Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




pimenta biquinho

Essa pimenta possui alguns nomes diferentes, além de pimenta biquinho em algumas regiões do país ela também é chamada de pimenta de bico, Seu nome científico é: Capsicun Chinese, da família Solanaceae (que é a mesma do tomate, berinjela e pimentões. Tem origem no continente americano.

Essa planta atinge a altura de 60 cm podendo chegar a até 1 m. Suas flores são hermafroditas e seus frutos atingem normalmente o tamanho de 2,5 cm de diâmetro. Como o próprio nome diz, ela é redonda e possui um pequeno biquinho que dá o seu nome. Tendo uma cor vermelha bastante intensa.

É possível um tempero ser marcante e suave ao mesmo tempo? A pimenta biquinho, também conhecida como pimenta-de-cheiro, é ideal para quem deseja adicionar um sabor diferenciado nas refeições do dia a dia ou em preparos para ocasiões especiais.

Para ter essa variedade fresquinha sempre à mão, a dica é aprender como plantar pimenta biquinho em casa. Além de testar diferentes receitas, o cultivo de temperos deixa os cantinhos ainda mais bonitos e aconchegantes.

Quer uma horta cheia de vida? Confira essas dicas e o passo a passo para cultivar pimenta biquinho em casa ou apartamento.

pimenta

Plantio de pimenta biquinho
O cultivo doméstico de pimenta biquinho adiciona praticidade ao preparo das refeições.

A pimenta biquinho pode ser cultivada por sementes, em jardins, pomares ou em vasos e jardineiras. Para plantá-la aí na sua casa, siga o passo a passo:
* Escolha um local ensolarado e prepare a terra, preferencialmente com húmus ou adubo NPK (1 copo para um espaço de 10 m² é o suficiente).

* Com o dedo, faça pequenas covinhas, com o dobro de tamanho das sementes. Coloque, no máximo, de 3 a 4 sementes de pimenta biquinho em cada buraco.

* Depois de adicionar as sementes, cubra os espaços com terra fofa e pronto! A germinação irá acontecer em uma a duas semanas.

* Assim que aparecer as primeiras mudas, arranque as menores, deixando somente a mais forte e vistosa. Se deseja ter um grande pé de pimenta biquinho, evite vasos pequenos: quanto mais substrato, maior a chance dela se desenvolver.

pimenta biquinho

Regas e iluminação
Uma das principais dicas sobre como plantar pimenta biquinho é sobre a irrigação. Independentemente do recipiente que esteja sendo cultivada, as regas devem ser frequentes, mas sem encharcar o cultivo, que pode levar ao apodrecimento das raízes.

O período mais indicado para irrigação é no início da manhã ou no final da tarde.

As pimentas gostam do clima tropical e subtropical, portanto, o local deve apresentar, no mínimo, de 18ºC a 34ºC. Em regiões mais frias, a germinação pode demorar um pouco mais, já que a pimenta biquinho ama o calor. Quanto mais sol, melhor.

outono_1