Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Echeveria painted frills

A Echeveria painted frills é uma suculenta de beleza única e rara. Forma uma roseta compacta com aproximadamente 25 cm, as folhas são longas e arredondadas de tonalidade vermelha cor de vinho, delineadas por uma linha mais acentuada.

As flores rosadas surgem de rosetas compactas de folhas carnudas em caules curtos ao longo do ano.

Cuidados
Requer luz brilhante com amplo fluxo de ar. A quantidade de luz recebida pela planta definirá a forma e a intensidade da cor das folhas (Em ambientes de pouca luz as folhas tenderão a ficar verdes).

Se mudar a planta a condições de luz mais forte, faça-o gradualmente, adapte-a aos poucos, de modo a evitar que as folhas queimem (Isso é muito comum acontecer com as plantas recém adquiridas).

Proteja a Echeveria painted frills da geada do inverno e do sol forte durante as ondas de calor.

Echeveria painted frills

Multiplicação e envasamento da Echeveria painted frills
A propagação é realizada separando as pequenas mudas que surgem na base da planta, através da sementeira ou do enraizamento das folhas.

A boa propagação da planta requer um espaço quente, com boa luminosidade, sem a incidência direta dos raios solares e com sombreado nas horas de maior calor.

O reenvasamento da Echeveria painted frills é feito sem grandes dificuldades, dado que ela tolera bem o manuseamento. Aprecia ser cultivada em recipientes e vasos que apresentem um bom meio de drenagem.

O substrato deverá ser poroso e permitir a drenagem da água facilmente, poderá adicionar areia para facilitar o processo.

Manutenção
Retire as folhas estragadas ou secas, de forma  reduzir as hipóteses da planta ser afetada por doenças e pragas.

Regue apenas quando o substrato se encontrar seco, tenha o cuidado de não molhar a roseta durante o procedimento e evite o acumulo de água no prato.

Echeveria painted frills

Floração
As Echeverias podem florescer várias vezes ao longo do ano, contudo a floração pode absorver muita energia à suculenta.

Recomenda-se a remoção da haste floral em plantas que não se apresentem bem estabelecidas ou que se encontrem debilitadas. Se a sua Echeveria é saudável, aproveite a bela demonstração de flores.

janel427

Sedum clavatum 1

O Sedum clavatum  cresce sob a forma de  várias pequenas rosetas compactas, que se prolongam em longas hastes com tendencia rastejantes. Á medida que crescem as hastes perdem as folhas, mas geralmente são compensadas por hastes mais jovens.

As folhas são verde azuladas pálidas e quando são sujeitas a sol mais forte adquirem um tom rosado nas pontas.

As flores surgem no meado da Primavera até aos fins do Verão, são pequenas e compactas, brancas com o formato de estrelas.

Cuidados
Esta suculenta aprecia uma boa exposição solar, requer quatro a seis horas de luz solar diariamente. O sol intenso do meio dia nos meses de Verão, poderá ser prejudicial à planta.

A temperatura ideal para o cultivo do Sedum clavatum situa-se entre os 15 e os 26º C. Tolera o frio se o substrato se apresentar bem seco.

Sedum clavatum

Rega
As necessidades de água são compatíveis à maioria das suculentas. É essencial que, ao regar o Sedum clavatum no verão, deixe o substrato secar entre cada adição de água.

No Inverno reduza a irrigação tanto quanto possível, o excesso de umidade pode potenciar o apodrecimento das raízes.

Multiplicação
Propaga-se facilmente através do enraizamento de caules e de folhas, mas também pode ser cultivada a partir de sementes na Primavera. O enraizamento de caules é o método mais rápido, em uma ou duas estações restabelece-se uma nova planta com facilidade.

Sedum-clavatum-7

Transplante
Pode ser transplantado entre a Primavera e ou Outono.  Procure mudar a suculenta quando as raízes e o solo estiverem secos. Ao realizar o transplante use composto seco e aguarde alguns dias antes de regar.

O composto deve ser poroso e com boa drenagem, poderá encontrar essas características numa mistura comercial indicada a cactos e suculentas ou numa mistura caseira.

Manutenção
Corte as folhas estragadas ou murchas à medida que elas surgem. Elimine as hastes das flores após o fim da floração. Pode as ramificações conforme necessário, de modo a manter a forma da suculenta.

Não necessita de grandes adubações, basta juntar-lhe matéria orgânica uma vez ao ano e um pouco de fertilizante entre a Primavera e o Verão.

Sedum clavatum 3
Pragas e doenças do Sedum clavatum
Geralmente os Sedum são muito resistentes, os perigos que normalmente ocorrem surgem por falta de luz e excesso de água.

As plantas enfraquecidas são susceptíveis à infestação de pulgões e de cochonilhas, principalmente nas uniões das folhas aos caules. Os caracóis e lesmas são um problema sério, podem devorar seções da planta e dizimá-la em pouco tempo.

água6

Usos paisagísticos
O Sedum clavatum é uma suculenta que funciona muito bem como cobertura de solo ou jardins de pedra. Quando colocada em cestos pendentes, possibilita lindos arranjos, o seu hábito de crescimento faz com que caia atrativamente pelas laterais dos vasos.