Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Catlleya Mossiae

As cattleyas são na maioria plantas epífitas, que no ambiente natural são encontradas nos troncos das árvores das florestas tropicais da América do Sul.

Foram descritas pelo horticultor e colecionador de plantas inglês William Cattley como as rainhas de todas as orquídeas. É um dos gêneros de orquídeas muito apreciadas em todo o mundo, possuem flores grandes e vistosas que cativam pelo formato e intensidade das cores.

Possuem pseudobulbos alongados e inchados, com uma ou duas folhas rígidas e intumescidas. A planta possui um rizoma, no qual nascem os pseudobulbos e as raízes.

Por norma os pseudobulbos menores e arredondados geralmente têm apenas uma folha na extremidade e vêm de climas mais quentes. Os pseudobulbos mais alongados e achatados geralmente terminam com duas ou três folhas alongadas e por regra vêm de habitats temperados.

As cattleyas são frequentemente confundida com as laélias, contudo diferenciam-se das demais por possuírem apenas quatro políneas (massa cerosa constituída por grãos de pólen), as laélias que possuem oito.

Como cuidar da Orquídea Cattleya
Condições favoráveis
As cattleyas apreciam climas quentes, com boa luminosidade, mas nunca sol direto, principalmente nas horas de maior calor. Não gosta de lugares muito abafados, procure colocá-la em ambiente bem ventilado.

Cattleya Chocoensis
Fertilização
A adubação é muito importante, deve ser generosa, mas suave e diluída.  É feita por adubos foliares ou granulados. Antes da floração forneça um adubo com formulação rica em fósforo e potássio, após a floração procure fornecer uma formulação equilibrada com os nutrientes NPK na mesma proporção.

Uma planta bem nutrida fica menos susceptível às doenças e oferecerá flores maiores e mais belas.

Rega
A irrigação deve ser regular mas com pouca água, uma a duas vezes por semana dependendo das condições ambientais. É importante deixar o substrato secar entre as regas.

Preferencialmente faça a rega no período da manhã com água morna. O equilibro é crucial porque o excesso de rega pode levar à podridão das raízes e consequente ao colapso da orquídea, em contra partida a falta de água pode levar à desidratação da planta e a cattleya pode não conseguir recuperar.

Pragas e doenças
A cattleya é sensível às doenças fúngicas, use um substrato de qualidade e mantenha uma boa ventilação. Tenha muita atenção aos sinais de modo a não deixar evoluir o ataque, porque depois da contaminação avançada as cattleya são difíceis de recuperar.

Cattleya labiata Lindl
Aspectos sensíveis
Observe o crescimento das folhas, se as novas rebentações forem menores do que as já existentes é um indicativo de que a cattleya está em déficit, pode ser rega ou adubação inadequada, substrato velho ou vaso pequeno.

A coloração das folhas poderá indicar se a planta recebe a luz adequada. Folhas muito escura poderão indicar falta de luminosidade, já as folhas amarelas podem assinalar excesso de luz.

Plantar e transplantar as orquídeas cattleya
O transplante da cattleya deve ser realizado após a floração, quando começamos a verificar que a planta começa a ultrapassar os limites do vaso.

A escolha do novo vaso deve ser ponderada, nunca se deve abusar no tamanho, dois ou três dedos da gema de crescimento até ao rebordo do vaso são suficientes.
Antes de iniciar a mudança coloque o vaso da cattleya dentro de um recipiente com água, de modo a facilitar a retirada da orquídea com o menor transtorno possível, porque as raízes das orquídeas são mais fáceis de manipular quando estão hidratadas.

Cattleya Haw Yuan Angel

Depois do vaso devidamente molhado, retire-o da água e vá apertando as laterais de modo a ir descolando as raízes das paredes. Depois puxe delicadamente a planta, com o cuidado de não pressionar nenhuma gema de crescimento.

Depois tente limpar todos os resíduos de substrato velho, vá ajudando a remoção delicadamente com os dedos   e se necessário passe água.

Durante o processo realize a limpeza dos pseudobulbos, remova a bainha (casca seca) que os envolve. Esta operação vai permitir verificar se a planta está em boas condições sanitárias, livre de fungos ou cochonilha.

Na hora de plantar a cattleya encoste a parte mais velha da planta à parede do vaso e mantenha a secção com gemas de crescimento liberta, de modo a que esta cresça livremente.

É importante colocar uma camada de drenagem no vaso, entre uma rega e outra o substrato têm de ficar completamente seco.  Depois posicione cattleya e aconchegue-a com o substrato.

cattleya-labiata7

As orquídeas cattleya possuem um rizoma, uma extensão que liga os pseudobulbos. Este rizoma não deve de modo algum ficar enterrado, deve ficar sempre sobre o substrato, mesmo que as raízes não fiquem totalmente enterradas. Caso contrário ele poderá apodrecer e levar ao definhamento da cattleya.

Por fim tutore a planta, é essencial que a cattleya se sinta segura, regue bem até a água sair pelos furos do pote.

