Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Rhynchostylis11

A rega juntamente com correta iluminação são sem dúvida os fatores importantes na cultura de orquídeas, conhecer a dose certa de água que sua planta precisa é essencial.

É necessário regar a planta apenas quando o meio em que se encontra estiver seco.  A orquídea absorve água do ar, portanto este elemento desempenha um papel fundamental.

Ao molhar as orquídeas deve haver a combinação certa de ar e água. Se não houver ar suficiente para as raízes, o excesso de umidade fará com que o meio de cultura apodreça, propiciando doenças causadas pelos fungos e infecções.

A frequência da rega dependerá da temperatura e da umidade do ambiente.

Como saber quando a planta precisa de água
Uma maneira simples de saber quando suas orquídeas precisam de água é verificar o seu peso quando estiver molhada e depois quando estiver seca. Coloque o dedo cerca de 2,5 cm no meio para verificar a umidade.

Regue novamente quando o peso baixar consideravelmente ou quando o meio ficar seco a uma profundidade de 2,5 cm.

Necessidade baixa de água
Cattleyas, Lealiocattleyas , Brassolaeliocattleyas, Oncidiums, Miltonias e Odontoglossums são orquídeas epífitas ou enraizadas no ar com reservatório de água próprio ou pseudobulbos.

Elas devem ser regadas a cinco dias para permitir que sequem ligeiramente entre as regas e para que o ar possa circular entre as raízes epífitas.

Elas podem precisar de rega a cada 3 a 4 dias durante o meio do verão e entre 10 a 14 dias durante o inverno. Se tiver que “errar” então erre sempre para o lado seco em e tratar de rega.

Labiata-tipo-AD

Necessidade moderada de água
As Phalaenopsis também são epífitas, mas são monopodiais e não tem reservatório próprio de armazenamento de água, no entanto, alojam um pouco de água em suas folhas.

Elas, portanto, requerem ser regadas mais frequentemente do que as orquídeas que possuem pseudobulbos. Elas devem ser regadas para manter o meio de cultura seco por mais de um ou dos dias.

Necessidade alta de água
Paphiopedilums e Haemeria são semi terrestres ou terrócolas (que significa terra enraizada) e não se importam de ter “pés molhados”

Elas são orquídeas que preferem uma abundância de umidade e o solo pode permanecer úmido por vários dias, sem quaisquer efeitos nocivos.

As orquídeas terrestres são normalmente colocadas em vasos em um meio à base de turfa no qual retém mais água do que a mistura de cascas.

Erro comum na rega em vasos
A maioria das plantas são normalmente cultivadas em solo, não em casca ou outros meios como os quais as orquídeas são cultivadas, Devido aos diferentes meios de envasamento ajustes específicos devem ser tomados quando regamos as orquídeas.

Às vezes, o cultivador vai regar as orquídeas e notar algumas horas depois que o meio parece seco novamente.

A tendência do cultivador inexperiente é regar de novo a cada vez que o meio parecer seco, resultando em rega demasiada e o afogamento da orquídea.

O meio da orquídea absorve rapidamente a água e depois seca. Ele é solto e permite que o oxigênio flua ao redor das raízes da planta, o que é necessário para as raízes funcionarem corretamente.

Se o meio do envasamento é mantido, molhado o tempo todo, as raízes vão apodrecer e em breve a planta começará a murchar já que não pode absorver a água necessária.

orquidea_3

Orquídeas montadas (orquídeas que são cultivadas agarradas a um tronco, ramo ou pedaço de casca de árvore)
As orquídeas montadas devem ser regadas frequentemente, se possível, diariamente. Elas podem passar por alguns dias sem água, mas isso estressa a planta.

A necessidade de água das orquídeas montadas depende da quantidade de luz, ar, calor e umidade e do tipo de planta.

Por isso não existe uma regra clara, você precisa dedicar atenção e observar sua orquídea para entendê-la durante as estações do ano.

Se a planta for mantida dentro de casa, ela deve ser levada regularmente para a pia para ser regada, se houver um suporte então a montagem inteira pode ser trazida para a pia para serem regadas. Deixe a água correr por pelo menos alguns minutos para que as montagens se ensopem completamente.

Quando aumentar ou diminuir as regas
Veja algumas dicas úteis sobre quando a rega deve ser aumentada ou diminuída.

Quando regar mais as orquídeas:
* quando a orquídea estiver em um vaso que é menor do que 10 cm;
* quando a orquídea estiver em vaso de barro;
* quando a orquídea for montada ou estiver em uma cesta;
* quando a umidade do ar estiver abaixo de 40%;
* quando a temperatura estiver acima de 27ºC e a orquídea estiver exposta à luz solar direta;
* quando houver aumento de evaporação em torno da orquídea por causa do movimento do ar;
* quando a orquídea tiver folhas finas ou que ainda esteja, crescendo.

Quando regar menos as orquídeas
* depois de três dias nublados consecutivos já que a orquídea não está recebendo luz solar e precisa de menos água;
* quando a temperatura durante o dia no ambiente externo é de 15ºC ou menos;
* quando a orquídea estiver em um vaso de 10 cm ou maior;
* quando a orquídea estiver em um recipiente plástico;
* quando não houver muito movimento de ar em torno da orquídea;
* quando a umidade do ar for 70% ou superior;
* quando a orquídea possuir folhas grossas ou que esteja crescendo.

Cattleya Chocoensis

Sobre a qualidade da água
Na natureza, as plantas são encharcadas pela água da chuva que é o resultado da evaporação, portanto uma água extremamente pura. A qualidade da água, portanto é muito importante para uma boa cultura de orquídeas.

Apesar disso a água da torneira é aceitável para regar orquídeas. Água de um poço também pode ser usada desde que o teor de sal mineral seja abaixo de 120 PPM.

O uso da água dura (água dura é aquela com muitos sais dissolvidos nela, geralmente proveniente de aqüíferos com pedra calcária e com teor mineral acima de 120 PPM) resultará em depósitos duros sobre asa folhas das plantas, o que por sua vez causa o entupimento dos poros redução da transpiração.

É preciso ter cuidado ao usar água mole (poucos sais dissolvidos), pois pode conter sal e cloreto de Potássio. Embora o cloreto de Potássio não prejudique as plantas o sódio na água será, ao longo prazo, fatal para as orquídeas.

A melhor água para as orquídeas é a água processada por meio de um sistema de osmose inversa, o que remove a maioria dos minerais, da água.

outono_1