Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




echeveria-estiolada

Sabe reconhecer um estiolamento? Quando você olha pra planta e dá aquela impressão de que ela está meio esticada, um pouco espichada, com folhas muito espaçadas, encontrou um exemplar estiolado.

Pois é, o estiolamento, é uma das maiores frustrações para todos que têm ou já tiveram a experiência de adquirir ou ganhar uma suculenta bonitinha e jeitosa no começo, e com o passar do tempo ela se deforma ficando alongada, desajeitada, desbotada, desfolhada ou tudo isto junto.

Veja a explicação o que causa isso e como conseguir recuperar sua plantinha.

Porque a planta estiola?
Na natureza, a planta recebe luz de todos os lados, inclusive, de cima – a chamada luz zenital. Dentro de nossas casas ou nas varandas, quase sempre, a luz do sol entra lateralmente.

E aí, aquelas folhas e galhos que nasciam pra todas as direções, começam a se esticarem pra uma direção. Jardineiros atentos perceberão três sinais bem específicos de que a planta precisa de uma ajudinha.

estiolada

Primeiro sinal: Inclinação da planta
Como precisa de luz, a planta começa, ao invés de crescer pra cima, se esticar pro lado, em direção à luz. Nessa etapa, é possível que as folhas do lado que recebe menos sol comecem a empalidecer.

Segundo sinal: Prolongamento do caule
O que acontecia só com as folhas, começa a surgir nos caules. Os espaços entre uma folha e outra, o entrenó, fica mais alongado. É mais um esforço da planta pra compensar a pouca luz do lugar e tentar, ela mesma, corrigir o problema.

Terceiro sinal: Problemas no crescimento da brotação
Sem muita opção, a planta começa a demonstrar o resultado de pouco sol em suas folhas – as velhas ficam cheias de manchas e pintas e, as novas, não crescem como deveriam.

Estiolamento é facilmente percebido em suculentas, mas pode ocorrer com qualquer planta, tantos a de sol, meia sombra e até, de sombra.

suculentas-estioladas

Como corrigir o estiolamento
A parte ruim, é que não dá pra reverter um estiolamento. A parte boa é que pode dar um jeitinho na planta. Resolver a inclinação do primeiro estágio é fácil: ajuste o torrão de terra e, pouco a pouco, leve a planta pra um local mais ensolarado.

No segundo estágio, é preciso podar. Uma tesoura afiada, uns pingos de extrato de própolis e um pouco de sangue frio salvarão sua planta e ainda, pode render uma mudinha.

Em alguns casos, dependendo da planta, até mesmo o caule “pelado” que sobra dessa poda, pode brotar novamente.

Onde cortar a planta estiolada?
Faça estacas de um tamanho suficiente pra planta ter um “pezinho”, que será espetado no substrato e, tenha ao menos um nó. Nó é o local onde nascem as folhas no galho.

Plantas com folhas muito grandes podem também receber o corte na folhagem – isso faz com que a mudinha concentre sua energia no desenvolvimento de raízes.

decaptacao - suculentas

Uma dica: Nem de toda planta estiolada pode ser feito mudas. Quando uma espécie é anual, ou seja, dura somente poucos meses, a poda será um processo tão lento que, o ciclo dela se acaba antes.

A maioria das plantas de horta, por exemplo, duram só alguns meses entre a semente germinada e sua colheita. Certas flores, também são anuais, como o girassol.

Se não é planta perene e estiolou, só resta aprender com o ensinamento e, da próxima vez, escolher um local com mais sol pra cultivar a espécie novamente.

vagalumes-1