Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




flor-beijo

A flor-do-beijo  desperta a curiosidade de quem a encontra. De uma beleza sem igual e polinizadora atraente, uma espécie arbustiva encantadora.

É também conhecida popularmente como Flor-de-lábios, Lábios-de-prostituta, Lábios-quentes, Planta-dos-lábios-quentes. Pertence à família Rubiaceae e sua origem é da América Central, América do Sul, Belize, Colômbia, Costa Rica, Equador, Honduras, Jamaica, México, Panamá.

A flor-do-beijo é uma planta arbustiva ou uma pequena árvore, semilenhosa e florífera, que desperta a curiosidade por suas flores perfeitas em características de lábios vermelhos e carnudos.

Suas flores brotam por meio das brácteas e são pentâmeras , que se encontram com tons creme claro.

As pequenas flores surgem entre as brácteas e são pentâmeras, como pequenas estrelas de cor creme pálido.  Suas folhas são verdes, lustrosas, opostas, pubescentes, ovaladas, acuminadas e com nervuras salientes e de cor mais clara.

A ramagem é avermelhadada, ereta e ramificada. Os frutos são bagas ovais, pequenas e azuis.

flordobeijo

A flor-do-beijo é consegue atrair perfeitamente seus polinizadores como borboletas e beija-flores. Suas folhas de tom verde brilhantes, opostas, pubescentes, ovaladas, acuminadas e com nervuras salientes e de tonalidade mais clarinha.

Sua  ramagem é vermelha erguida e ramificada. Os frutos são bagas ovais, pequenas e azuis.

Esta espécie linda e rara  pode ser encontrada em estado selvagem nas florestas tropicais de alguns países da América Central e do Sul, tais como Colômbia, Equador, Panamá, Jamaica e Costa Rica. Porém, é considerada uma espécie em extinção por causa do crescente desmatamento sobre o seu habitat.

Deve ser cultivada sob meia sombra, em solo rico em matéria orgânica, drenável e irrigado frequentemente. Aprecia o calor e a umidade tropicais.

Não resiste ao frio, geadas ou estiagem. Multiplica-se por sementes e por estacas semi-lenhosas.

chuva no mar