Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Quem tem animais de estimação sabe bem o carinho e o amor incondicional que eles nos oferecem, existe uma empatia que na maioria da vezes é difícil encontrar dentro das relações humanas. Cabe-nos a nós retribuir com alguns mimos e cuidados estes seres especiais.

Há um perigo camuflado nas belas plantas que nos prometem paz e prazer, mas que se revelam potencialmente perigosas para animais e pessoas.

Os animais podem mordiscar essas plantas apenas por curiosidade, tédio ou com o intuito de coçar os dentes.

A lista de plantas tóxicas para cães e gatos é grande, se usadas erradamente podem causar reações severas nos nossos animais de estimação.

Abaixo está listado as 11 espécies mais comuns e que têm registrado mais acidentes de intoxicação em animais.

espadadesãojor

Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)
Muito cultivada devido à crença de que trás proteção e prosperidade, contudo ela contém glicosídeos pregnânicos e saponinas esteroidais, substanciam que provocam a irritação da mucosa, salivação intensa, dificuldades de respiração e movimentação.

mamona

Mamona (Ricinus communis)
As partes tóxicas da mamona são as folhas, principalmente as murchas e as sementes da mesma. Os principais sintomas de intoxicação por ingestão são: falta de apetite, apatia, diarréia, tremuras, desequilíbrio, salivação excessiva, arrotos e possível morte do animal. A mamona é utilizada como controladora de pragas em outras plantas.

Nerium oleander

Oleandro (Nerium oleander)
Aparentemente é um flor inofensiva, mas esconde uma toxidade extremamente alta, uma única folha pode levar ao colapso. Cerca de 15 a 20 gramas podem causar a morte a um bovino ou a ou equino.

Os sintomas de intoxicação podem surgir entre uma hora e vinte e quatro horas após a ingestão e caracterizam-se por: vômitos, diarréia, irritação da boca, desequilíbrio, arritmia, sonolência, dispneia, paralisia, coma e morte.

monstera-deliciosa.

Costela-de-Adão (Monstera deliciosa)
Toda a planta é tóxica, apesar do fruto ser comestível. As suas folhas quando ingeridas podem causar: salivação, prurido e edema na região da face e das mucosas, asfixia, vômito, paralisia da língua. Quando em contato com os olhos pode lesionar a córnea.

anturio

Antúrio (Anthurium)
Todas as partes da planta são tóxicas, contém oxalato de cálcio em forma de cristais pontiagudos, o principal agente causador das ocorrências adversas nos nossos animais.

Os principais sintomas de ingestão são: vômitos, diarreia, salivação, inchaço da boca e garganta, asfixia. Quando em contato com os olhos pode provocar o lacrimejamento, irritação e lesão na córnea.

Zantedeschia aethiopica

Copo de leite (Zantedeschia aethiopica)
Assim como o antúrio, o copo de leite também contém oxalato de cálcio e saponinas, ambos estão presentes em todas as partes da planta.

A intoxicação acontece não só pela ingestão como também pelo contato com a pele. O copo de leite apresenta os seguintes efeitos adversos: vômitos, disfagia, prurido intenso, hiper salivação, edema dos lábios e língua.

Hydrangea1

Hortênsia (Hydrangea macrophylla)
Desde sempre usada pela sua beleza ornamental, com flores azuladas ou rosadas conforme o pH do solo. Todas as partes da planta são tóxicas, quando ingeridas em grandes quantidades, contém uma substancia perigosa denominada de glicoside carcinogênico.

Sintomas de intoxicação: perda de apetite, náuseas, vômitos, convulsões, letargia, flacidez muscular, coma e morte.

fetos

Fetos ou Samambaias
Existem várias espécies de fetos e todas apresentam alguma toxidade em maior ou menor grau. Estas plantas ancestrais contém substancias que prejudicam a produção de glóbulos vermelhos. Sintomas de intoxicação: pontinhos de sangramento na boca ou na urina.

comigoninguempode

Comigo-ninguém-pode (Diffenbachia)
É uma planta muito apreciada pela beleza da sua folhagem e por estar associada à crença de dar proteção ao lares. Estima-se que a Comigo-ninguém-pode seja uma das maiores causadoras de intoxicações em cães e gatos.

