Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




planta-jade-ovata-piramide

Existem ótimas dicas por aí sobre como cuidar de plantas suculentas, mas as que eu vou compartilhar com vocês hoje são aquelas que eu acho que foram as que mais me ajudaram especialmente no começo.

Após o plantio vem o cuidado com as suculentas, passos importantes que são essenciais para manter a vida da planta.

Então eu estou realmente esperando que depois de ler este artigo você se sinta inspirado. Até mesmo plantar suas próprias suculentas.

Dica 1
A primeira dica de como plantar suculentas é escolher um recipiente com drenagem. Para isso é preciso escolher bem onde vai plantar suas suculentas.

Basicamente qualquer vaso ou copo ou qualquer outro recipiente com um buraco no fundo dessa forma a água pode escorrer e não acumular.

Caso contrário se você não seguir essa simples orientação, poderá colocar em risco sua planta, o que poderia ser fatal fazendo que ela apodreça.

Graptopetalum paraguayense

Dica 2
Fertilizantes para suculentas
A segunda dica é usar uma mistura de terra específica utilizada em como plantar cactos e suculentas. Porque esses tipos de plantas preferem um solo mais leve e com boa drenagem e mais aeração. Esse tipo de terra você encontra em floriculturas.

Para ter bons resultados ao plantar suculenta é imprescindível o preparo de um bom substrato. A partir dele que a planta consegue ter um desenvolvimento ideal, sendo o cultivo  em vaso será preciso observar mais ainda a qualidade do substrato.

Tudo isso devido que a planta só tem disponível o que lhe fornecermos, aconselhável que utilize para tanto produtos orgânicos, isso devido a sustentabilidade e proteção do ambiente.

Se pode hoje em dia adquirir substratos adaptados às várias situações, se adaptando ao tipo de solo que exige a planta.

Sendo que nesse quesito se a base não for de boa qualidade, no momento de fazer plantações em vaso ou floreira não haverá bom rendimento no crescimento.

Se você não tem acesso a uma mistura específica, então considere adicionar numa terra normal com um agente inorgânico por exemplo que ela vai aumentar aeração e a drenagem dessa terra.

Dica 3
A terceira dica é escolher uma suculenta saudável, é claro que você quer começar sua pequena plantação com uma planta que esteja realmente saudável. Como plantar suculentas se não pensar na saúde delas, não?

Então escolha uma que tenha uma ótima aparência e olhe que esteja completamente livre de insetos, que também não tenha uma folhagem morta ou murcha.

Coloque um pouco da terra para cactos ou suculentas a parte inferior do recipiente e em seguida adicione um pouco em volta pelos lados. Remova delicadamente a planta do recipiente da floricultura e coloque em cima da terra.

Agora que a planta está instalada é só adicionar mais terra ao redor da raiz e aperta-lo, certificando-se de que a raiz esteja bem encaixada. Uma boa ideia é deixar um pouco de espaço no topo da parte superior do vaso. Desta forma você vai evitar de cair terra por todos os lados quando estiver lidando.

Sedum niveum

Dica 4
A dica número quatro é como regar as suculentas e você vai regar até começar a sair um pouco de água no fundo do vaso, mas não vai deixar nada de excesso.

Quando o assunto é água sabem que trata de vida para qualquer especie da natureza, seja vegetal ou animal. Portanto evite fazer a rega muitas vezes na semana, ao mesmo tempo não esqueça as dicas que vamos dar agora.

Esteja sempre atento para essa dica, apenas regar as suculentas quando o solo estiver totalmente seco. O bom mesmo é que o substrato ainda estiver com um pouco de umidade.

Para fazer a medição do grau de umidade é bem simples, bastando pôr o dedo na terra e com um olhar mais atencioso ver o aspecto seco ou úmido do solo.

Caso sua suculenta esteja do lado de fora, certamente que a tendência de umidade é bem mais alta que nos locais interiores.

Caso esteja utilizando um tipo de vaso menos profundo então essa regra pode ser diferente, e regar a cada 4 dias.

Lembre-se disso: Quando existe um excesso de água prejudica muito mais que a falta

A suculenta seca se usar pouca água e certamente vai morrer a planta por desidratação. Mas por outro lado regando com exagero vai fazer efeito contrário e apodrecer as raízes e matar a suculenta também.

Em resumo então é aconselhável que aprenda a dose certa, para não errar nesse ponto tão importante para a vida da planta.

Na prática é necessário observar pelo menos duas etapas:
* A primeira é porque as suculentas não gostam de terra encharcada, fator que muita gente não observa direito e acabam exagerando na dose de água, isso é terrível para a planta
* Segundo por causa da dengue. Então se você tem alguma água no pratinho certifique se jogar fora. A melhor regra para regar é permitir a terra secar entre uma regra e outra e dependendo do clima e época do ano isso pode ser uma vez por semana ou a cada poucas semanas.

Se as folhas começarem a murchar é um sinal de que sua planta precisa de água. Mas se as folhas começarem a aparecer translúcidas isso pode significar que o solo está com excesso de umidade.

Sedum-rubrotinctum

Dica 5
A dica número cinco é sobre a quantidade de luz que sua planta necessita. Você deve fornecer a sua suculenta pelo menos 4 a 6 horas de luz matinal no horário de verão.

Mas é preciso tomar certos cuidados com a luz solar! Você precisa protegê-la do calor abrasador porque muitas variedades podem queimar facilmente, principalmente se não souber a quantidade adequada de exposição.

Mas por outro lado no inverno você pode precisar fornecer luz extra quando os dias são mais curtos e a luz não é tão intensa.

Dica 6
Adubo para suculentas
A dica número seis é como adubar a suculentas, assim como todas as outras plantas precisam de comida e a quantidade de vezes que você vai precisar adubar sua planta depende da variedade suculenta que você tem.

Mas no geral você deve adotar apenas uma vez por mês com adubo específico para suculentas ou então adubar com adubo orgânico que você mesmo pode preparar em casa com casca de banana e borra de café.

Sedum pachyphyllum

Dica 7
Os cuidados
Dica sete é ficar de olho com os insetos se você perceber algum bicho ou inseto começando, deve se livrar dele imediatamente.

Uma idéia é tirar uma foto ou uma amostra e levar a floricultura mais perto da sua casa para que eles possam ajudá-los a identificar onde você está propagando. E como cuidar deles?

Os insetos mais comuns da suculenta estão entre as famílias que são pequenos insetos que parecem umas bolinhas de algodão.

Você pode pegar um cotonete e mergulho em água com sabão e retirar o invasor suavemente.

Em geral esses insetos e doenças gostam de se alojar sobre a folhagem morta e em decomposição. Então a grande dica é manter sua planta sempre limpa sem essas folhas deterioradas, que suas plantinhas vão ficar felizes e saudáveis e elas vão aparecer muito mais bonitas.

Uma observação é que existem várias suculentas que produzem um pó realmente fino em sua folhagem. Embora não seja prejudicial à sua saúde evite tocar nessas folhagens porque elas ficam muito mais linda sem as suas impressões digitais.

Graptopetalum

Dica 8
A última dica é ficar de olho na temperatura ambiente. A maioria das suculentas não aguentam temperaturas muito baixas.

Então se você vive em um clima frio você vai ter que as colocar dentro de casa ou protegê-las antes da primeira geada.

Isso é tudo pessoal. No mais quero dizer que não desanime caso não tenha tido sucesso com suas primeiras tentativas.

É muito fácil e tranquilo cuidar de uma suculenta e cada vez se aprende mais com essas lindas plantinhas.

luar