Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Helianthus-annuus

O girassol é uma planta nativa da América do Norte que normalmente atinge de 1 m a 4 m de altura. Conhecidas por sua incrível beleza, essas flores são muito cultivadas e simbolizam fama, sucesso, sorte e felicidade.

Os frutos secos contêm sementes que podem ser consumidas cruas ou assadas, e podem ser utilizadas para a extração de óleo vegetal ou para fazer farinha. O farelo da extração de óleo, a folhagem e as sementes são também utilizados na alimentação de aves e outros animais.

O girassol cresce bem com temperaturas elevadas, tolerando até mesmo temperaturas próximas a 40°C. Assim, a temperatura mínima durante o ciclo de cultivo não deve ser inferior a 5°C, sendo melhor que não fique abaixo de 10°C. E vale lembrar que ventos fortes e tempestades podem causar danos as plantas.

Local, iluminação e irrigação
A planta precisa receber luz solar direta por algumas horas ao dia.

Quanto ao local de plantio, o solo deve ser bem drenado, profundo, fértil e rico em matéria orgânica. A planta é bastante tolerante em relação ao pH do solo, mas o ideal é que esteja entre 6 e 7,5.

Irrigue com a frequência necessária para que o solo seja mantido úmido, mas nunca encharcado. Plantas bem desenvolvidas podem suportar breves períodos de seca.

girassol

Plantio por sementes
As sementes geralmente são semeadas diretamente no local definitivo, a uma profundidade de 2 a 4 cm, pois as mudas de girassol geralmente não toleram bem o transplante.

Caso sejam semeadas em sementeiras ou em copinhos feitos de papel jornal, faça o transplante assim que as mudas estiverem prontas para serem manuseadas sem sofrer danos, mas antes que as raízes ocupem todo o volume do recipiente. As sementes germinam normalmente em uma ou duas semanas.

O girassol também pode ser cultivado em vasos grandes, mas neste caso o ideal é plantar apenas ornamentais anões ou de menor tamanho. Retire plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes no início do plantio.

Para se definir a melhor época para plantar girassol, devemos levar em conta alguns parâmetros:
1. Girassol necessita de umidade no solo aproximadamente até o 60º dia após germinação.

2. A floração do girassol não deve coincidir com períodos úmidos e frios.

3. A floração e enchimento de grão também não devem coincidir com períodos muito chuvosos.

4. A colheita do girassol, também não deve coincidir com época muito chuvosa.

5. No período que vai da formação botão floral até o final da floração, não devem ocorrer geadas.

6. O momento de plantio deve coincidir com período de boas chuvas e temperaturas adequadas para germinação.

Helianthus annuus

Sendo assim podemos pensar em diferentes épocas para diferentes locais. O plantio do girassol em São Paulo, por exemplo, abrange o período de setembro a março, destacando-se duas épocas: a da primavera, a partir de meados de setembro, e a de verão, com início em fins de dezembro. A época mais favorável para o plantio situa-se entre fins de dezembro e meados de fevereiro.

Dependendo da região e do tamanho da plantação, pode ser necessário colocar alguma proteção contra as aves, pois estas podem se alimentar das sementes e diminuir ou mesmo arruinar a colheita.

Colheita
A colheita pode ser feita geralmente de 70 a 90 dias após o plantio, embora isso possa variar conforme as condições de cultivo. A colheita manual deve ser realizada quando o miolo da planta apresentar cor castanho-clara.

folhas caindo_1

adenium obesum

E lá vamos nós falar mais um pouquinho sobre nossas adoradas rosas do deserto. Nativas de regiões áridas, as rosas do deserto são uma espécie de suculenta, e por isso necessitam de um substrato específico.

Mais importante que a fertilidade deste substrato, é a sua capacidade de drenar água, que deve ser alta.

A areia grossa é muito comum e funciona. Justamente por isso muitas pessoas optam por utilizá-la para o plantio das rosas do deserto. No entanto, o vaso fica muito pesado.

Carvão
Surge aqui uma opção mais interessante: o uso de carvão. Com ele, o substrato fica leve e cumpre perfeitamente o papel de drenar. Além disso, melhora o desenvolvimento das raízes.

E sabe o que deixa tudo ainda melhor? Muitas vezes você o consegue até de graça, em fornos à lenha, lareira, entre outros. Mas é importante dizer que o carvão usado em churrasqueira deve ser evitado, pois nele há excesso de sal, podendo prejudicar o solo e o desenvolvimento da planta.

rosa-do-deserto

Produzir substrato para rosa do deserto
Use composto orgânico, preferencialmente enriquecido com farinha de ossos, e carvão moído (50% de composto orgânico + 50% de carvão moído). O composto orgânico contém nutrientes essenciais às rosas do deserto, e retém uma certa umidade.

Já o carvão moído, deixará o substrato leve e aerado e ainda contém uma ótima porcentagem de potássio, sendo esse um macronutriente muito importante. Também é resistente à decomposição, aumentando muito a durabilidade do substrato.

Você pode substituir o composto orgânico por húmus de minhoca ou esterco curtido. Mas o esterco é menos vantajoso.

rosa do deserto

Já o carvão, pode ser substituído por casca de arroz carbonizada ou cascas de árvores. Essa segunda com menos vantagem também. A utilização de cascas de árvore é menos vantajosa, pois a durabilidade do substrato diminui, pois não são tão resistentes à decomposição quanto o carvão.

Utilize esse poderoso substrato e realize as regas quando ele estiver seco.

Faça adubações de cobertura a cada 40 dias utilizando composto orgânico e farinha de ossos.

Agora é só cultivar as rosas do deserto com muito carinho, e curtir as especiais floradas que elas oferecem.

brisa