A intoxicação ocorre pela ingestão ou apenas pelo contato com qualquer parte da planta. A intoxicação manifesta-se com: problemas gastrointestinais, perda de apetite, irritação da boca e garganta, língua inchada e fora da boca, dermatite, dificuldades respiratórias, convulsões e em muitos casos o colapso.

Hedera helix

Hera (Hedera helix)
Esta trepadeira apresenta toxidade nas bagas e folhas, contém um esteroide natural apelido saponina. Sintomas de intoxicação: dificuldades respiratórias, irritação ocular, disfagia, prurido intenso (coceira) e vermelhidão da pele, alterações neurológicas.

Esta foi a lista de planta tóxicas comuns que escolhemos, mas o circulo é bem mais alargado: tulipas, azevinho, dracena de Madagascar, louro do Japão, jiboia, hibisco, castanheiro da Índia, Flor de Natal, palmeira cica, rododendro ou azálea.

Se o seu animal esteve em contato com uma planta venenosa, limpe a boca do seu animal com água corrente de modo a tentar eliminar os vestígios, mas cuidado não exagere, não o faça engolir resíduos, nem o afogue.

Nunca induza o vômito e não dê nada de comer ao seu cão ou gato. De seguida encaminhe-o de imediato ao veterinário e se possível leve uma amostra da planta em questão para facilitar o diagnóstico.

flores (2)

skimmia-japonica

O Skimmie ou Skimmia Japonizaram conhecido popularmente de Esquimia, é uma planta arbustiva perene altamente ramificada, de porte pequeno que geralmente não ultrapassa um metro e meio de altura.

O seu aspecto é uma constante surpresa, vais sempre mudando ao longo do ano, na Primavera surgem os botões vermelhos, que se vão tornando mais claros ao longo da sua evolução, até se transformarem em maciços de pequenas flores brancas ou amareladas no na Primavera ou no Verão, dependendo da variedade.

Além de belas as  flores da Skimmia japonica  cativam pelo suave aroma que emitem e quando fertilizadas, dão origem a bagas vermelhas brilhantes que duram do Outono até ao Inverno

Cuidados com a Skimmia japonica
A planta aprecia um local arejado, moderadamente ensolarado a parcialmente ensolarado, o sol pleno pode fazer com que as folhas fiquem amarelas.

É resistente à poluição, à névoa salina, ao frio e às geadas (suporta até -15ºC). Cresce melhor em solo rico, arejado, com boa capacidade de drenagem. As Skimmia prosperam melhor em meios não calcários, preferem solos neutro ou ácidos., enriqueça o solo com húmus e terra de urze.

Geralmente elas não necessitam de adubo ao longo do seu crescimento, mas caso o crescimento da planta pareça atrofiado ou que as folhas se apresentem amareladas, poderá receber entre o fim do Inverno ao inicio da Primavera um fertilizante indicado a plantas acidófilas, seguindo a dosagem indicada na embalagem.

As regas devem ser moderadas, apenas as necessárias para evitar que a terra seque.
As Skimmias não exigem podas, mas se desejar pode podar a planta nos meses de inverno, enquanto está na fase dormente. Suporta a poda de renovação severa.

Skimmia japonica

Multiplicação
Reproduz-se por sementes ou por enraizamento de estacas. A sementeira deve ser realizada na Primavera, depois de germinarem, as mudas devem ser mantidas em ambiente protegido por um ano, antes de serem transplantadas para o local definitivo.

A obtenção de estacas semi duras pode ser feita após a floração, enraíze no início do outono em solo ligeiramente ácido e umedecido.

Pelo seu porte pequeno, presta-se a jardins pequenos, vasos, à formação de bordaduras, em agrupamentos de plantas ou como espécime isolado.

Skimmia-japonica-Rubella

Os galhos da planta com frutos são uma excelente alternativa ao azevinho na época de Natal.

A maioria das variedades de Skimias são masculinas (M) ou femininas (F), embora algumas sejam hermafroditas (H).

