Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




folhas secas

Folhas secas numa planta podem ter vários significados. Vai além de falta de água. Fácil de identificar, difícil de dizer o motivo.

Aprenda a identificar a causa
Plantas possuem folhas e, elas podem secar. Seja uma árvore, uma forrageira, uma espécie que gosta de sombra ou de sol, de folhagens finas ou carnudas. A quantidade de respostas pra essa causa é tão grande quanto a variedade de tipos de folhas e, vai além da planta: o local onde ela está é parte desse quebra-cabeça.

Pra identificar o que causa a secura na folha, olhe a cena toda. Será mais fácil entender o que a planta está querendo dizer.

Uma lista de problemas e as soluções
Existem vários fatores que podem resultar em uma planta com partes ou toda a folha seca. Os mais corriqueiros são: ar seco, excesso de regas, doenças fúngicas, adubação errada, falta de sol e vaso apertado.

É muita coisa, não é? Então, vamos ver caso por caso.
1 – Ar seco. Você nota que a pontinha da folha está seca. Se a planta fica num local com ar condicionado, a umidade do ar está baixa ou então, um local que venta muito.

A rega ajuda, mas nesses casos, pulverizar ajudará a manter toda a planta mais úmida. Jabuticabeiras, bananeiras, ravenalas, marantas, antúrios e outros seres de folhas largas agradecerão.

2 – Falta ou excesso de sol. Esse é fácil resolver, se a planta está no escuro, é só trazer o vaso pra mais perto de uma fonte de luz natural (Sol).

O contrário também acontece, se a folha é exposta ao sol forte, pode ficar amarelada ou esbranquiçada, perder o verde natural e, em casos mais graves, secar uma parte. Se der, afaste o vaso do sol forte e, se não for possível, deixe as folhas queimadas lá.

3 – Adubação errada. Folhas molengas e enroladas, sinalizam, além de falta de adubo, pouca água. Adube melhor e prefira usar um tipo mais completo em macro e micronutrientes, como o Bokashi.

folhas secas

4 – Doenças fúngicas. O fungo ataca a planta e começa a causar manchas em camadas, até que a folha fique seca. Uma delas é a antracnose – não adianta arrancar a folha, o fungo está na planta.

Pode ser o caso de usar uma calda fungicida, mas com a doença fúngica ativa ou não, adube.

5 – Excesso de rega. É o ambiente perfeito pra fungos e bactérias, principalmente se tiver pouca luz e calor. Vasos com furos e o truque do dedômetro vai ajudar a evitar pesar a mão nas regas.

6 – Vaso apertado. Esse é fácil de identificar. Se a planta está toda espremida, parece grande pro vaso, talvez seja a hora de um transplante pra uma casa maior, com mais substrato e uma boa adubação – que tal, o Bokashi?

folha queimada

Observe a planta e tenha paciência.
Entenda bem o que ataca a planta, pra usar o tratamento adequado e, tente uma solução por vez. Sol não ajuda planta com excesso de rega e, não adianta uma calda fúngica quando o problema é ácaro, por exemplo.

Olho vivo, plantês e paciência – é a fórmula pra recuperar suas plantas que estavam com folhas secas e que, depois desse vídeo e com sua dedicação, serão verdinhas novamente.

janela-flor