É importante escolher um bom substrato, uma mistura que tenha por base a casca de pino. Mas atenção, não é qualquer casca de pino. Um substrato indicado a orquídeas passa por um processo de tratamento, onde é retirado o tanino da casca de pino.

O tanino é prejudicial ao desenvolvimento das orquídeas, leva ao definhamento e secagem das raízes.

Cattleya_leopoldii_

Plantar cattleya em árvores
A cattleya também pode ser amarrada nos ramos das árvores, desde que lhe seja oferecida uma boa luminosidade e ao mesmo tempo fique protegida da incidência direta do sol.

Acomode a orquídea na árvore, com um pouco de musgo e prenda-a com algo que não a machuque, como um barbante de tecido, sisal ou outro material que se decomponha com o tempo.

No inicio procure molhar a cattleya até ela se adaptar, depois ela quase caminha sozinha.

Multiplicação da orquídea cattleya
Os pseudobulbos da cattleya, assim como a grande maioria das orquídeas são reservatórios de água e nutrientes, eles permitem alimentar a planta e apoiá-la nas alturas de maior stress.

Na hora de dividir deixe pelo menos quatro pseudobulbos por planta, de modo a facilitar a recuperação e futuro desenvolvimento da planta.

Depois de executar o processo de limpeza descrito acima na descrição de transplante, é hora de cortar a planta. Antes de concretizar a incisão, esterilize o material de corte.

Corte o rizoma com firmeza e separe delicadamente as raízes com as mãos, até separar a ramagem. Depois de realizada a separação convém selar o core, poderá fazê-lo com canela.

Paisagem

Callistemon

O gênero Callistemon conta com mais de trinta espécies, por vezes difíceis de distinguir dada a sua semelhança. A escova de garrafa é uma planta arbustiva, que atinge em média 3 a 7 metros de altura.

É amplamente usada nos jardins como planta ornamental, pela beleza exuberante, facilidade de cultivo e adaptabilidade.

Possuem ramos lenhosos com cascas salientes, que são ótimos para a fixação de plantas epífitas, como por exemplo, as orquídeas.

As folhas são pequenas, lineares, coriáceas e aromáticas, possuem tonalidade verde, que com o tempo vão adquirindo tons bronzeados.

As inflorescências são o maior encanto desta árvore,  têm formato cilíndrico, com inúmeros estames vermelhos, que dependendo da variedade podem ser rosados ou amarelados, lembrando os escovas de garrafas. Surgem entre o final do Inverno e inicio de Primavera, podendo a floração estender-se a toda a estação.

A cor e a beleza das flores conquistam não só os apreciadores da natureza, como também atrai os beija flores e inúmeros insetos polinizadores, principalmente abelhas.

A flor depois de polinizada forma pequenos frutos lenhosos que ficam aderidos aos ramos e lembram pequenos sininhos.

Callistemon2

Cultivo
Condições favoráveis
A escova-de-garrafa adapta-se ao clima tropical, subtropical, temperado e mediterrânico, portanto, adapta-se tanto em climas quente como em climas frios, tolerando inclusive a geada. Aprecia o sol pleno.

Rega
A escova de garrafa é resistente à secura, mas quando jovem, mantenha o solo ligeiramente húmido. Depois de adulta pode espaçar as regas da escova de garrafa.

Solos
Não é exigente quanto às qualidades do solo, tolera inclusive algum grau de salinidade. Desenvolve-se bem em locais secos ou mais úmidos, desde que tenham boa drenagem. Também se desenvolve bem em vasos.

callistemon
Adubação
Para conseguir uma floração plena e exuberante é recomendada fazer adubação duas vezes ao ano com um NPK que disponha o P (fosforo) em maior quantidade, como por exemplo (4-14-8).

Multiplicação da escova-de-garrafa
A propagação mais indicada é por via da sementeira, porém também é realizável por estaquia de ramos lenhosos com aproximadamente 15 cm de comprimento.

As sementes do Callistemon devem ser colhidas, guardadas em sacos de papel e armazenadas em local seco e arejadas, depois de alguns dias as cápsulas começam a liberar as sementinhas.

Uso paisagístico
A escova-de-garrafa é indicada a jardins grandes ou pequenos, calçadas e cercas vivas, apesar de não formar barreiras muito densas.

Callistemon_Burgundy

Poda
O Callistemon é um arbusto rústico que não exige grande manutenção, apenas uma poda de limpeza, eliminar os ramos secos, desalinhados e os rebentos que nascem na base do caule.

Se pretende ter uma árvore frondosa, após a floração retire as extremidades dos ramos florais, esta prática mantém a planta compacta e estimula a floração da época seguinte.

Contudo há que lembrar que ela têm tendências pendentes e ao cortar as extremidades, pode contrair o efeito de planta chorona. Se planejar manipular a forma da planta poderá realizar uma poda de formação, eliminando e talhando os ramos desnecessários.

Pode igualmente ser podado com a finalidade de ganhar formas decorativas ou ser talhado com o intuito de formar sebes. As podas devem ser realizadas após a floração.

janela lúdica

borboletas044