As espécies femininas só produzirão bagas no Outono se forem fecundadas por uma espécie macho. As hermafroditas são auto férteis, basta apenas uma planta para se dar a frutificação.

névoa

gardênia

Originária do Japão e da China, a gardênia é uma planta arbustiva que mantém a folhagem sempre verde. É um arbusto perene, semi lenhoso, ramificado e muito florífero, que pode alcançar 1,5 m. a 2 m. de altura.

Suas folhas exibem um verde escuro brilhante, coriáceas com formato ovalado e nervuras bem demarcadas.

As flores são brancas serosas, podem ser simples ou dobradas, abrem na Primavera ou no Verão e emanam um agradável perfume que envolve o ambiente que as circunda, lembrando o aroma do jasmim.

Cuidados e manutenção da Gardênia
Condições favoráveis
A gardênia necessita de localizações com boa luminosidade, de preferência sol pleno, mas não gosta de sol nos horários mais quentes. Geralmente é cultivada como planta de exterior, mas também se adapta ao interior desde que seja colocada num ambiente com boa claridade.

Aprecia temperaturas amenas, sofre com a geada e o vento forte. As mudanças bruscas de temperatura, correntes de ar, oscilação da claridade e da umidade podem levar à queda dos botões florais.

No Inverno pode perder parte das folhas e ficar com um visual menos interessante, mas na primavera renasce e exibe toda a sua beleza.

gardenia-indooe
Solo
A gardênia não suporta solos alcalinos, é absolutamente necessário manter o solo levemente ácido. Importa também que o solo apresente uma boa capacidade de drenagem e seja rico em matéria orgânica, um substrato à base de turfa e húmus preenche os requisitos. Para mais precisão existem substratos indicados ao cultivo de gardênias.

Adubação
Durante a floração administre um adubo liquido diluído em água conforme a dose recomendada na embalagem, de quinze em quinze dias. Empregue um adubo indicado a plantas acidófilas, nos quais se destaca a imagem das azaléas e das camélias.

Rega
A gardênia não suporta água calcaria, se possível utilize água da chuva. Aprecia regas regulares mas não abundantes, de modo a manter o substrato úmido mas não encharcado.

Colocar uma camada de casca de pinho sobre a superfície do solo, ajuda a manter a umidade e estabiliza a temperatura do solo. Lave as folhas com água morna não calcária nos períodos quentes e secos.

Gardenia jasminoides
Poda e manutenção
Realize uma poda ligeira na gardênia no inicio do Outono, com o objetivo de moldar a sua forma e promover a floração na época seguinte.

Nas primeiras 48 horas as flores são muitos brancas, após este período elas começam delicadamente a amarelecer e ficam secas. Este aspecto retira alguma beleza ornamental à planta, corte as flores depois de secas.

Pragas e doenças
Geralmente as gardênias são resistentes, mas em condições de stress a planta pode sofrer de várias maleitas. As pragas mais comuns da gardénia são os ácaros, pulgões e a cochonilha.

São facilmente controlados com uma calda de sabão feita em casa. É também suscetível ao amarelecimento das folhas, cancro, oídio e fumagina.

Transplante
A gardênia pode ser cultiva diretamente no solo ou em vaso, desde que seja grande. Não é obrigatório realizar o transplante anualmente, só quando se verificar a saída das raízes através dos orifícios dos vasos. Quando necessário, deve ser efetuado na Primavera.

Gardênia
Multiplicação da gardênia
Propaga-se por estaquia dos ramos semi lenhosos após a floração. Corta-se a ponta de um ramo e planta-se num terriço acido, mantendo-o úmido até a estaca enraizar. O processo terá mais sucesso num ambiente a circundar os 20º – 21ºC.

Aspectos sensíveis da Gardênia
Mau desenvolvimento dos botões florais
A umidade ambiental é muito importante para o bom desenvolvimento da gardénia, ela não tolera a secura do ar. A falta de umidade na atmosfera pode causar o mau desenvolvimento, queda dos botões florais e murchamento rápido das flores.

Folhas amarelas
As gardênias são plantas delicadas e é frequente apresentarem sinais de falta de ferro. Se as folhas novas amarelecerem suplemente com um fertilizante rico em ferro, nas doses indicadas pela embalagem.

lago