Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




haworthia

As suculentas Haworthia fasciata também conhecidas popularmente por “planta-zebra”, é uma das melhores suculentas para iniciantes.

Então vamos falar sobre como cuidar dessa planta, de modo que uma Haworthia mantenha esse bom aspecto, com belas listras brancas nas folhas verdes, caracteristica que a faz chamar pelo nome de zebra.

Saiba mais sobre a suculentas Haworthia fasciata
A Haworthia fasciata pertence à família Asphodelaceae. Esta pequena planta suculenta cresce e suas folhas se tornam em uma roseta densa.

São grossas, triangulares e pontiagudas, com pequenos calos claros que parecem verrugas em um fundo verde escuro, formando faixas transversais brancas.

Algumas curiosidades sobre Suculentas Haworthia fasciata
Haworthia fasciata é uma espécie carnuda e de fácil cultivo, originária da província do Cabo, na África do Sul.

Em seu habitat natural, eles recebem uma carga de calor solar e passam longos períodos sem chuva. Suas folhas carnudas armazenam água para enfrentar longos períodos de seca.

A Haworthia fasciata tem excelentes características para criar arranjos em miniatura ou jardins ao lado de outras plantas suculentas.

Nomes comuns: Hawórtia, ravórtia, zebra, zebra de jardim, cacto-de-zebra, planta-zebra.

Haworthia_Fasciata_1024x

Aspectos sensíveis de Haworthia fasciata e como solucionar
As folhas apresentam algumas partes secas
Geralmente, esse estado indica sol excessivo e ambiente muito seco. Aumente a rega e reduza o tempo da luz solar direta.

Folhas pálidas
Geralmente indicam uma escassez de sol. Coloque a planta durante o dia em um local com melhor iluminação.

Como cuidar de Suculentas Haworthia fasciata
Cuidados com luz
A Haworthia fasciata requer boa iluminação e até luz solar direta; no entanto, sua integração ao sol deve ser feita gradualmente, caso contrário, sofrerá queimaduras.

Temperatura
No inverno, a temperatura deve ficar em torno de 10º, para não interromper o período de descanso da planta.

Rega
O ideal é tentar uma rega diária no verão e minúscula no inverno, cuidando sempre para deixar o solo secar entre as regas, não molhe as folhas, regue o solo em volta da planta.

Esta suculenta é adequada para ambientes secos, resiste bem à escassez de água, pois o excesso de água pode causar doenças nas plantas e matar a planta em dias.

Transplante
A Haworthia fasciata pode ser uma planta suculenta de crescimento lento, as rosetas formam novas folhas muito lentamente e geralmente não requerem envasamento anual.

Quando necessário, transplante-a para um vaso maior com um substrato rico em matéria orgânica e areia para facilitar a drenagem.

Haworthia-fasciata-x-reinwardtii

Pragas e doenças
A planta-zebra pode ser muito resistente e nunca sofre de pragas e doenças. Ocasionalmente, pode ser atacado por pulgões, que devem ser removidos com a ajuda de um pincel.

Multiplicação
Transplante os brotos laterais que crescem ao redor da planta. Retire os brotos, tendo o cuidado de recolher uma parte das raízes. Escolha outono para executar esta operação.

Cuidados Essenciais
Mantenha as folhas das suculentas Haworthia fasciata livres de poeira. Limpe-os com uma escova grossa com cabelos macios.

Floração
A Haworthia fasciata geralmente floresce na primavera, apresenta um caule de aproximadamente 30 a 40 cm, com inúmeras flores de Pieris rapae, que se abrem pouco a pouco.

Quando estressada (principalmente devido a longas horas dentro do sol quente), a ponta das folhas pode ficar vermelha.

A Haworthia fasciata apresenta um caule frondoso em miniatura que parece quase invisível.

Devido à sua natureza de crescimento lento, a Haworthia fasciata raramente floresce especialmente quando plantada em ambientes fechados.

Quando isso ocorre, as flores aparecem no verão, caracterizadas por pequenas flores tubulares rosa ou brancas em uma inflorescência (uma haste fina e alta).

planta-zebra

Classificação Científica das suculentas Haworthia fasciata
O gênero Haworthia é conhecido como em homenagem a Adrian Hardy Haworth, que era entomologista e botânico.

Com cerca de 80 espécies, Haworthia é um gênero que fornece um bom tipo de suculentas para serem exploradas.

Haworthia fasciata é geralmente referido como o cacto-zebra, embora não seja um cacto, mas uma suculenta. Outros nomes incluem a Zebra Haworthia e, portanto, a planta-zebra.

É como o nome da zebra é atribuído a qualquer coisa que tenha listras brancas e, portanto, o nome da planta-zebra geralmente é bastante enganador.

Duas outras plantas (que não são suculentas) também são mencionadas como plantas-zebra.

Estes incluem Aphelandra squarrosa e Calathea zebrine. No entanto, nada se compara ao glamour exsudado pela nossa Zebra Haworthia.

nostalgia