Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




ambiente

Algum tempo atrás pensava-se que as plantas epífitas, como grande parte das orquídeas que possuem as raízes expostas ao ar, não precisassem de fertilizantes já que na  elas estão anexadas a uma árvore  com pouco ou nenhum húmus ou qualquer outra fonte orgânica de nutrição.

Embora já se sabe que este não seja o caso, a nutrição da orquídea ainda é uma questão importante para muitos cultivadores: afinal, como as orquídeas suprem as suas necessidades nutricionais?

As orquídeas devem utilizar uma estratégia diferente para conseguir os nutrientes de que precisam, mas como? Preste atenção nas orquídeas que crescem no habitat natural, você vai perceber que na maior parte das vezes elas se desenvolvem nas proximidades das forquilhas e bifurcações de galhos.

O motivo é que exatamente nestes locais sempre acaba se acumulando detritos de origem vegetal, como sementes, casca, pequenos frutos, folhas, etc. Também ali se acumulam detritos de origem animal, como excrementos, cartilagens, cascas de ovos, insetos mortos entre outros.

Estes detritos depois de algum tempo se decompõe e se transformam em nutrientes que serão aproveitados também pelas orquídeas. Já quando cultivamos as orquídeas em nossa casa elas não possuem este recurso natural e precisamos utilizar de adubos para suprir estas necessidades da planta.

olho-de-boneca

Conceitos essenciais
Orquídeas devem adubadas somente nos meses quentes ou quando estão em pleno desenvolvimento vegetativo, porém evite fazer a adubação nas horas mais quentes do dia. A temperatura ideal fica na casa dos 20ºC.

Uma boa prática é regar as orquídeas na véspera da adubação foliar. Não esqueça também que as orquídeas possuem um crescimento lento e não possuem a capacidade de absorver uma dose grande de adubo de uma só vez, por esta razão é importante que você utilize quantidades pequenas de adubo.

Lembre-se do famoso ditado: “a diferença entre o remédio que cura e o veneno que mata está apenas na dosagem”.

Outros critérios essenciais
* Luminosidade: a luz é absolutamente indispensável no processo de absorção de fertilizante através das folhas;
* Umidade: a umidade do substrato desenvolve um papel fundamental, pois quando a planta está desidratada a absorção foliar diminui drasticamente.

barco1