantas fáceis de serem cultivadas, bastante resistentes às pragas e às intempéries, ideais para quem está começando a cultivar suculentas.

chuvas-1