Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Aeonium haworthii

Aeonium haworthii  é uma planta suculenta perene da família Crassulaceae, nativa das ilhas das canárias, onde cresce em penhascos.

A aeoniim cresce de um modo livre sob forma arbustiva ramificada. Os caules são lenhosos e soltam raízes aéreas, na extremidade dos galhos surgem as rosetas. As folhas são grossas com tonalidade verde acinzentado com margem tingidas de vermelho, quando adequadamente expostas ao sol.

As flores apresentam tonalidade amarelo pálido, surgem no fim da Primavera e durante o Verão, ao longo de uma inflorescência ramificada. Surgem nas rosetas mais antigas, sendo que depois da floração estas morrem, dando lugar às rosetas mais novas.

Como cuidar da Aeonium haworthii
Luz
Aprecia um local com boa luminosidade. Embora seja uma planta resistente ao sol e às altas temperaturas, ela prefere uma exposição solar equilibrada, dá-se bem numa combinação de sombra e sol.

Temperatura
É resistente ao calor e ao frio, contudo crescerá de um modo mais equilibrado se lhe for proporcionada proteção durante estas fases. Ao contrário da maioria das plantas, as aeonium apresentam um crescimento mais ativo no Inverno do que no Verão.

Aeonium-Haworthii
Regas
As aeonium são tolerantes à falta de água, contudo estas plantas apreciam regas mais regulares comparativamente a outras suculentas, pelo facto de apresentarem um sistema radicular pequeno e superficial.

Contudo vale lembrar que o excesso de água pode provocar o apodrecimento das raízes.

Solo
Dá-se numa grande diversidade de solos, desde que estes apresentem boa drenagem e porosidade.

Transplante
Faça o replantio a cada dois a três ano no Outonos. A intenção é renovar a terra e facilitar o crescimento da suculenta.

Aeonium haworthii 0
Cuidados
No Outono, forneça uma adubação leve e equilibrada, tipo 10-10-10. Não necessita de poda, mas beneficiará se lhe cortar os ramos com má aparência ou muito velhos, remova folhas secas e murchas.

Pragas e doenças
As aeonium são praticamente livres de pragas e doenças, contudo convém vigiar um possível aparecimento cochonilhas ou pulgões, principalmente se passaram por períodos de seca.

Multiplicação
A aeonium propaga-se por estaca de caule, colocada em substrato arenoso ligeiramente úmido. Terá melhor sucesso nesta tarefa se a realizar  quando a suculenta se apresenta em fase de crescimento ativo.

aeonium-haworthii4

Também é possível reproduzir a planta através das sementes. A sementeira é realizada no Verão, em ambiente com temperatura situada entre os 19 e os 24ºC.

As aeonium compreendem cera de 75 espécies. O cultivar “Kiwi” é um dos mais populares. São plantas modestas e duráveis, crescem com poucos cuidados ano após ano.

Prestam-se a jardins de pedras, terrários, vasos, plantio de solo. O nome aeonium deriva da palavra grega “aionios” que quer dizer imortal.

entardecer

Lithops1

Chamadas de planta-de-pedra, as Lithops são um verdadeiro exemplo da adaptabilidade das plantas ao meio que as rodeia. São suculentas surpreendentes com aparência incomum, que fazem lembrar pequenas pedras.

São originárias da África onde crescem em regiões arridas e sobrevivem a condições extremas.

Os Lithops pertencem à família Aizoaceae, são suculentas anãs quase sem caule, a maior parte do corpo está debaixo da terra. Pelas suas características físicas e aparência são vulgarmente apelidas de pedras vivas ou plantas de pedra.

São suculentas bastante ambicionadas pelos colecionadores, chegam a ser consideradas uma “jóia rara”, mas o seu cultivo é recomendada apenas aos mais pacientes, o seu crescimento é muito lento e requer alguma perseverança.

É composto por duas folhas carnudas que se encontram ligadas a um caule quase imperceptível e raízes profundas. Essas duas folhas são substituídas por outras duas, que nascem no meio da fenda existente.

Logo após esta sucessão inicia-se o fenecimento das mais velhas, que acabam por secar totalmente. Oferecem uma grande variedade de cores desde o verde, ao esbranquiçado, rosado, acinzentado, azulado e avermelhado.

As flores quase sempre perfumadas, abrem à noite. Habitualmente surgem após 3 a 5 anos, quando os Lithops já são adultos, sendo geralmente maiores que o corpo da planta.

Assemelham-se a pequenas margaridas vulgarmente amarelas ou brancas. Dão lugar a um fruto que por sua vez origina uma vasta quantidade de pequenas sementes.

lithops

Cuidados com os Lithops
Condições favoráveis
Coloque o lithops num lugar com pouca umidade onde possa receber luz solar indireta. Apesar de ser uma planta de zonas desérticas ela é sensível ao sol forte, na natureza ela procura proteção de outras plantas. procure colocá-la num lugar onde receba o sol da manhã ou o sol do final da tarde.

No Inverno recolha a planta para o interior, ela não suporta o frio, nem a geada, aprecia clima seco e quente.

Irrigação
A rega deve ser moderada, a planta não suporta o excesso de umidade e facilmente apodrece. Regue apenas quando o substrato se apresentar completamente seco.

Transplante
O solo deve ser uma mistura porosa, que permita uma fácil drenagem da água.  Misture areia com terra e coloque cascalho no fundo vaso, de modo a permitir um fácil e rápido escoamento de água.

Fertilização
O lithops não é uma planta exigente em adubação, quando fertilizar faça-o de uma maneira muito suave. Forneça um adubo indicado a suculentas 1 vez a cada 2 meses durante a fase de crescimento.

Faça a diluição do adubo abaixo do recomendado pelo fabricante. Se a recomendação for uma colher de sopa de adubo, coloque menos de metade.

Lithops -flor
Cuidados
As folhas velhas dão lugar a duas novas, não caia na tentação de remover as mais velhas, retire-as apenas quando elas se verificarem completamente secas, porque elas vão fornecer nutrientes e água às folhas mais novas. Portanto já sabe, deixe a natureza completar o seu ciclo.

Propagação
A multiplicação é feita por sementes ou por divisão. Mas vale lembrar que não deve abusar com a divisão, as plantas desenvolvem-se melhor quando estão completas.

Curiosidades sobre a Lithops
É chamada de planta de mimetismo, pela sua capacidade de desenvolver características, que lhe permitem ser confundidas no espaço que as circunda e deste modo se protegerem dos predadores.

Pleiospilos

Pleiospilos (Medium)

Os Lithops são facilmente confundidos com os Pleiospilos, na verdade são até parentes, a aparência é muito semelhante, ambos se assemelham a pedras.

Os Pleiospilos apresentam tamanho muito maior comparativamente aos Lithops, geralmente florescem na Primavera Verão e pode produzir muitas flores ao mesmo tempo, pode juntar as folhas de duas a três gerações, ou seja 2 a 3 pares de folhas.

Os Lithops geralmente florescem no Outono Inverno e apenas uma flor por fenda, raramente apresentam mais de um par de folhas.

Ao contrário da maioria das plantas, os Lithops entram em dormência no Verão, nessa altura a escassez de água é elevada e estas suculentas entram em dormência com o objetivo de se protegerem.

Nomes populares
Planta pedra, pedra viva, pedra dividida, pedra de fenda, planta de mimetismo, cacto pedra.

folhas_1